Logo Jornal Interação

Secretarias de Trabalho e Emprego e de Defesa Social de Minas firmam cooperação com a prefeitura em parceria que garante qualificação e ampliação do atendimento ao trabalhador em Araxá.

Qualificação profissional, integração social, emprego de qualidade e amplo espaço de atendimento ao trabalhador. Esse é o resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e a Prefeitura Municipal de Araxá, que inauguraram a nova sede da unidade do Sine no município, no último dia 22. O endereço da unidade de atendimento ao trabalhador do Sine de Araxá é Rua Calimério Guimarães, 808, Centro.

De acordo com a coordenadora do Sine Araxá, Gisaura Belmira de Andrade, esse espaço é de suma importância no que tange a oferecer melhor atendimento ao trabalhador e aos profissionais do local. “Nossa expectativa é um aumento relacionado ao número de qualificações até mesmo atividades em parcerias com empresas, oferecendo nosso novo espaço.Hoje nós atendemos ao público na área de seguro desemprego, intermediação de mão de obra de trabalho, emissão de carteira de trabalho, qualificação profissional, inclusão digital, central de prestação de serviço, dentre outras atividades”, disse.

O espaço, cedido pela Prefeitura de Araxá, foi reformado por 20 detentos do presídio local, que realizaram, por meio da SETE, cursos de qualificação profissional de pedreiro de acabamento e pintor predial do Plano Territorial de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Foi muito importante, visto que a Secretaria do Trabalho profissionalizou os detentos e nós restauramos completamente, dando a oportunidade de Araxá ter um Sine amplo para vários cursos que serão proferidos para toda a comunidade de nossa cidade”, disse o diretor do presídio de Araxá, Marcelo Lima.

Além dos detentos, 20 trabalhadores araxaenses participaram da reforma, com a realização do curso de eletricista predial.  Os certificados de conclusão dos cursos, que tiveram carga horária de 200 horas cada, foram entregues durante o evento de inauguração do prédio.

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, ratificou a importância das parcerias. “Essa unidade vai ficar para sempre na nossa memória. Não é apenas mais um Sine, é uma grande estrutura, uma das maiores do nosso Estado, e uma das mais emocionantes parcerias já realizadas. Temos que dar oportunidade para todos os trabalhadores, sejam detentos, desempregados, homens, mulheres, jovens, negros ou brancos. É por isso que o governador Antonio Anastasia será lembrado como aquele que gerou emprego e renda a todos os mineiros”, destacou.

A unidade do Sine em Araxá atendeu, em 2011, 27.798 trabalhadores. Em 2012, esse número chegou a 12.623 no mês de maio. Com a ampliação do atendimento na nova sede, a expectativa é de que mais de 30.000 trabalhadores passem pela unidade até o final do ano. “Eu gostaria de convidar nosso trabalhador a conhecer esse novo espaço. O nosso novo endereço é Rua Calimério Guimarães, 808, e será um prazer atender o trabalhador. Esse espaço é oferecido para o trabalhador”, finalizou Gisaura.

O Sine já está funcionando em novo endereço desde a última segunda-feira, 2. Com essa inauguração do Sine em novo espaço, a Prefeitura está economizando R$ 5 milhões para o custeio do aluguel em local que recebia as atividades do Sine na Rua Presidente Olegário Maciel.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *