Logo Jornal Interação

O evento reuniu mais de 80 músicos que, juntamente com o violeiro Fernando Sodré, encerraram a noite ao som de “Chico Mineiro”.

A noite do último sábado, 30, foi muito especial para quem esteve no Centro Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc) assistindo as apresentações de cinco atrações de Araxá e região do 8° Encontro de Orquestras de Viola. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento que reuniu aproximadamente 85 violeiros de Minas e São Paulo.  Para participar, o público doou 1 litro de óleo de cozinha, que foi desatinado ao Programa Mesa Brasil Sesc Minas – Alimentação e Cidadania.

A novidade desta edição foi a redução do número de orquestras nas apresentações. “Neste ano, aprimoramos toda a estrutura do encontro incluindo a redução do número de orquestras nas apresentações. Passamos de 12 para cinco grupos, a fim de proporcionar ao público, maior tempo de conserto e uma melhor logística para a realização do evento”, explicou o Diretor Regional Adjunto do Sesc Minas, Luciano de Assis Fagundes.

De acordo com o produtor do evento, Pedro Elói, no ano passado, o 7° Encontro tiveram 12 apresentações que a organização constatou maior desgaste do público e dos músicos por esse número de atrações. “Na mudança de uma orquestra para outra, você perde muito tempo. O show ficou muito longo e cansativo com mais 4 horas de evento, mas queremos fazer esse show com a duração de duas horas no máximo para que fique mais incrementado e com o gosto de quero mais”, disse o músico que é idealizador do encontro.

Ousadia e bom gosto marcaram a noite. Nos repertórios apresentados estavam músicas como: “Estou apaixonado”, “Rancho dos Ipês”, “Violeiro da Saudade”, “Boiadeiro Errante” e “A viola e a Saudade”. “A escolha das músicas é um critério que cada orquestra me manda seis músicas e eu seleciono quatro, não deixo repetir as músicas. São mais de cunho caipira que fala de alguma coisa de brasilidade”, ressaltou o músico.

O público também prestigiou a apresentação do violeiro Fernando Sodré, que cantou e tocou clássicos da moda de viola e da música brasileira. “Eu gosto de fazer um repertório mediante da apresentação do público, sempre vou com alguma coisa em mente, mas nesse caso aqui específico, vou muito guiado pelo público e pela sua emoção. É um repertório bastante misturado com muita música raiz e com as influências musicais que eu tenho da música erudita, do flamenco, dentre outras, vamos tentar transportar a viola para vários caminhos”, contou o violeiro.

De acordo com o aposentado, Antônio Firmino Silva, a apresentação proporcionou um momento de reviver o passado. “Fernando Sodré é um violeiro que nos faz voltar à nossa infância. Ele é capaz de fazer o instrumento falar em suas mãos. É um momento de recordar as melhores épocas da minha vida.”, destacou.

O violeiro mirim, Lucas Martins, também emocionou o público. Aos dez anos e com apenas dois meses de aprendizado de viola, fez uma apresentação de viola clássica e caipira. “A cultura faz parte da missão do Sesc Minas, investir na área musical, faz parte dos nossos projetos. No caso específico de apoiarmos eventos de viola caipira, nossa intenção é disseminar esta cultura e também despertar nos jovens a vontade de perpetuarem esta tradição”, afirmou Luciano de Assis Fagundes.

Ao final das apresentações, uma surpresa. O público se emocionou com a música “Chico Mineiro”, interpretada simultaneamente pelos 85 violeiros. “A noite não poderia terminar diferente. Fica o gostinho de quero mais. Já estou ansiosa pela chegada da 9ª edição”, concluiu a dona de casa Maria das Dores.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *