Logo Jornal Interação

FliAraxa-2015 170Será lançado oficialmente, no próximo dia 23,às 20 horas, em Araxá, o Livro “Direitos Humanos e Cidadania na Educação”, da professora e advogada Sandra Afonso de Castro, ocasião em que será apresentado também o Instituto Consciência & Ação (IC&A), criado a partir da proposta do livro que é trabalhar em prol da promoção humana, da formação do cidadão ativo. O Instituto incentivará e apoiará os seguintes eixos da educação: Educação em e para Direitos Humanos;Educação para a Paz;Educação Ambiental;Saúde Preventiva;Inclusão Digital;Educação Financeira;Alfabetização e Inclusão social.

O livro, cuja impressão teve o apoio da CBMM, contou com o design gráfico de Wagner Matias e revisão de João Batista de Freitas, dois araxaenses bastante conhecidos por sua atuação nos meios de comunicação e que, embora residindo fora de Araxá, estão sempre ligados, afetivamente e de forma participativa,a nós.

A autora, Sandra Afonso de Castro, araxaense, Mestra em Educação pela UNIUBE, convive com os desafios dos Direitos Humanos e pela Paz desde sua juventude, como militante em comunidade eclesial de base (Teologia da Libertação), sócia fundadora e diretora do Jornal das Geraes (jornal regional, de 1984 a 1993), professora, advogada, articuladora do Instituto Consciência & Ação, do qual é a primeira presidente.

A obra é estudo profundo que desperta os educadores, pais, poder público, comunidade em geral, para uma reflexão, propiciando conhecimento, propondo práticas para uma educação emancipatória, inclusiva. É um alerta para a realidade e convite ao leitor/educador à reflexão sobre sua participação direta na conscientização dos direitos do cidadãoe na sua efetivação. Não por acaso teve o privilégio de ser prefaciada pelo Eminente Juiz de nossa Comarca, Dr.Renato Zouain Zupo,tecendo sua visão a respeito do trabalho proposto por Sandra.

Sucesso antecipado

Mesmo antes de seu lançamento oficial, em lançamentos itinerantes e contatos pessoais da autora e de membros do Instituto, olivro “DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO” já começou a sensibilizar pessoas e a se destacar por seu conteúdo de grande relevância social.  

No III Fliaraxá, a autora fez pré-lançamento, e foi bastante prestigiada por amigos, ex – alunos e admiradores do seu trabalho, e por outros autores presentes neste marco da literatura em Araxá. 

Sandra Afonso participou também, na UNIUBE – Universidade de Uberaba, do VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro, tendo sua obra sido selecionada para lançamento durante o evento, precisamente no dia 22, às 21 horas. 

Parcerias estão sendo firmadas pelo Instituto junto a órgãos públicos e privados, na área da educação, tais como Secretaria Municipal de Educação de Araxá, CEFET/MG – Câmpus Araxá, UNIARAXÁ; também junto à OAB/MG Subseção de Araxá e outras, para a consecução dos objetivos da entidade.

O lançamento da obra e apresentação do Instituto e da sua primeira diretoria e conselho fiscal acontecem no próximo dia 23 no Teatro Municipal de Araxá, com entrada franca. Estão programadas palestras na abertura, projeção de vídeo, intervenções artísticas seguidas de noite de autógrafos.

Contatos: instituto.consciecia.acao@gmail.comCapa completa - layoutpersonagensuniube1

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *