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Em 2011, foram realizados no País recalls de 75 produtos, sendo veículos e motocicletas os produtos líderes, com 41 e 14 campanhas, respectivamente. A informação foi divulgada hoje pelo Ministério da Justiça. O número é menor que o registrado em 2010 (77 campanhas ao todo no ano passado), mas em oito anos o total de recalls mais que dobrou, já que em 2003 foram 33 campanhas de chamamento para corrigir defeitos de produtos, sem nenhum custo.

Em nota, o Ministério da Justiça ressaltou, no entanto, que o número ainda é bem diferente do registrado em outros países. Segundo o ministério, nos Estados Unidos, por exemplo, foram anunciados cerca de 60 recalls só neste mês.

“Quando há o reconhecimento de eventual risco para o consumidor, a realização da campanha de chamamento elimina o risco e pode evitar acidentes de consumo”, destacou Juliana Pereira, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), na nota.

O ministério lembra que, neste ano, o consumidor passou a contar com mais um canal de informação e controle de realização de recall. Uma portaria conjunta do Ministério da Justiça e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determina que as campanhas de recall de veículos não atendidas no prazo de um ano, a contar da data de sua comunicação, constarão no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

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