Logo Jornal Interação

História do Futebol Araxaense.

16//06/2012- 7:58

Poradmin

jun 16, 2012

O clube focalizado esta semana é o MERCADO FUTEBOL CLUBE, difícil de chegar a sua história real por ser um clube pequeno e que, com o passar do tempo, vai trocando de presidentes. Entrevistamos três dirigentes que assim nos contaram. O primeiro a ser focalizado é o senhor Joaquim Antônio Galdino, natural da Argenita, nascido no dia 07/08/54.

Contou-nos o seguinte: Ele soube que quem fundou o clube foi o senhor Detinha que, tinha um bar no Mercado Municipal, juntamente com o Jair Tico-Tico e Dorinato Mendes. Eu tenho conhecimento desta história porque o papai Nicanor de Freitas tinha um salão de barbearia em frente ao Posto Shell que ficava no inicio da Avenida João Senna, e eu me lembro do bar do Detinha, do Jair Tico-Tico e do Dorinato Mendes. O senhor Joaquim presidiu o time do Mercado de 89/94. Ele e uma turma do bairro Santo Antônio já tinham um clube por nome de Bandeirantes que disputava jogos pelas redondezas e, às vezes, participavam de torneios locais, mas, não eram registrados na Liga. Veio então o desejo de disputar o campeonato local. Para registrar o Bandeirantes as despesas eram altas, foi quando eles tomaram conhecimento do time do Mercado que estava parado por mais de três anos. Pagaram às despesas a Liga e o Bandeirantes passou a chamar-se Mercado Futebol Clube, disputando entre outros com: Cit, Caiçara, Operário, Ferrocarril, Grei, Gef, Vila Nova, Dínamo, Santa Terezinha, União, Ferroviário e Internacional. O Mercado disputou de 89/94, o campeonato amador local sob a presidência do senhor Joaquim Antônio Galdino e não ganhou nenhum título.

Em 1995, quem assume a presidência do Mercado Futebol Clube é o senhor Carlos Alberto Ribeiro Sales (Baca), natural de Ibiá, nascido no dia 23/09/69. O Baca um grande desportista muito conhecido no bairro Santo Antônio, goleiro por diversos clubes amadores, presidiu o time do Mercado de 95/2004. Baca antes de presidir o Mercado já tinha sido presidente do Tupi e fez parte também da diretoria do Ferroviário Futebol Clube. Como goleiro foi campeão no ano de 89 defendendo a equipe do Vila Nova. Em1993, atuou pelo Tupi e de 99/2004, defendia a meta do Ferroviário, sendo campeão no ano de 2002. Hoje, Baca faz parte da diretoria da equipe da Chácara Dona Adélia que disputa o Ruralão.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *