Logo Jornal Interação

Araxá recebe Mostra Artística do TIM ArtEducAção

“A Caixa de Cada Um” é o tema do espetáculo oferecido para a cidade, no dia 10 de julho, às 19h30, no Centro Cultural do SESC, na Pousada Araxá.

Mostra Artística 2011, com o tema “Grande Hotel – Gigante da Terra do Sol”.

O que é a beleza? Essa pergunta pode gerar diferentes respostas, ainda mais se os interrogados forem crianças, jovens e adultos. Foi pensando nisso que o TIM ArtEducAção de Araxá, escolheu este assunto como tema da Mostra Artística de 2012, que será realizada no dia 10 de julho, às 19h30, no Espaço do Centro Cultural do SESC, na Pousada Araxá. O espetáculo, que é gratuito, é um musical baseado em uma pesquisa de opinião com 200 respostas sobre o significado da beleza.

Juntos, música, dança, circo, artes plásticas e artes digitais prometem provocar reflexões no público sobre a busca pelo verdadeiro sentido da beleza. A resposta, filosófica e profunda, vai gerar questionamentos sobre a valorização da simplicidade e das pequenas coisas da vida. A diretora artística do espetáculo, Wanilza Vieira, e idealizadora da pesquisa, explicou mais sobre o tema da mostra. “A beleza é muito abstrata, emocional e espiritual. Na pesquisa, percebemos que não existe beleza na solidão, que o significado dela sempre inclui mais de uma pessoa. A apresentação vai ser um convite para uma viagem interior, onde a experiência de cada um vai dar dimensão aos estados da beleza”.

Durante o ano, para o sucesso das Mostras Artísticas, o TIM ArtEducAção realizou a série “Diálogos” nas 12 cidades que recebem o programa. Na oportunidade, Marcelo Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, se reuniu com os arte-educadores para acertar os últimos detalhes de cada espetáculo. Para Marcelo, os roteiros foram muito bem apresentados e a cada ano os trabalhos amadurecem. “Os diálogos foram enriquecedores e os espetáculos vão encantar as plateias. Os pais e alunos vão ficar orgulhosos e juntos, eles vão vivenciar o poder transformador da arte”, comentou.

Na Mostra Artística de Araxá, a inovação vai surpreender. O recurso da percussão corporal vai fazer com que a dança e o circo expressem harmoniosamente os ritmos da música, afinal o corpo é um dos símbolos da beleza.  A arte digital vai utilizar a tecnologia para a formação do cenário que também será composto pelo resultado do trabalho das oficinas de artes plásticas, responsável pela elaboração dos figurinos.

Wanilza acredita que as crianças e adolescentes estão bastante interessados pelo tema. “Os alunos perceberam que suas opiniões sobre a beleza foram importantes para a construção do espetáculo e estão se dedicando muito para o sucesso da Mostra”, afirmou.

Ana Vitória Borges, aluna da oficina de teatro, vai participar pela terceira vez da Mostra Artística. Um texto sobre a beleza, que ela mesma escreveu, vai ser lido no final da apresentação. A adolescente de 14 anos contou sobre a sua expectativa. “Gosto muito de participar das Mostras Artísticas e fico feliz em fazer parte de um espetáculo que contagia o público. O tema é emocionante e foi legal saber que a nossa opinião foi importante para o roteiro da apresentação”, revelou.

A expectativa de Dilse Carneiro, articuladora do TIM ArtEducAção na cidade, para a Mostra Artística é a melhor possível. “Fico orgulhosa ao ver os pequeninos protagonistas no palco. O trabalho de cada arte-educador deve ser aplaudido, pois eles prepararam muito bem os alunos. Em um mundo cheio de ilusões, acredito que a verdadeira beleza se mostra nas respostas de nossas crianças”, ressalta.

Para a secretária de Educação de Araxá, Maria Célia Oliveira, a Mostra Artística do TIM ArtEducAção valoriza o poder transformador da arte sobre as crianças e adolescentes. “ O evento proporciona a oportunidade deles se tornarem protagonistas e se sentirem valorizados diante da admiração da plateia”.

 TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas a aproximadamente 5 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano, em 12 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Em Araxá, cerca de 220 alunos de quatro escolas da rede pública de ensino da cidade participam das oficinas artísticas de arte digital, circo, teatro, dança e música. Tudo isso é possível através de parcerias com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Dança Kathak, Bit Company e Escola de Múscia Maestro Elias Porfírio de Azevedo.

 SERVIÇO:

Mostra Artística TIM ArtEducAção em Araxá

Data: 10 de julho, às 19h30

Local: Espaço do Centro Cultural do SESC – Pousada Araxá (Rua Dr. Edmar Cunha, 150 –  Santa Terezinha)

Entrada franca, sujeita à lotação do teatro

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *