Destaque »

FestNatal dará visibilidade a campanhas solidárias neste fim de ano

20 de novembro de 2018 – 11:36 |

Empresas, instituições e pessoas que queiram realizar campanhas solidárias neste fim de ano poderão contar com o suporte do FestNatal 2018 em suas ações. Uma das propostas desta edição do evento é que ele congregue …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Responsabilidade social

EGRESSOS DO UNIARAXÁ/Catia Maria Lemos Melo Zema

JOAZINHO

JOÃO BATISTA DOS SANTOS
Curso de Marketing

DNA:

Conhecido como Joãozinho Uirapuru o egresso do UNIARAXÁ, traz em seu DNA, a cultura e tudo que envolve música, teatro, artes e expressões artísticas. Ainda criança, pensava em ser artista, promover e fazer arte. Carismático, fala com a alma quando se refere ao que faz, faz da música o tônico que impulsiona suas realizações artísticas, o que não é tão difícil, pois sua maior motivação vem de seu intimo. É graduado em Marketing pelo UNIARAXÁ, com experiência em marketing cultural, político e ambiental.

Produtor Cultural:

Produtor Cultural há 20 anos, com atuação na região de Minas Gerais e outros estados, Joãozinho é compositor e poeta premiado em diversos concursos e festivais no país. Autor de textos teatrais tem significativas participações no campo literário e artístico. Também é redator publicitário e autor de jingles com expressiva participação nos movimentos culturais e projetos sócios educativos. Produtor de shows e eventos corporativos, articulador de campanhas, encontros, seminários e exposições ligado as artes.

Pioneiro:

Integrante da primeira Associação Cultural da cidade – Associação Artística e cultural de Araxá – AACA, fundada em 1985.Criador de vários projeto são lado de parceiros da cidade como: Quinta Arte (sucesso nas noites araxaenses entre os anos de 1998 e 2001),Letras, Canções, Cordas e Vocais que trouxe à Araxá,os grandes nomes da MPB como Lô Borges, Belchior, Adriana Calcanhoto, Almir Sater entre outros em intercâmbio com artistas locais.Idealizador da CAMPANHA VÁ AO TEATRO. Que iniciou em 1992 e que colocou Araxá e região na rota cultural do País, através dos maiores espetáculos em cartaz nas capitais. Foi também idealizador do Projeto Ecoar – Educação Ambiental em 2007,que tem a proposta de levar informação através do teatro para as escolas urbanas e rurais, além de instituições e outros espaços públicos.

Promoter:

Seu entusiasmo o leva a ser incentivador da cultura através da promoção de cursos de teatro, dança circo e outros, visando à formação de novas plateias. É sempre parceiro dos maiores eventos culturais do município, como o Festival de Cultura Popular (SESC), Expoaraxá (ARAP),Beleza Sustentável (Convention e Visitors Bureau). No Araxá Cine Festival fez a coordenação de oficinas e workshops. E desde a criação do “Encontro SESI de Artes Cênicas”, Joãozinho é o coordenador artístico. Atualmente em produção mensal com a CAMPANHA VÁ AO TEATRO, que já completa 22 anos,com a Turnê do Grupo Galpão em Araxá e recentemente produção local do FLIARAXÁ.

Egresso:

“Ser egresso do UNIARAXÁ representa muito para mim. A satisfação que obtive ao ser graduado no curso que sempre tive aptidão e que nunca tivera uma oportunidade e tempo para realizar este desejo.A realização deste sonho em minha própria cidade e em uma instituição séria e respeitada como o UNIARAXÁ, foi um fator relevante que até hoje colho os frutos por acreditar que um banco universitário pode sim ser um divisor de águas na vida de qualquer pessoa.Após a conclusão do curso, eu entendi que podia alçar voos mais altos e seguir adiante com minha missão de fé que sempre foi trabalhar com arte e cultura. Com o curso de Marketing do UNIARAXÁ, eu passei a gerenciar a minha vocação com muito mais amplitude e pude avaliar que na distribuição e fruição dos bens culturais também poderia haver a possibilidade de gerir um negócio como outro qualquer.E foi assim, que consegui chegar a outros recantos deste país levando minhas experiências e projetos artísticos, contribuindo de alguma forma para o desenvolvimento cultural de outras comunidades”.

Nota da Articulista: A campanha “Vá ao Teatro” completa 22 anos e retorna em grande estilo neste ano, trazendo novamente grandes produções nacionais e espetáculos premiados. Idealizada na década de 90, com a Primeira Campanha de popularização do teatro e artes cênicas em geral na cidade de Araxá, a iniciativa hoje chega a outras regiões do país e palcos de outras capitais. Dentre os projetos idealizados e produzidos pela “Uirapurus Arte e Cultura”, os Anos de Ouro da Música – Grandes Tributos e a Campanha Vá ao Teatro, estão chegando a cada ano em novas cidades do país, como Goiânia, Franca, Uberlândia, Passos, São Gotardo e outras da região. Um grande sucesso!