Destaque »

Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais visita Araxá

20 de fevereiro de 2020 – 19:24 |

A Capitania Fluvial de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte desde dezembro de 2018, está ampliando sua área de atuação e deve instalar unidades no Triângulo Mineiro e região do Rio Paranaíba. No …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Meio Ambiente

Dicas do corpo de bombeiros

Período de Chuvas

Antes das chuvas:

Faça limpeza dos telhados; Desobstrua as calhas; Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc; Retire entulhos dos quintais áreas, becos e ruas; Providencie a poda ou corte de arvores com risco de queda; Reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.

Durante chuvas intensas:

Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo a noite; Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso; Armazene água potável; Mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; Desligue a energia elétrica; Procure abrigo em local alto e seco.

Se estiver no carro:

Procure um local alto e espere o nível da água baixar; Não pare o carro próximo de postes ou arvores; Poças de água podem ocultar crateras; Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha; Dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.

Sob risco de inundações ou desabamento:

Nos casos de maior gravidade (havendo infiltração, rachadura ou barulhos estranhos) abandone sua residência; Quem mora as margens de rios e próximo a encostas também deve sair de casa; Procure manter a calma acima de tudo; Providencie a evacuação do local e retirada de pessoas que ainda estão correndo risco; Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas; Na iminência de ser levado pelas águas, procure se agarrar em algum obstáculo ou flutuar;

Cuidados:

Em caso de Tempestades;

Se estiver chovendo forte ou trovejando, fique dentro de sua casa ou procure um lugar onde você possa se abrigar, desde que não seja uma área de risco. Evite viajar durante chuvas fortes e nunca dirija por estradas alagadas. Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, pare, abandone o veículo e procure um local seguro.

Cuidado com Raios:

• Desligue aparelhos elétricos das tomadas;
• Fique longe de janelas;
• Não fique próximo de árvores ou postes, porque eles atraem raios;
• Não fique em pé em campo aberto;
• Evite campos de futebol, praias e outros locais abertos;
• Não retire roupas de varais de arame durante as chuvas fortes;
• Mantenha distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas em geral;
• Permaneça dentro do carro, já que automóveis oferecem excelente proteção contra raios;
• Não fique dentro da água;
• Use o telefone somente em casos de emergência.

BOMBEIRO: O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS!

Foto chuvas Foto raios e chuvas Foto raios