Destaque »

Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais visita Araxá

20 de fevereiro de 2020 – 19:24 |

A Capitania Fluvial de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte desde dezembro de 2018, está ampliando sua área de atuação e deve instalar unidades no Triângulo Mineiro e região do Rio Paranaíba. No …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Turismo

Álbum Histórico de Araxá será lançado dia 26 de janeiro

 

06

José Dagualberto Borges

Esta sendo aguardado com muita expectativa na cidade o lançamento do livro do escritor araxaense José Dagualberto Borges, com o título de ‘Álbum Histórico de Araxá’. Trata-se de uma grandiosa obra ilustrada com quase 500 fotografias de vários pontos e personagens da história de Araxá ao longo dos tempos. O livro com cerca de  277 páginas é chancelado pelo Ministério da Cultura por meio do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da empresa CBMM. No ‘Album’, o autor fascinado pela rica história, política, cultural e social de sua terra natal ( Araxá), reune com muita riqueza de detalhes fotos, documentos e fatos que marcaram boa parte do município do sol e das águas. Uma obra muito curiosa e interesante que promete surpreender o leitor e toda a comunidade araxaense. O lançamento em noite de autografos de ‘Álbum Histórico de Araxá’, já tem data e local definidos; na noie do próximo dia 26 de janeiro  na Boate do Clube Araxá. O escritor araxaense José Dagualberto Borges conta que, “ sempre me interessei por história, principalmente de minha terranatal, ‘Araxá’. Desde cedo começei a colecionar fotos antigas e histórica: de ruas, de avenidas, de praças, de casarões e de momentos importantes do cotidiano; eventos, cívicos, religiosos, políticos, sociais culturais e turísticos que marcaram uma época mágic vivida pelos nossos antepassados.” Ainda segundo o autor, “ Desde o início, Araxá mostrava sua beleza e seu charme arquitetônico nas fachadas d suas construções. O tradicionalismo cultural de seus habitantes. Incluindo suas lendas, fascinavam a todos que aqui vinham, na esperança da cura de seus males através do uso de suas águas medicinais e milagrosas e do seu clima ameno. Como se não bastasse, suas terras ricas em minérios raros e o Complexo Hidrotermal do Barreiro, Araxá tornou-se um ponto estratégico em todo o segmento. Seus habitantes batalharam para que Araxá se tornasse esta maravilhosa cidade hospitaleira e próspera. Infeliezmente muitas de suas riquezas foram destruidas em nome do progresso. Este livro que se intitula ‘‘Álbum Histórico de Araxá’, pretende mostrar aos queridos leitores como era Araxá Antiga. Um tempo que jamais voltará”.

José Dagualberto Borges.

Nasceu em Araxá no dia 26 de janeiro de 1947. Primeiro filho de Waltuir Montandon Borges e de Catarina de Senna Borges. Casado com Suely Pereira Guimarães Borges. Deste casamento nasceram duas filhas: Trícia Guimarães Borges Almada (casada com Fabiano Almada e Silva Faria e deste casamento nasceram José Fernando e as gêmeas Sofia e Laura) e Lorena Guimarães Borges Francelin (casada com Flávio José Barbosa Francelin e deste casamento nasceram Maria Clara e Flávio Henrique).

_MG_7246

Rua São Miguel, hoje rua Capitão Izidro, esquina com rua Mariano de Ávila. À direita, pode-se observar o prédio do Brasil Hotel, pedestres e crianças observando o fotógrafo. 1929 – Arquivo SAPP/FCCB

38-39_Restaurada

Rua Presidente Olegário Maciel, antiga Rua Boa Vista. À direita, prédio do Bazar Fonceca. 1925. – Acervo do autor.

044

Vista noturna do prédio do Cine-Teatro e do Clube Brasil. Década de 1950. Acervo do autor.

100

Construção e modernização da antiga praça da Santa Casa de Misericórdia, hoje, praça Dr. Ayres Maneira. Acervo do autor.

131

Alunos do Colégio Dom Bosco concentrados para o desfile cívico “Dia do Estado Novo”. No fundo, vê-se a locomotiva “Maria Fumaça” puxando diversos vagões. 25 de agosto de 1944. Acervo do autor.

foto

Família de José Dagualberto Borges. Feriado de Finados no ano de 2011. Da direita pra a esquerda: Dagualberto, Suely, Trícia e Sofia, Fabiano e Laura, José Fernando, Flávio, Flávio Henrique, Lorena e Maria Clara.