Logo Jornal Interação

FOTOS_atividadesCras (1)As duas unidades existentes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) em Araxá desempenham um papel de destaque com as famílias da cidade. O intuito das unidades é realizar ações que previnam situações de risco, fortaleçam os vínculos familiares e com a comunidade, melhorem a qualidade de vida das famílias e facilitem o acesso a outros serviços do Suas (Sistema Único de Assistência Social). As unidades do Cras em Araxá estão localizadas nos bairros Abolição e Francisco Duarte.

Cras Abolição

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Abolição atende mais dez localidades que ficam em sua área de abrangência. Os bairros atendidos são Aeroporto I; Aeroporto II, São Francisco, Santa Mônica, Armando Santos, Max Neumann e Jardim América. Foram mais de três mil atendimentos realizados em 2015. São quatrocentas famílias cadastradas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Os projetos desenvolvidos pelo Cras do bairro Abolição são o “Profissões” (de segunda a sexta-feira, das 14 às 16h), que busca oportunidades de qualificação e capacitação profissional encaminhando jovens e adultos para o mercado de trabalho, “Mulheres em Foco” (nas segundas – das 8h às 11h, terças – das 8h às 10h e quintas, das 13h às 16h), que visa melhorar a qualidade de vida das mulheres da comunidade e consequentemente, sua autoestima e a “Zumbart” (segundas, das 15h30 às 16h e quartas, das 15h30 às 17h30), com atendimento prestado para cerca de noventa mulheres que buscam saúde e bem estar. A comunidade ainda participa do programa “Estilo Livre” (segundas e quartas-feras, das 14h as 15h30), que busca atender cerca de noventa mulheres e atividades como capoeira (terças e quintas-feras, das 18h30 as 20h30), roda de conversa (na última sexta-feira do mês) e futsal (nas sextas-feiras, das 8h às 11h), dentre outras atividades. Ao todo são oito profissionais envolvidos no trabalho do Cras do bairro Abolição, que está situado na Rua Marcolino Coelho Borges, n° 390. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30.

Cras Francisco DuarteFOTOS_atividadesCras (2)

O Cras do bairro Francisco Duarte é movimentado com atividades para todas as faixas etárias. O espaço oferece aulas de percussão para vinte crianças de 9 a 12 anos (quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30 e 13h às 15h), oficinas de crochê para vinte mulheres a partir de 40 anos (terças e sexta-feiras das 8h30 às 10h30 e 13h30 às 15h), aulas de Zumba que contam com a participação de cerca de trinta mulheres (toda quinta-feira às 8h30), aulas Estilo Livre para cerca de 25 meninas de 12 a 16 anos (toda quinta-feira, das 13h e 14h) e a capoeira (segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h). De acordo com a coordenação do Cras do bairro Francisco Duarte, três mil e trezentas pessoas foram atendidas no ano passado e mais de três mil e duzentos cidadão receberam atendimentos por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

FOTOS_atividadesCras (3)Ao todo, treze profissionais fazem parte da equipe de trabalho do Cras do bairro Francisco Duarte, que está localizado na Rua Antenor Silva Soares, n° 300. O Cras funciona das 7h30 às 17h30 e também abrange os bairros Ana Pinto de Almeida, Santa Maria, Salomão Drummond,  Tiradentes e Urciano Lemos.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *