Logo Jornal Interação

MPB em alta no 1° Festival de Inverno

20//07/2012- 11:51

Poradmin

jul 20, 2012

Shows de Flávio Venturini e da banda ‘Arachoro” atraem cerca de 2.000 pessoas ao pátio da FCCB para reverenciar a Música Popular Brasileira.

 O segundo dia de apresentações de artistas locais e nacionais atraiu cerca de 2.000 pessoas para o 1° Festival de Inverno. A estrutura montada no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) foi palco de duas grandes apresentações que divulgam a Música Popular Brasileira (MPB), com o apoio do Circuito CBMM de Cultura e coprodução da Uirapuru’s Arte e Cultura. Além de oferecer essas oportunidades de os artistas da terra se apresentarem para uma grande plateia, o festival também proporciona a chance de o público assistir a cantores de renome nacional.

A primeira apresentação do dia foi do grupo “Arachoro”, que é o resultado de uma junção entre as palavras Araxá e Chorinho. Segundo o saxofonista e flautista, Rafael Borsato, o grupo tem quatro meses de existência e é composto por quatro professores da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. “A gente tem o convívio de estar ali trabalhando todo o dia e surgiu a vontade de tocar o chorinho, que é um estilo de que a gente gosta. Então, com todo mundo conversando ‘vamos tocar aquela, vamos ensaiar esta’, foi assim que surgiu o grupo. Tem eu como saxofonista, o Danilo com cavaquinho, o Vinícius, que é violonista de 7 cordas e o Lucas, que faz a percussão”, contou.

Rafael ainda disse que todo o grupo está consciente da importância de se apresentar em um festival considerado um grande fomentador da MPB. “A importância é ímpar. A gente está inserido nesse contexto do festival de inverno com grandes artistas renomados, e poder levar a nossa música para o público é muito legal. O chorinho é um ritmo altamente contagiante. Todo mundo se identifica”, comentou.

“Estou muito feliz por retornar aqui no festival, por ser considerado como uma fábrica de divulgar novos talentos. O show desta banda aqui hoje foi simplesmente sensacional. Gostei muito”, colocou o eletricista Júnior Fonseca.

A noite da boa música seguiu com um dos grandes talentos mineiros da MPB, Flávio Venturini. Como Lô Borges, o cantor também foi revelado pelo Movimento ‘Clube da Esquina’, que, para Flávio, é um grande orgulho. “Nós temos que comemorar e nos lembrar desse movimento que foi marcante para a minha carreira. Muita água rolou por debaixo dessa ponte”, brincou o cantor, que apresentou algumas canções como ‘NO Trem do Amor’, que faz parte do seu atual álbum “Não se apague esta noite”.

No show daqui de Araxá, o cantor executou a canção “Espanhola”, uma das mais pedidas normalmente em sua apresentação. “Também tem alguns sucessos meus e do 14 Bis que o povo gosta que eu toque em meus shows como ‘Céu de Santo Amaro’, ‘Noites com sol’, ‘Nascente’, enfim, tem muitas coisas que ficam no ouvido das pessoas. Eu achei aqui [FCCB] um espaço maravilhoso. Estão de parabéns todos que fizeram esse festival que privilegia a música popular brasileira”, elogiou Venturini.

O artista revelou sua vontade de retornar a Araxá para fazer o show de seu novo CD, que será lançado a partir de setembro. “O CD já tem 15 músicas e também uma regravação ‘De todo azul do mar’ com esse arranjo que fiz aqui hoje, com a participação de Ivan Lins. É um CD de vários estilos. Espero trazer esse show para Araxá”.

E já tem fã esperando pela volta do cantor a Araxá. “Eu cresci escutando Flávio Venturini. Este show foi inesquecível para mim. Flávio é todos os momentos bons da minha vida. A cidade estava precisando de um festival como este para valorizar a cultura. Espero que ele volte um dia para que eu o veja de novo”, finalizou a advogada Adriana Verçosa.

O cantor Almir Sater se apresentou ontem, 19, no 1° Festival de Inverno. Exceto este show, todas as outras atrações serão toda sexta-feira, até o dia 3 de agosto. Confira a programação sempre com artista local se apresentando primeiro no festival:

Dia 27/7 – Chico Dam e João Bosco

Dia 3/8 – Tarcísio Moura e Geraldo Azevedo

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *