Logo Jornal Interação

;Foto fiscaliza piracemaO período  de restrição da pesca devido à piracema, época de reprodução dos peixes, começou na última segunda-feira (dia 02 de novembro) em todo o país. Neste período que vai até o dia 28 de fevereiro do ano que vem ( 2016), a Polícia Militar de Meio Ambiente de Araxá, vai intensificar a fiscalização em lagos, lagoas, rios e pontos de comércio de pescado, em toda região do Alto Paranaíba. A piracema é a fase em que os peixes sobem os rios à procura de locais adequados para a desova. Nesse momento, eles se tornam presas frágeis e por isso algumas medidas são tomadas para evitar a redução das espécies.

Confira o que está proibido durante a piracema:

– Pesca a menos de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagos e canais.
– Pesca a menos de 1.500 metros da montante e da jusante das barragens de reservatórios de usinas hidrelétricas e de mecanismos de transposição de peixes, cachoeiras e corredeiras.
– Captura e armazenamento de espécies de peixes nativos.Foto pescado apreendido

O uso de trapiche ou plataforma flutuante de qualquer natureza, além da pesca subaquática e do uso de materiais perfurantes, como arpão ou lança.
– Torneios, gincanas e campeonatos de pesca sem autorização dos órgãos ambientais.
Os equipamentos permitidos durante o período de defeso são: linha de mão com anzol, vara, caniço simples ou carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. Para portar o equipamento de pesca e o pescado é importante que o pescador mantenha sua licença atualizada. Procure se informar melhor sobre as normas durante o período de defeso, consultando as portarias abaixo. O período de defeso contribue para a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros. Na maior parte do Brasil o defeso começa a partir do dia 01 de novembro e se estende até 01 de março do ano seguinte. O defeso é uma medida preventiva a fim de garantir a reprodução de espécies ?????????????????????????????????????????????????????????nativas. De acordo com informações da Polícia Militar de Meio Ambiente de Araxá, ao JORNAL INTERAÇÃO, durante o período da piracema temporada 2014/2015, na região de Araxá, foram fiscalizados mais 700 pescadores profissionais e amadores e pontos de revenda do pescado; nove pessoas foram presas, 656 quilos de pescado apreendidos e aplicados R$ 14 mil reais em multas.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *