Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

Jornalista araxaense lança livro sobre a história de Araxá

“Sucinto e de fácil compreensão”, historiadora elogia livro que faz homenagem aos 150 anos da cidade

DSC04845O livro “Araxá, 150 anos – História, Cultura e Desenvolvimento”, que homenageia o sesquicentenário da cidade mineira de autoria do jornalista araxaense Luiz Humberto França, está sendo lançado neste fim de semana em Araxá. Ontem a noite ( quinta-feira, dia 19 de novembro), a obra foi apresentada em evento realizado no Grande Hotel do Barreiro. Hoje ( sexta-feira), dia 20 de novembro, França realiza noite de autógrafos no Clube Araxá, a partir das 20 horas.
Uma das primeiras pessoas a terem contato com a obra foi a historiadora e pesquisadora Trindade Coutinho Resende Goulart. Trindade elogia o conteúdo do livro, assinado pelo jornalista Luiz Humberto França. “Ele deu um enfoque diferente, jornalístico. Contou a história de forma sucinta e de fácil compreensão. Ficou muito bom”, diz Trindade. A pesquisadora que trabalha na Fundação Cultural Calmon Barreto e é especialista na história local, ajudou na seleção do vasto material analisado para a configuração do livro. “O França leu muito sobre os fatos desde o começo da história de Araxá. Usou nossas fontes daqui e inclusive fotos que fazem parte do arquivo da cidade, telas de Calmon Barreto, enfim o pessoal vai se surpreender”, garante. O livro, um conjunto de fotos e textos organizados para homenagear o sesquicentenário, foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura realizada pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio exclusivo da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Toda a tiragem de 1.000 exemplares será distribuída gratuitamente para a comunidade araxaense, principais bibliotecas do país e ainda entidades do estado de Minas Gerais. Um orgulho para a dupla de fotógrafos Fernando Henrique Oliveira e Douglas Fernandes, que captou as imagens na cidade. “A gente teve uma impressão de Araxá de uma cidade super acolhedora, boa de morar e quisemos mostrar isso nas fotos. Quem não conhece Araxá vai gostar e quem conhece vai ter uma nova visão da cidade”, afirma Douglas. A reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, conversou com o autor do livro, Luiz Humberto França que disse, “ é um capa(1)mundo fascinante e a gente se vê seduzido pela literatura e principalmente pela história de nossa Araxá, que é muito interessante e precisa ser contada e resgatada por meio de fotos inéditas, documentos e casos curiosos.” Esta é a segunda obra literária do jornalista araxaense que atualmente é gerente de jornalismo da TV Integração Araxá/Divinópolis.