Logo Jornal Interação

As candidaturas de Jeová (PDT) e Edna (PSDB), Toninho Barbosão (PT) e Waldirão (PSB) e Aracely (PR) e Lídia (PP) para prefeito e vice foram definidas em convenções partidárias.

 

Faltando quase três meses para as eleições 2012, a população de Araxá já conheceu os candidatos a prefeito e a vice-prefeito em convenções partidárias realizadas até o último sábado, 30. Após fecharem suas candidaturas, agora é a vez de Jeová Moreira da Costa (PDT) e Edna Casto (PSDB), Toninho Barbosão (PT) e Waldir Benevides de Ávila, mais conhecido como Waldirão (PSB) e Aracely de Paula (PR) e Lídia Jordão (PP) e de candidatos a vereadores focarem ainda mais em suas campanhas para disputarem a preferência do eleitor, que vota aos cargos de prefeito e vice-prefeito e às 15 cadeiras que serão ocupadas no Legislativo no próximo ano. O pleito ocorrerá no dia 7 de outubro.

Na última quinta-feira, 28, os araxaenses ficaram sabendo que o atual prefeito de Araxá,  Jeová Moreira da Costa (PDT) tenta a reeleição, ao lado da vereadora Edna Castro (PSDB), como vice, na chapa majoritária. Nas convenções partidárias de ambos os partidos, realizadas na Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) e na Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), PDT e PSDB, respectivamente, fecharam em uma decisão que sete partidos apoiam a tentativa de reeleição do prefeito que são PDT, PSDB, PTB, PSOL, PRTB, PSC e PDSC.

Ficou também definido que o grupo que vai apoiar a chapa majoritária será o mesmo para a coligação proporcional [de vereadores]. A coligação terá 30 candidatos, sendo 21 homens e 9 mulheres, respeitando a lei de proporcionalidade imposta pela legislação eleitoral, que aponta a candidatura de 30% da lista de cada coligação ser do sexo oposto.

Na convenção do PDT, a coligação com o PSDB foi aprovada por unanimidade. Já na convenção do PSDB, a união dos dois partidos foi aprovada por cinco votos a dois. Jeová já foi prefeito de Araxá, de 1993 a 1996. A candidata a vice-prefeita, Edna Castro, tenta seu primeiro pleito em chapa majoritária.

Toninho Barbosão e Waldirão

No mesmo dia, a segunda chapa majoritária foi acertada, tendo o empresário Toninho Barbosão (PT) como prefeito e o produtor rural Waldir Benevides de Ávila, mais conhecido como Waldirão (PSB), como vice. Divulgada essa composição a cerca de 20 dias, a decisão foi oficializada em convenção partidária do PT e PSB no Sindicato de Trabalho Industrial e Extração Metais Básicos (Sima) com aprovação por unanimidade.

Como na chapa encabeçada por Jeová, os partidos que apoiam a coligação majoritária serão os mesmos na coligação proporcional, com 21 candidatos homens e 9 mulheres, totalizando esse número a 30, também respeitando a lei de proporcionalidade oriunda da lei eleitoral, com o nome da coligação “Eu sou mais Toninho”.

Toninho Barbosão está sendo candidato a prefeito pela segunda vez e já Waldirão, volta ao cenário político depois de ser prefeito no período de 1989 a 1992. A convenção ainda contou com as presenças do presidente da comissão provisória do PT, Rogério Farah, do presidente da comissão provisória do PSB, Fábio Vicente de Paiva, e do pai de Bosco, Urciano Lemos, que, diferentemente do filho, apoia a candidatura de Barbosão e Waldirão.

Aracely e Lídia

A última chapa majoritária definida para a candidatura ao Executivo é do deputado federal Aracely de Paula (PR), como prefeito, e da vereadora Lídia Jordão (PP), vice-prefeita. A união foi concretizada com as convenções partidárias realizadas na última sexta-feira, 29, do PP, no West Saloon, e no último sábado, 30, do PR, no antigo prédio do Museu Legislativo. Aracely está em seu sexto mandato como deputado federal, e já foi prefeito da cidade por dois mandatos, de 1975 a 1982 e 1984 a 1988, enquanto Lídia Jordão vai para sua primeira candidatura majoritária.

Pela convenção partidária do PP, a candidatura da vereadora foi definida por 4 votos a 3 para encabeçar chapa majoritária com Aracely. Já o PR, teve aprovação por unanimidade para a dobradinha Aracely e Lídia. A coligação majoritária denominada “Unidos Nós Podemos” terá a participação de PR, PP, PMDB, DEM, PT do B, PRB, PV, PPS, PSD, PRP, PTC, PHS, PC do B e PSL, totalizando 14 partidos.

Em relação ao Legislativo, a chapa encabeçada por Aracely e Lídia será composta por quatro coligações denominadas como “Araxá mais Verde” [PRB, PV e PPS], Democracia e Progresso” [DEM e PP], “Unidos por Araxá” [PMDB e PR] e “Projeto Vitória” [PT do B, PRP, PHS, PC do B e PSL] com mais de 150 candidatos a vereador.

Os partidos tiveram até o dia de ontem, 5, para registrarem as candidaturas tanto para prefeito e vice, quanto  para o Legislativo. É bom lembrar que as propagandas eleitorais no rádio e na TV começam no próximo dia 21 de agosto.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *