Logo Jornal Interação
O Mundo das Bikes se volta para Araxá
O Mundo das Bikes se volta para Araxá

Pelo 13º ano, Araxá está sediando uma etapa da Copa Internacional Levorin. Neste período, o evento vem crescendo a cada ano, mas a expectativa para 2016 é superior aos anos anteriores. Apesar da crise política, econômica e social que o País atravessa, o evento promete ser o melhor das Américas nos últimos tempos! Além da qualidade, estrutura, número crescente de praticantes do esporte, esta etapa soma pontos no  ranking da União Ciclística Internacional (UCI) atraindo  atletas de cerca de 15 países em busca da classificação para os jogos Olímpicos, que é feita mediante o ranking da UCI.

Serão três dias intensos de competição da etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) em Araxá. A partir de hoje, dia 4, até domingo, dia 6, a cidade de Araxá terá todos os holofotes voltados para esta

grande competição internacional. A presença de parte da mídia nacional e internacional vai levar o nome e a beleza do município para diversas localidades do Brasil e do mundo. O palco deste espetáculo,  o maravilhoso  parque do Barreiro, oferece, além de muita beleza, uma estrutura digna dos grandes eventos que são realizados em outras competições internacionais.  A pista de Araxá, considerada muito técnica, recebeu mudança em relação ao ano passado. Agora, além do Descidão Dona Beja, a trilha vai contar com o Descidão da Cascatinha. Araxá é a etapa que mais soma pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) por ser classificada Stage Race Hors Class (SHC). São 160 pontos para o campeão, com isso, atraiu grande número de atletas estrangeiros em busca da classificação para os Jogos Olímpicos, que é feita  mediante o ranking da UCI. Eles vieram  da Sérvia, Áustria, Polônia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Israel, Estados Unidos, México,  Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Colômbia. Além deles, os grandes atletas brasileiros como Henrique Avancini, campeão do Pan-americano e já classificado para o Rio 2016, Rubinho Valeriano e Ricardo Pscheidt, que disputam a segunda vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos, deixarão a disputa mais acirrada no Complexo do Barreiro. Na elite feminina, Isabella Lacerda e Raiza Goulão lutarão pelos pontos da UCI.

Dentre os atletas estrangeiros, está a 5ª melhor mountain biker do mundo, a polonesa Maja Wloszczowska. Ela já está classificada para os Jogos 2016 e quer pontos para garantir a primeira fila na largada. Maja foi prata nas Olimpíadas de Pequim e também vice-campeã no evento-teste do Rio 2016. A mexicana Daniela Campuzano, vencedora da etapa de Araxá em 2015, também é um nome forte para a disputa.

Para a superelite (elite e sub 23) masculina e feminina, a competição será realizada em três estágios. Na sexta-feira, 4, às 14h, a temporada será aberta com a prova Contrarrelógio (XCT). No sábado, a competição será no formato Short Track (XCC), a partir das 8h30 e, no domingo, 6, a competição finaliza com o Cross Country Olímpico (XCO), com largada às 14h. Ganha o atleta que acumular o menor tempo somado nos três dias.

Copa Amadores e Night Run

Para a Copa Amadores, as largadas serão: no sábado, às 15h30, e no domingo, às 8h, às 10h e às 12h. As premiações são feitas logo após o fim de cada prova. Este ano, a Copa Amadores tem uma nova categoria, a categoria Peso Pesado, para ciclista acima de 95 kg.

A Night Run, que acontece no sábado, às 19h30, também vem com novidade. A estreia da categoria kids, para atletas de até 15 anos, terá um percurso bem menor e trará possibilidade de diversão para os baixinhos e de orgulho para os pais.

Rodada de Negócios

O Sebrae-MG, Aliança Bike e Pedra do Sino Eventos, instituição que promove a CIMTB Levorin, irão realizar a III Rodada de Negócios na CIMTB Levorin. O evento acontece no dia 5 de março, das 10h às 13h20, no Tauá Grande Hotel, e tem como objetivo criar oportunidades para aquecer o mercado, dando oportunidade para varejistas e profissionais do setor negociarem com fornecedores e conhecerem novidades do segmento.

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e copatrocínio da Audax.

Feira de artesanato leva a cultura de Araxá para CIMTB Levorin

Quem passar pela Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, além de muita adrenalina e emoção, encontrará um pouco da cultura de Araxá na feira de artesanato local. A exposição acontece durante a competição, de sexta-feira, 4, a domingo, 6, nas galerias do Tauá Grande Hotel, e contará com a participação de 20 artesãos da cidade. A entrada é gratuita.

São diversas peças artesanais para exposição e venda, feitas com crochê e todos os tipos de bordados, além da tradicional comida mineira. Segundo a secretária especial de Turismo, Regia Côrtes, essa é uma oportunidade para turistas e moradores conhecerem a produção artística local. “Jogos de banho e cozinha, pano de prato, tapetes arraiolo, entre outros produtos também serão expostos. É um trabalho totalmente manual, o que destaca o talento dos nossos artesãos”, comenta.

A feira que já é tradicional em Araxá acontece sempre em altas temporadas (janeiro, julho e dezembro), nos fins de semana, feriados e em eventos realizados no Barreiro. Além de movimentar a economia local, a exposição proporciona aos artistas formarem uma rede de contatos, possibilitando comercializar os produtos também em atacado aos visitantes. “É difícil encontrar produtos feitos à mão, então é muito importante valorizarmos a nossa história, cultura e hábitos em cada peça exposta”, conclui Regia.

O organizador do evento, Rogério Bernardes, ressalta que a CIMTB recebe não só atletas, mas também familiares e o público geral. “Por isso são importantes parcerias como essa, e a feira de artesanato é um atrativo a mais”, afirma.

Night Run terá categoria kids na CIMTB Levorin em Araxá

A Night Run da  Copa Internacional Levorin de Mountain Bike também já é muito esperada por seus participantes. Nesta etapa que será realizada no dia 5 março, durante a maior competição do mountain bike das Américas, a CIMTB Levorin, este ano estreia a categoria Kids, para atletas de até 15 anos, e terá um percurso bem menor.

O trajeto será em torno do Bosque, espaço que tem dentro do Complexo do Barreiro. “Para nós, é uma alegria ter a categoria também para os mais jovens na corrida a pé. Com isso, estamos cumprindo nosso objetivo de integração das famílias com adultos, jovens e crianças”, comentou Rogério Bernardes.

Para a turma acima dos 15 anos, o percurso será de 5,7 km de muita subida e até uma descida de pedras. “A galera que vai enfrentar a pista completa e quem já conhece o percurso sabe que é um desafio correr à noite. Ao mesmo tempo, é uma diversão correr ao lado de dezenas de pessoas com a lanterna ligada. O que mais impressiona é que o público presente no sábado à noite se movimenta pela pista e cria uma atmosfera indescritível pelo Tauá Grande Hotel”, explicou.

Para realizar a prova, é necessário que o atleta providencie a iluminação, pois correr com a lanterna é obrigatório.

SEXTA-FEIRA

  • 10h às 13h50:confirmação das inscrições (entrega de 2 kg de alimento – obrigatório – exceto fubá e sal), entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes
  • 11h:Início do Congresso Técnico com atletas (superelite masculina e feminina) e equipes
  • 14h:largada contrarrelógio (XCT) superelite e elite feminina e, em seguida, premiação da prova
  • Após o XCT, até 17h, treino livre na pista de XCO

SÁBADO

  • 7h às 9h30:treino e reconhecimento da pista pelos corredores do Night Run
  • A partir das 8h30: início das duas provas eliminatórias do short track da superelite masculina
  • 9h30 (ou quando terminarem as provas eliminatórias):finais short track (XCC) superelite feminina e masculina e, em seguida, premiação da prova
  • 10h:Abertura da secretaria para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio
  • 10h às 15h:treino livre XCO (proibido treinar sem numeral e equipamentos de segurança) – trecho usado pelo short track (XCC) estará indisponível para treino durante a competição.
  • 14h30:Início do Congresso Técnico com atletas e equipes.  NOVIDADE!!
  • 15h:Passeio Ciclístico (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde)
  • 15h30:LARGADA – Copa de Amadores (todas as categorias, exceto segurança pública)
  • 18h:Premiação Copa de Amadores
  • 19h30:largada NIGHT RUN

DOMINGO

  • 8h:1a LARGADA – CIMTB Levorin (sub 17, segurança pública, sub 60/PNE, over 60 e sub 15)
  • 10h:2a LARGADA – CIMTB Levorin (sub 40, sub 45, sub 50, sub 55) + MIRIM (PISTA EXCLUSIVA)
  • 11h:Premiação categorias 1a LARGADA
  • 12h:3a LARGADA – CIMTB Levorin (júnior masculina, sub 30, sub 35)
  • 13h15:Premiação categorias 2a LARGADA + Concurso Redação, Desenho e Escultura
  • 14h:4a LARGADA – CIMTB Levorin (superelite masculina e feminina)
  • 14h45:Premiação categorias 3a LARGADA
  • 16h15:Premiação categorias 4a LARGADA e, em seguida, premiação geral SHC

tabela1
CATEGORIAS

tabela2

O Mundo das Bikes se volta para Araxá
O Mundo das Bikes se volta para Araxá
Isabela Lacerda, tri-campeã da CIMTB e vencedora da etapa de Araxá em 2014
Isabela Lacerda, tri-campeã da CIMTB e vencedora da etapa de Araxá em 2014
Rubens Donizete maior vencedor da CIMTB com seis títulos
Rubens Donizete maior vencedor da CIMTB com seis títulos
O organizador do evento, Rogério Bernardes.
O organizador do evento, Rogério Bernardes.
Noelia Rodrigues (Argentina), venceu três vezes em Araxá (2004, 2011 e 2012)
Noelia Rodrigues (Argentina), venceu três vezes em Araxá (2004, 2011 e 2012)
Mexicana Daniela Campuzano vencedora de etapa de Araxá em 2015 na categoria feminina
Mexicana Daniela Campuzano vencedora de etapa de Araxá em 2015 na categoria feminina

Grande presença de público é esperada para os três dias de copetição f1493440

Erika Gramiscelli, seis vezes campeã da CIMTB e cinco vezes vencedora da etapa de Araxá
Erika Gramiscelli, seis vezes campeã da CIMTB e cinco vezes vencedora da etapa de Araxá

DSC_8111 DSC_7862 DSC_7853 DSC_7262 DSC_7258 DSC_0195

Disputa será muita acirrada em 2016
Disputa será muita acirrada em 2016
Descidão Dona Beja agora ainda mais radical, a rampa de madeira foi trocada por de terra.
Descidão Dona Beja agora ainda mais radical, a rampa de madeira foi trocada por de terra.
Chuva forte em 2015 pode repetir este ano
Chuva forte em 2015 pode repetir este ano

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *