Destaque »

Ganso empata com Valeriodoce e continua no G4

24 de setembro de 2018 – 19:49 |

Em partida válida pela décima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, versão 2018, chancelado pela Federação Mineira de Futebol, na manhã do último  domingo, dia 23 de setembro, o time do …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Meio Ambiente

Previsão do tempo para Araxá: aumento do calor, baixa umidade do ar e falta de chuva nos próximos 60 dias

Esta semana o JORNAL INTERAÇÃO, esteve no Posto Meteorológico de Araxá, para saber das condições do tempo (clima) no município. De acordo com o Observador Meteorológico Municipal, Veríssimo Gomes de Melo, a estação mais fria e seca do ano vai perdurar por pelo menos mais dois meses na região. Ele disse que,” é normal o clima que estamos tendo agora, com temperatura máxima de 28 graus durante o dia e a mínima de 12 graus de madrugada”. Ainda segundo Veríssimo, “ a tendência daqui para frente é um aumento sensível do calor e queda na umidade relativa do ar. Hoje estamos com uma umidade bem abaixo dos padrões normais, em torno de 30 por cento, enquanto o normal é de 70 por cento.” O meteorologista revelou também que o ar frio deixa o tempo mais seco. De acordo com os estudos e previsões que estão sendo feitos no Posto de Meteorologia de Araxá, ele assegurou que, “ chuva de verdade mesmo em Araxá, teremos somente no final do mês de outubro. Isso significa que vai chover na cidade sonos próximos 60 dias.”

Problemas do tempo seco:

A estiagem e a baixa umidade do ar podem causar doenças respiratórias, além de aumentar as queimadas urbanas. Um dado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela que durante o período de estiagem o número de incêndios e queimadas triplica na região do Alto Paranaíba. A estação mais fria do ano exige cuidado redobrado com a saúde. O ar mais seco facilita o aumento da poluição e a proliferação de vírus, o que, consequentemente, contribui para elevar a frequência das infecções das vias respiratórias. Em Araxá as unidades de saúde municipais registram todos os dias dezenas de atendimentos ambulatoriais, principalmente de crianças e idosos com problemas respiratórios em função do tempo seco.

Estação-Metereológica-de-Araxá Foto Posto Metereológico Araxa Foto Veríossimo Gomes Meteorologista