Logo Jornal Interação

Evento, que reuniu 600 farmacêuticos, teve o objetivo de melhorar a qualidade e o atendimento na Rede Farmácia de Minas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), o IV Seminário da Rede Farmácia de Minas entre os dias 26 e 28 de junho. O evento foi realizado no Tauá Grande Hotel, em Araxá, no Alto Paranaíba, e contou com a participação de aproximadamente 600 profissionais da área, dando continuidade ao projeto de capacitação permanente dos farmacêuticos que atuam na Rede Farmácia de Minas.

O seminário tem o objetivo de melhorar a qualidade e o atendimento na Rede Farmácia de Minas, além de possibilitar a troca de experiências e o aprimoramento do cuidado farmacêutico.

Implantada em 2008, a Rede Farmácia de Minas busca garantir que o acesso aos medicamentos disponíveis no SUS seja feito com a devida assistência farmacêutica, por profissionais qualificados. O programa reconhece a farmácia como estabelecimento essencial ao funcionamento do SUS, no qual se oferece um espaço humanizado de atendimento ao usuário, com a dispensação gratuita e racional de medicamentos.

A programação incluiu palestras sobre o papel do farmacêutico na Atenção Primária, o controle sanitário de medicamentos, a prática do farmacêutico na Clínica, a qualificação e padronização dos processos, além do acesso a medicamentos na Saúde Pública da América Latina. Esse último tema será apresentado pelo diretor de Consultoria do Consórcio Hospitalar de Catalunha, na Espanha, Roberto Iunes.

Parceria

Há três anos, a parceria entre o CRF/MG e a SES/MG, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), vem levando capacitação e atualização profissional a todos os farmacêuticos que integram o Programa Farmácia de Minas. Desde então, já foram realizados vários eventos conjuntos, como II e o III Seminário da Rede Farmácia de Minas, além do I Simpósio Internacional de Farmacoeconomia, promovido em maio de 2009.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *