Logo Jornal Interação

O Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Araxá apresentaram na manhã da última quarta-feira (19 de agosto), para diversos setores da sociedade o Programa Cultivando Água Boa (CAB). O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araxá (ACIA), e contou com as participações do prefeito de Araxá Aracely de Paula e da vice Lidia Jordão, do superintendente de meio ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, do Gerente da Divisão de Operação e Manutenção da Copasa de Araxá, Sidney Milanez, que disse ao JORNAL INTERAÇÃO, que, “ esse é um programa muito importante. Além da preservação e do uso racional da água ele preconiza a água dentro da realidade cultural e social da região. É um projeto vencedor do prêmio Água para a Vida da ONU, na categoria melhores práticas de gestão de recursos hídricos. A apresentação em Araxá tem como objetivo envolver toda a sociedade nas atividades de implantação do programa, para promover a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares, da biodiversidade e a disseminação de valores e saberes sobre o meio ambiente”.

Detalhes técnicos do programa:

Em 25 de março, o Governo de Minas firmou um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional, desenvolvedora do programa, e constituiu um grupo de trabalho para elaborar estudos e propor a reestruturação dos programas da administração pública estadual para incorporar as boas práticas e as experiências do “Cultivando Água Boa”. A Comissão de Trabalho é composta, além da Copasa, por representantes da Cemig, Emater, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Secretaria de Educação (SEE), Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A parceria com o Poder Público:

O Programa Cultivando Água Boa trabalha de maneira integrada e articulada com os vários órgãos de diferentes níveis de governo em favor de um objetivo comum: recuperar a quantidade e qualidade das águas à partir do espaço territorial definido pela natureza que é a microbacia. Segundo o prefeito de Araxá Aracely de Paula, o Programa é uma grande oportunidade para ações concretas a nível do município para proteger e desenvolver outros projetos e parcerias que possam cuidar e usar de forma racional e inteligente á água, o bem maior que temos.” Aracely de Paula, ainda revelou que tem muitos projetos que poderão ser agregados ao ‘Cultivando Água Boa’, “ pretendemos envolver o Uniaraxá, a Fazenda da Epamig e outros parceiros para aproveitar a base e a estrutura que estamos recebendo desse valoroso programa.”

Aracely de Paula prefeito de Araxá DSC06890 DSC06892 DSC06898 DSC06899 Sidney Milanez da Copasa

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *