Logo Jornal Interação

DSC00058Codemig presta esclarecimento sobre matéria intitulada “Codemig pode colocar Araxá no atraso tecnológico” publicada na edição 668 de 11/03/16 que foi assinada pelo Sr. Murilo Borges de Castro Alves, engenheiro, consultor em gestão empresarial e pública,

que já foi secretário de planejamento e meio ambiente de Araxá.

 Esclarecimento

Com relação à matéria publicada pelo Jornal Interação em sua edição 668 (11/03/16), a respeito do projeto para implantação em Minas Gerais do laboratório-fábrica de ímãs de terras-raras, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig)manifesta sua total discordância em relação ao título e ao teor do texto. Tendo em vista o caráter inovador do projeto, pelo qual o Brasil ganhará seu primeiro laboratório-fábrica de ímãs de terras-raras, a ser implantado em Minas Gerais, a ação pioneira representa um passo importante para a fabricação do ímã permanente de terras-raras no País, elemento imprescindível à vida moderna. Além disso, o empreendimento irá dispor de ambientes propícios para geração de conhecimento técnico-científico em pesquisa e desenvolvimento (P&D), operação, produção e manufatura.

A parceria com a Fundação Certi também inclui ações para apoiar a estruturação de um ambiente empresarial capaz de fomentar em Minas Gerais a competência tecnológica e produtiva das ligas e dos ímãs permanentes de terras-raras de diferentes características para as mais diversas aplicações. Isso inclui a atração e o desenvolvimento de fornecedores de equipamentos e insumos nos setores de mineração e metalurgia, bem como o suporte aos desenvolvedores de produtos e, principalmente, o estímulo a pesquisas realizadas em universidades e institutos de tecnologia, além da formação de mão-de-obra especializada.

A Codemig esclarece que o empreendimento a ser instalado na Região Metropolitana de Belo Horizonte é o laboratório-fábrica propriamente dito, que possui caráter experimental. Conforme divulgado pela Codemig, inclusive em seu site institucional (www.codemig.com.br), também serão realizados “os estudos de viabilidade técnica, econômica, comercial e ambiental de uma unidade industrial de grande porte de ligas e ímãs permanentes de terras-raras a ser erguida em Minas Gerais, buscando resoluções para as questões de rentabilidade, de modo a alinhar as escolhas técnicas às demandas e aplicações de maior impacto para o mercado de ímãs de terras-raras no Brasil”.

Evidenciando-se a viabilidade, o objetivo é que essa unidade industrial de grande porte (fábrica definitiva) seja instalada na região de Araxá, beneficiando diretamente a localidade.

A Codemig salienta que seus investimentos em Araxá estendem-se para além do aspecto econômico e comercial, ao considerar, também, o fator social e cultural, tendo em vista que a Empresa investe parte dos seus resultados no próprio município, valorizado pela Codemig por meio de diversas ações de desenvolvimento. Investiu, por exemplo, na recuperação e reforma do histórico e grandioso Grande Hotel, nas termas, na revitalização do Lago Norte e na Igreja Nossa Senhora das Graças do Barreiro.

Desde já, a Codemig agradece a oportunidade de prestar o presente esclarecimento à comunidade araxaense e ratificasua postura de apreço em relação às legítimas manifestações de cidadania, sempre bem-vindas e respeitosamente consideradas.

Atenciosamente,

Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais — Codemig.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *