Logo Jornal Interação

Em Araxá, a expectativa é de que cerca de 5,9 mil crianças sejam vacinadas.

A campanha de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, tem início neste sábado, 16 de junho, em todo o país. Crianças de 0 a menores de 5 anos devem ser vacinadas até o dia 6 de julho. Em Araxá, a expectativa é de que cerca de 5,9 mil crianças sejam vacinadas.

Os postos do Programa Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde (UNIS) estarão abertos das 8h às 17h. Na área central, a vacina será disponibilizada na Unidade de Atendimento Especializado (UAE) no mesmo horário.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas, o vírus causa paralisia e deformações no corpo e está sendo erradicada em todo mundo graças a campanhas de vacinação.

Não há contraindicações em relação à vacina, portanto crianças vacinadas recentemente contra a gripe, podem receber normalmente as gotinhas da campanha de vacinação. Porém, se a criança estiver com febre aguda ou infecções mais graves, a orientação é que a vacina seja administrada assim que a saúde da criança for restabelecida.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *