Destaque »

Romeu Zema defende inclusão de Estados e municípios na Reforma da Previdência

16 de julho de 2019 – 11:41 |

O governador Romeu Zema avaliou positivamente,  a aprovação em primeiro turno do texto-base da Reforma da Previdência pela Câmara Federal. Zema defendeu ainda, que Estados e municípios sejam incluídos na proposta, que ainda será analisada …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

Jornalista araxaense lança livro sobre a história de Araxá

“Sucinto e de fácil compreensão”, historiadora elogia livro que faz homenagem aos 150 anos da cidade

DSC04845O livro “Araxá, 150 anos – História, Cultura e Desenvolvimento”, que homenageia o sesquicentenário da cidade mineira de autoria do jornalista araxaense Luiz Humberto França, está sendo lançado neste fim de semana em Araxá. Ontem a noite ( quinta-feira, dia 19 de novembro), a obra foi apresentada em evento realizado no Grande Hotel do Barreiro. Hoje ( sexta-feira), dia 20 de novembro, França realiza noite de autógrafos no Clube Araxá, a partir das 20 horas.
Uma das primeiras pessoas a terem contato com a obra foi a historiadora e pesquisadora Trindade Coutinho Resende Goulart. Trindade elogia o conteúdo do livro, assinado pelo jornalista Luiz Humberto França. “Ele deu um enfoque diferente, jornalístico. Contou a história de forma sucinta e de fácil compreensão. Ficou muito bom”, diz Trindade. A pesquisadora que trabalha na Fundação Cultural Calmon Barreto e é especialista na história local, ajudou na seleção do vasto material analisado para a configuração do livro. “O França leu muito sobre os fatos desde o começo da história de Araxá. Usou nossas fontes daqui e inclusive fotos que fazem parte do arquivo da cidade, telas de Calmon Barreto, enfim o pessoal vai se surpreender”, garante. O livro, um conjunto de fotos e textos organizados para homenagear o sesquicentenário, foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura realizada pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio exclusivo da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Toda a tiragem de 1.000 exemplares será distribuída gratuitamente para a comunidade araxaense, principais bibliotecas do país e ainda entidades do estado de Minas Gerais. Um orgulho para a dupla de fotógrafos Fernando Henrique Oliveira e Douglas Fernandes, que captou as imagens na cidade. “A gente teve uma impressão de Araxá de uma cidade super acolhedora, boa de morar e quisemos mostrar isso nas fotos. Quem não conhece Araxá vai gostar e quem conhece vai ter uma nova visão da cidade”, afirma Douglas. A reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, conversou com o autor do livro, Luiz Humberto França que disse, “ é um capa(1)mundo fascinante e a gente se vê seduzido pela literatura e principalmente pela história de nossa Araxá, que é muito interessante e precisa ser contada e resgatada por meio de fotos inéditas, documentos e casos curiosos.” Esta é a segunda obra literária do jornalista araxaense que atualmente é gerente de jornalismo da TV Integração Araxá/Divinópolis.