Logo Jornal Interação

Na manhã desta terça-feira, 5, a Prefeitura Municipal de Araxá, por meio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (IPDSA) lançou o projeto-piloto “Coleta Seletiva em Escola”. O objetivo do projeto lançado na sede da Empresa Bem Brasil é oferecer aos alunos das Escolas Municipais Auxiliadora Paiva e José Bento [esta última situada na zona rural], da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria e do Colégio Dom Bosco mais informações sobre o processo de coleta seletiva aqui no município.

O lançamento do projeto fez parte da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo IPDSA, que se estende até o próximo dia 13 deste mês com palestras, blitz educativa, e outras atividades. De acordo com a idealizadora do projeto, bióloga e educadora ambiental, Márcia Aparecida Almeida Andrade, a ideia nasceu a partir da necessidade de se fazer um trabalho enfatizando a importância da coleta seletiva com os mais jovens.

“As escolas têm vontade de colocar em prática algumas ações, mas são vários fatores que impedem esse sucesso de alguma iniciativa nesse sentido. Diante das atividades que não deram êxito, então a gente foi observando e conseguimos chegar ao que nós gostaríamos de conhecer”, disse.

Márcia explicou que o projeto será colocado em prática de maneira simples, facilitando as atividades desempenhadas futuramente pelas instituições. “Nós vamos fazer, em um primeiro momento, a sensibilização de todos os segmentos da escola, desde diretora, professores, alunos, as pessoas que convivem naquele ambiente, todas serão capacitadas para separar corretamente os resíduos e os coletores estarão presentes em todas as dependências das escolas. Depois, vamos ter visitas orientadas ao aterro sanitário e à Associação de Catadores e fazer um concurso elegendo a sala que mais participou da coleta, e vai poder conhecer a Bem Brasil de perto com uma visita”, contou.

A bióloga acredita que este projeto mude a rotina das crianças. “Eles vão vivenciar a educação ambiental na vida deles, vai fazer parte da rotina da escola, vai mudar hábitos, quer dizer, pretendemos estender isso às famílias e vamos ganhar essa atividade fortalecendo essa ação nas crianças”, comentou.

Para a diretora da Escola Municipal José Bento, Lúcia Soares de Oliveira, além da instituição, as crianças ganharão bastante com o projeto da coleta seletiva. “Como somos uma escola de zona rural, queremos que elas tenham essa consciência sobre o assunto. A escola desenvolve ações que preservem a natureza, mas, com a ajuda do projeto, é viável se obter sucesso por meio dessas parcerias”, destacou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira, que, na solenidade, representou o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, a palavra de ordem do momento é parceria. “As escolas participantes ampliarão e multiplicarão esse projeto nas demais instituições, novos conceitos de educação ambiental e nova cultura de preservação ambiental. Acreditamos no comprometimento e na capacidade de realização de todos os parceiros para o sucesso dessa ação. Os resultados terão a marca da contribuição de inúmeros parceiros, governo municipal, empresa Bem Brasil e comunidades escolares buscando a melhoria da qualidade de vida de todos nós”, ressaltou.

O cronograma do projeto ainda prevê o lançamento de um guia com os resultados desses trabalhos em âmbito nacional até o fim do ano. “Nós pretendemos lançar esse guia para distribuir aos profissionais que trabalham a nível nacional e estadual com coleta seletiva e para as 600 Salas Verdes de todo o Brasil. As expectativas são muito boas em relação a esse projeto e acreditamos que dê certo aqui em Araxá”, finalizou Márcia.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *