Logo Jornal Interação

DOAÇÃO-DE-SANGUE-TADEU-130815A Fundação Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue, especialmente os que possuem RH Negativo (“O” Neg; “A” Neg; “B” Neg e “AB” Neg), e aqueles dos grupos “O” Positivo e “A” Positivo. Esses grupos sanguíneos apresentaram, nos últimos dias, queda nos estoques que chega a mais de 20% em todo o estado. Isso mostra que voluntários com esses grupos sanguíneos não têm comparecido nas unidades da Hemominas, comprometendo o número estratégico de hemocomponentes para atender a demanda de pacientes que necessitam.

Agendamento de doações

Os candidatos à doação devem agendar seu comparecimento pelo site, no agendamento online, ou pelo telefone 155, opção 8, sem custos ao cidadão em qualquer cidade do estado, escolhendo o dia e o horário mais apropriado para seu conforto. O call center recebe ligações das 7h até 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7s até 19h (ligação sem custos para o cidadão). Esse agendamento prévio para a doação de sangue é muito importante e ajuda a distribuir as doações ao longo dos horários durante o dia e durante um período maior (de até 10 dias da ligação), fazendo com que as bolsas de sangue vençam em datas diferentes. Esse procedimento melhora a agilidade no atendimento ao doador quando comparece à unidade da Hemominas e também melhora a oferta de estoques aos pacientes, pois os hemocomponentes (produtos feitos a partir da bolsa de sangue total) ficam com prazos de validade diferentes, melhorando seu uso em transfusões (plaquetas duram cinco dias e hemácias duram cerca de 35 dias).

Agendamento de caravanas

Os grupos de doadores, que costumam se deslocar em caravanas para doar no Hemocentro de Belo Horizonte aos sábados, também precisam fazer o agendamento prévio de todos que se candidatarem à doação, com até dez dias de antecedência. O organizador da caravana deve ligar para o telefone 155, opção 8, e marcar o comparecimento do grupo, agilizando o atendimento e melhorando a estada das pessoas na Capital.

Dengue, Zika e Chikungunya

Ao apresentar sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya, o candidato fica inapto e não pode realizar a doação. Ele será considerado apto a doar novamente 30 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *