Destaque »

Catarina enfrenta ventos fortes, mar agitado e baixa temperatura da água na travessia do Canal da Mancha

13 de setembro de 2019 – 18:25 |

Por Maurício de Castro Rosa
O ser humano é o único animal que arrisca sua vida sem ser para comer ou se salvar de um predador. Ele arrisca a vida por adrenalina, por emoções, por desafios, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Rotary promove Intercâmbio Internacional para jovens entre 15 e 19 anos

Rotary3Já conhecido mundialmente, o Intercâmbio de Jovens promovido pelo Rotary Internacional, é uma das melhores oportunidades que jovens entre 15 e 19 anos têm para aperfeiçoar idiomas estrangeiros, conhecer outras partes do mundo e exercitar hábitos e costumes diferentes. Atualmente, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio Rotary International que proporciona a experiência para aproximadamente nove mil jovens, por ano. O intercâmbio tem duas modalidades diferentes: longa e curta duração, ambos para jovens entre 15 e 19 anos. O intercâmbio de curta duração pode ser realizado por jovens de 15 a 19 anos, com duração de vários dias ou semanas, ser realizado por estudantes que não frequentam a escola e que podem adaptar o programa de acordo com seus interesses. Os tipos mais comuns são hospedagem em casa de família, visitas a locais históricos e acampamento internacional de jovens. Já o intercâmbio de longa duração é de aproximadamente um ano, os estudantes são hospedados por várias famílias, normalmente rotarianas, e frequentam escola.

Histórico

De acordo com o site “Wikipédia, a enciclopédia livre”, no início, o Intercâmbio de Jovens envolvia apenas alguns clubes. O primeiro intercâmbio dentro da história rotária foi organizado em 1929 pelo Rotary Club de Copenhagen (capital da Dinamarca) com participantes europeus. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os intercâmbios europeus cessaram, mas foram reiniciados após essa conflagração. Dez anos mais tarde, este projeto chegava até a América, mais precisamente nos Estados Unidos. Intercâmbios entre clubes da Califórnia e países latino-americanos foram iniciados em 1939, e estenderam-se ao leste dos Estados Unidos em 1958. Em 1972, o Rotary International resolveu sugerir e encorajar todos os demais Rotary Clubs do mundo a patrocinar o Intercâmbio de Jovens do Rotary como importante atividade internacional. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.