Destaque »

AAL comemora 53 anos e escritora Wilma Cunha recebe Comenda Literária

19 de Maio de 2018 – 0:36 |

A noite da última terça-feira, dia 15 de maio de 2018, foi de comemoração  e homenagem, para os membros da  AAL – Academia Araxaense …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Funed lança guia com 58 espécies de aves fotografadas em Minas

funedCom o objetivo de sensibilizar para a importância da preservação dos ambientes naturais e para a elaboração de um paisagismo voltado para a sustentabilidade, A Fundação Ezequiel Dias (Funed) lançou um Guia de Aves, contendo 58 espécies, catalogadas desde o ano de 2007, nas dependências da fundação. A coordenação e elaboração do trabalho foi do biólogo Ricardo Maciel, da Unidade de Gestão Ambiental da Funed. O Guia de Aves é de autoria da estudante de Ciências Biológicas, Beatriz Gherard Machado, bolsista de iniciação científica da Fapemig, com atuação na Funed. “O guia foi elaborado para mostrar a rica diversidade de aves que vivem e/ou visitam as áreas da Funed”, relata Beatriz. De acordo com a bióloga, a obra também pretende despertar nos servidores da Funed e em seus visitantes o interesse pela biodiversidade brasileira das espécies de aves na instituição.

As aves e a Funed

A Fundação Ezequiel Dias possui uma área de, aproximadamente, 50 mil metros quadrados e conta com várias áreas abertas, como estacionamentos, jardins, áreas arborizadas, praça de convivência e o Recanto Verde, onde há um pequeno corpo d´água artificial. Em 2007, iniciou-se um processo de revitalização das áreas verdes da Funed, sendo também a primeira vez em que foi realizada uma pesquisa sobre as aves locais, registrando 30 espécies. A partir daí e da necessidade de se revitalizar os jardins, realizou-se uma análise de correlação entre as aves e as plantas existentes na fundação. Para atrair mais as aves, foram plantadas árvores frutíferas como pitangueira, amoreira, jabuticabeira, entre outras. “Após esse trabalho, em 2013, um novo registro das aves foi realizado e, desta vez, foram registradas 28 espécies, além das 30 catalogadas em 2007, totalizando 58 espécies que estão compondo este guia”, esclarece Ricardo Maciel. O Guia de Aves da Funed também traz, além da descrição de cada ave nele contida, dicas e orientações de como observar e identificar aves. Os interessados podem solicitar um exemplar através do e-mail ricardo.maciel@funed.mg.gov.br e a versão digital está disponível para download no site da fundação.2AVE 20150324090553993839o_750x405 índice índicedd novaespecie_01_1 pipira