Destaque »

Zema se reúne com Bolsonaro para discutir dívida de MG com a União

18 de janeiro de 2019 – 17:22 |

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o vice-governador, Paulo Brant (Novo), se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Brasília, no Distrito Federal, nesta quarta-feira (16). Entre os assuntos tratados na …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Saúde

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa dia 16 em todo o país

Em Araxá, a expectativa é de que cerca de 5,9 mil crianças sejam vacinadas.

A campanha de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, tem início neste sábado, 16 de junho, em todo o país. Crianças de 0 a menores de 5 anos devem ser vacinadas até o dia 6 de julho. Em Araxá, a expectativa é de que cerca de 5,9 mil crianças sejam vacinadas.

Os postos do Programa Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde (UNIS) estarão abertos das 8h às 17h. Na área central, a vacina será disponibilizada na Unidade de Atendimento Especializado (UAE) no mesmo horário.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas, o vírus causa paralisia e deformações no corpo e está sendo erradicada em todo mundo graças a campanhas de vacinação.

Não há contraindicações em relação à vacina, portanto crianças vacinadas recentemente contra a gripe, podem receber normalmente as gotinhas da campanha de vacinação. Porém, se a criança estiver com febre aguda ou infecções mais graves, a orientação é que a vacina seja administrada assim que a saúde da criança for restabelecida.