Logo Jornal Interação

O festival, que ocorre na Fundação Cultural Calmon Barreto desde ontem, 21, agrega atrações musicais, gastronômicas e artísticas.

Música instrumental de alta qualidade para curtir, um delicioso espaço a se desfrutar, encontrar amigos e, celebrando tudo isso, degustações de cervejas especiais, vinhos e delícias da terra, restaurantes de destaque em espaço gourmet com variados cardápios e deliciosos festins sob o comando de grandes chefs. Essa é a gostosa mistura da quinta edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, que está sendo realizado desde ontem, 21, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), com término previsto para o dia 24.

O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia é um ponto de encontro dos amantes da cultura e da boa mesa. Iniciado em 2007, já se consolidou como o mais importante evento do gênero de sua região de influência e um dos mais representativos do Brasil.

De acordo com um dos organizadores do festival, José Agenor Lemos Júnior, mais conhecido como Juninho, o evento apresenta uma diversidade de atrações que passam por artes cênicas e plásticas, musicais e oficinas gastronômicas para seu público. “Isso engrandece o festival. Nossa expectativa é a melhor possível. Acredito que vamos bater recorde não só de público, mas também de alegria para o pessoal. Nós acreditamos que vamos atingir um público de 15 mil pessoas em todo o festival”, disse Juninho.

Um dos grandes destaques do festival é a presença de três renomados chefs da cozinha francesa que são Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Erick Jacquin. Mesclando a cozinha francesa com ingredientes exóticos e tropicais, Claude Troisgros faz jus ao renome de sua família, a quem é creditada a criação da Nouvelle Cuisine Française. Já o renomado Laurent Suaudeau é considerado um dos precursores da cozinha francesa no Brasil, atuando no País desde 1979.  Erick Jacquin, por sua vez, realiza alta gastronomia sem perder os aromas e sabores de um autêntico bistrô – fato que lhe rendeu o título de Maître Cuisinier de France, a mais alta honraria culinária daquele país.

“Quando nós conseguimos reunir dois chefs desses, um que é o Laurent, que geralmente não gosta de fazer esse tipo de evento, resolveu vir porque estariam os três maiores chefs da França no Brasil reunidos. É a primeira vez que ocorre essa união de Claude Troisgros, Laurent Suaudeu e Erick Jacquin. Inclusive o próprio Estado de Minas publicou, esta semana, que estamos nos preparando para ser o melhor festival de Minas Gerais”, comentou Juninho.

Nas atrações musicais, Juninho destacou a vinda de grandes artistas a Araxá. “Na sexta-feira, nós teremos grandes atrações como a Big Bands Palácio das Artes, com mais de 30 integrantes, que vão dar um show espetacular. Quem nunca viu uma big band de perto tem que ver, porque é fantástico. No sábado, teremos uma atração internacional, que é o Donny Nichilo, grande pianista de Chicago, quer dizer, vai ser um festival muito interessante”.

Armando de Angelis, que também pertence à organização do festival, salientou que o evento vai contar com apresentação de artes cênicas. “Nós vamos ter um grupo folclórico de Santa Catarina, o grupo Camaleão, que é de dança de rua e vamos encenar uma peça com a Trupe Gaia, inclusive já estou redigindo, que chama ‘Raízes de Araxá’, para falar da gastronomia daqui desde os índios, os negros, os tropeiros e, também, na parte de artes plásticas, teremos uma exposição de pintura e de fotos”, declarou.

Juninho ainda acrescentou que o pátio da FCCB recebe uma estrutura diferenciada. “Fizemos uma cozinha com toda infraestrutura, temos um restaurante grande de luxo para festins, isso tudo muda em relação ao outro [festival que foi realizado no Barreiro], fizemos uma praça de coreto, que é fantástica [vai recepcionar a chegada do público]. Tudo isso vem somar com o festival”, contou.

Nos primeiros três dias do evento, o público terá que pagar ingresso de 10 reais (inteira) e 5 reais (meia) para estudantes. Já no domingo, 24, a entrada é gratuita.

Hermeto Pascoal se apresenta no 5º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia

O Sesc Araxá participa do 5º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá trazendo um dos grandes nomes da música nacional: Hermeto Pascoal. O músico dividiu o palco com Aline Morena nesta quinta-feira, 21. A apresentação fez parte da programação do festival, que acontece até domingo, 24, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto.

Hermeto Pascoal é uma das maiores referências no ramo da experimentação musical nas últimas décadas. Considerado um músico de talento inato, desde muito jovem, o músico demonstrou uma personalidade criativa ímpar, no decorrer de sua carreira. Seu trabalho é muito apreciado pelos estudiosos da música e, para o público em geral, suas releituras musicais são sempre curiosas e instigantes, chamando a atenção pelas performances extremamente arrojadas.

Big Band Palácio das Artes em Araxá nesta sexta-feira

A Big Band Palácio das Artes, projeto de fomento ao jovem artista da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresenta-se na cidade de Araxá, na região do Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira, 22, fazendo parte da programação do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. A apresentação acontece na Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá, no centro da cidade, na Praça Arthur Bernardes, n° 10.

Formada há cinco anos como projeto da Escola de Música do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar), a Big Band faz parte da política cultural do governo do Estado de estímulo à criação, pesquisa e profissionalização de jovens talentos neste gênero musical. Sob regência do maestro e arranjador cubano Nestor Lombida, a Big Band Palácio das Artes cumpre intensa agenda, apresentando-se em diversos espaços de Belo Horizonte e em outras cidades de Minas Gerais, integrando o projeto de interiorização da Secretaria de Estado de Cultura. A Big Band Palácio das Artes também participa do circuito de programações de jazz do Estado, estando presente em edições do Savassi Jazz Festival, do Jazz Gerais e do festival Tudo é Jazz.

Na programação do show estão músicas de grandes nomes do jazz, como Duke Ellington (“I don’t mean a thing”) e Billie Holiday (“Georgia on my mind”); e de músicos populares, como John Lennon e Paul McCartney (“Come together”), Santana (“Oye como va”) e Jorge Ben Jor (“Mas que nada”). O início do show está previsto para às 22h30.

Para mais informações sobre o festival, acesse www.festivaldearaxa.com.br.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *