Destaque »

Corredora araxaense supera atletas da elite e chega em 21º lugar na Prova Internacional de São Silvestre

11 de Janeiro de 2018 – 21:48 |

Com um desempenho especial e muita dedicação, a atleta araxaense Patrícia Rodrigues Ribeiro Martins de 37 anos, foi uma das corredoras destaques,  na última edição …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Meio Ambiente

Previsão do tempo para Araxá: aumento do calor, baixa umidade do ar e falta de chuva nos próximos 60 dias

Esta semana o JORNAL INTERAÇÃO, esteve no Posto Meteorológico de Araxá, para saber das condições do tempo (clima) no município. De acordo com o Observador Meteorológico Municipal, Veríssimo Gomes de Melo, a estação mais fria e seca do ano vai perdurar por pelo menos mais dois meses na região. Ele disse que,” é normal o clima que estamos tendo agora, com temperatura máxima de 28 graus durante o dia e a mínima de 12 graus de madrugada”. Ainda segundo Veríssimo, “ a tendência daqui para frente é um aumento sensível do calor e queda na umidade relativa do ar. Hoje estamos com uma umidade bem abaixo dos padrões normais, em torno de 30 por cento, enquanto o normal é de 70 por cento.” O meteorologista revelou também que o ar frio deixa o tempo mais seco. De acordo com os estudos e previsões que estão sendo feitos no Posto de Meteorologia de Araxá, ele assegurou que, “ chuva de verdade mesmo em Araxá, teremos somente no final do mês de outubro. Isso significa que vai chover na cidade sonos próximos 60 dias.”

Problemas do tempo seco:

A estiagem e a baixa umidade do ar podem causar doenças respiratórias, além de aumentar as queimadas urbanas. Um dado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela que durante o período de estiagem o número de incêndios e queimadas triplica na região do Alto Paranaíba. A estação mais fria do ano exige cuidado redobrado com a saúde. O ar mais seco facilita o aumento da poluição e a proliferação de vírus, o que, consequentemente, contribui para elevar a frequência das infecções das vias respiratórias. Em Araxá as unidades de saúde municipais registram todos os dias dezenas de atendimentos ambulatoriais, principalmente de crianças e idosos com problemas respiratórios em função do tempo seco.

Estação-Metereológica-de-Araxá Foto Posto Metereológico Araxa Foto Veríossimo Gomes Meteorologista