Logo Jornal Interação
Juninho da Farmácia propôs quatro das oito emendas inseridas na LDO
Juninho da Farmácia propôs quatro das oito emendas inseridas na LDO
Juninho da Farmácia propôs quatro das oito emendas inseridas na LDO

O projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias do Município (LDO) foi votado dentro do prazo, com o objetivo de propositura de ações para a elaboração do orçamento municipal de 2013 pelo Executivo.

Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira, 26, a Câmara Municipal votou o projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013. A LDO é um projeto que vem com sugestões de ações a serem contempladas pelo Executivo no ano que vem, sendo uma prévia do orçamento que a Câmara receberá do Poder Público em agosto. O projeto foi votado dentro do prazo, que expirava até terça-feira.

O Legislativo montou uma comissão especial para analisar a LDO, composta pelos vereadores José Gaspar Ferreira de Castro, mais conhecido por Pezão (PMDB), como presidente, Edna Castro (PSDB), como relatora, e José Domingos Vaz (PDT), licenciado recentemente por motivo de saúde, como membro. No começo da reunião, todo o projeto foi lido por Edna Castro. “Estamos deixando pronto para o próximo prefeito que virá, portanto temos que ter responsabilidade de analisar bem todos os projetos que estão em andamento. É importante que o próximo gestor sinta o que tem de necessidade para aplicar em prol da necessidade do município”, disse.

O projeto de lei foi aprovado com a inserção de oito emendas propostas pelos vereadores. José Maria Lemos Júnior, mais conhecido como Juninho da Farmácia (DEM), propôs quatro emendas, que se referem à implantação do tratamento de oncologia [câncer] em Araxá para quimioterapias e outras patologias relacionadas à doença, criação de uma clínica de reabilitação para alcoólatras e dependentes de outras drogas, a exigência de envio de recurso contendo uma lista do valor para cada entidade filantrópica e uma ajuda financeira ao Araxá Esporte.

“Nós tivemos a oportunidade de colocar quatro emendas na LDO para enviar ao Executivo sobre as prioridades que devem ser tomadas. Eu pedi o que achei que foi mais importante como o tratamento de oncologia, a criação de uma clínica, benefício para as entidades e uma ajuda financeira ao Araxá Esporte, que precisa ser aumentada, pois vai viajar por todo o Estado em 2013 com o Campeonato Mineiro. Emendas importantes para enriquecer cada vez mais a LDO”, comentou Juninho.

O vereador Pezão considerou a votação da LDO altamente positiva, mas alertou que mudanças podem ser feitas, porque o Executivo ainda vai receber o documento com as propostas. “Na LDO, os vereadores podem propor o que eles quiserem para o Executivo com o objetivo de desenvolver melhor o município. Não significa que as propostas feitas são as corretas para o Executivo investir, mas já sendo colocados na LDO, fica prevista a situação para o ano seguinte”, destacou.

Com a aprovação do projeto, a assessoria jurídica da Câmara tem que enviar a LDO para o Executivo até o dia 31 de julho. Em agosto, o Poder Público envia o orçamento municipal de 2013 a ser desenvolvido embasado nessas propostas feitas na LDO.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *