Destaque »

Posicionamento Mosaic Fertilizantes sobre parada para manutenção

9 de julho de 2020 – 18:24 |

A Mosaic Fertilizantes informa que assinou um termo de compromisso com o Município de Araxá com os detalhes e próximos passos da parada de manutenção do Complexo Mineroquímico da cidade, que será iniciada dia 15 …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Agronegócios

Começou a seleção de agricultores para Conferência de Assistência Técnica Rural de Minas

Comunidade de Noiva do Cordeiro que foi beneficiada com o programa de crédito fundiário. Fotos dos equipamentos e da produção da fazenda onde foi aplicado os valores do crédito: trator, caminhão baú, construção de tanque para irrigação; criação de frangos orgânicos, horta orgânica, oficina de costura e informática. Data: 08-10-15 Local: Comunidade Noiva do Cordeiro - Belo Vale Foto: Omar Freire/Imprensa MG

A etapa regional e preparatória para a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (CEATER-MG) de 2016 começou na terça-feira (23/2), na cidade de Diamantina. Nesta fase, serão selecionados os representantes dos agricultores familiares que participarão da conferência em Minas  Gerais, em abril. No ano passado, foram escolhidos os representantes do Território Médio Jequitinhonha, na cidade de Pedra Azul. Até o dia 18 de março, as 23 cidades  distribuídas em todas as regiões mineiras terão concluído essa fase, conforme cronograma. Além da escolha dos representantes, já começam  as discussões de políticas públicas voltadas aos temas centrais da Conferência Nacional,prevista para maio e que vai tratar do papel da importância da Assistência técnica e extensão rural (Ater), ações de agroecologia e alimentos saudáveis. As conferências regionais terão como objetivo debater sobre a importância da Ater como um serviço essencial para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e garantir o acesso ao serviço de forma gratuita, com qualidade e regularidade, bem como pensar as necessidade mineiras frente ao cenário nacional. “Ampliar o acesso à assistência técnica e extensão rural é fundamental para o avanço da agricultura familiar em Minas Gerais. Então, o momento é oportuno para a discussão sobre políticas públicas para o fortalecimento do setor”, afirma a secretária adjunta de Desenvolvimento Agrário, Fabíola Paulino da Silva.Os agricultores selecionados participarão, entre os dias 13 e 15 de abril, da 2 ª Ceater-MG. De lá, sairão os nomes dos 42 delegados que representarão o estado na conferência nacional.  Essas ações são frutos de parcerias do MDA, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf-MG), e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).