Logo Jornal Interação

SONIA RIBEIRO EGRESSA

SÔNIA MARIA RIBEIRO
Estudos Sociais – 1988

Perfil:

Somente quem já trabalhou e convive com esta grande mulher,sabem de seu potencial, competência e comprometimento com o que faz. Sempre se destaca pelo seu espírito altruísta e seu ideal que vai sempre além dos horizontes dos que se satisfaz com os limites. Sua responsabilidade e pontualidade são os lacres eternos com seu cotidiano.

Família:

Filha de Francisco Ribeiro Neves e Maria da Glória Ribeiro Neves, Sônia eterniza o tempo que passou com seus pais, maximizando e vivenciando os valores por eles preconizados.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Nossa egressa graduou-se em Estudos Sociais na então FAFI -Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá, hoje UNIARAXÁ, no ano de 1988.

OPÇÃO PELO CURSO:

Embora tenha escolhido Estudos Sociais, não atuou na área, mas sempre buscou seus sonhos com garra e determinação, aliado a uma bagagem de conhecimento adquirido no curso que lhe fez vislumbrar novos e amplos horizontes. “Êxito e muito orgulho com meu curso superior, que me proporcionou outras dimensões de sucesso na vida. Ampliou-me estradas e me fez conquistar novos horizontes. O Estudos Sociais virou conquistas sociais em benefícios da comunidade em diversas áreas”. “O homem passa, mas as suas obras ficam!”

RELATOS DA EXPERIÊNCIA ENQUANTO ACADÊMICO:

“Ingressei no curso de Estudos Sociais na FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá, hoje UNIARAXÁ, no ano de 1988. Na instituição convivi e aprendi com excelentes mestres, que compostura ética e humana, foram um diferencial em minha vida. Cito alguns deles: Maria Celeste Moura, Lázara do Rosário Carneiro, Azilmar Borges da Silva Martins. Desde cedo tive força de vontade e desejo em aprender. Meu primeiro trabalho foi na loja de eletrodomésticos do Sr. Cyro Almeida, na função de Escriturária. Em seguida, trabalhei como Mecanógrafa na Auto Aguiar S/A, Concessionária da Chevrolet. E, por fim, na VEDOBEL – Veículos Dona Beja Ltda., Concessionária da FIAT e posteriormente, Auto Zema, da mesma Concessionária”.

SESC:

A história do SESC/Araxá se confunde com a história de Sônia, tamanha sua dedicação e grandes realizações na Entidade. Em 1975, prestou concurso no SESC (Serviço Social do Comércio) para preencher o cargo de Auxiliar de Escritório, sendo admitida em 1976. Lá, trabalhou na Biblioteca e na Secretaria por vários anos, antes de ser promovida, ao cargo de Técnico de Educação, quando assumiu a Direção da Unidade do SESC Araxá. “Nesses 35 anos dedicados ao SESC, empreendi minha coragem, intuição, entusiasmo e criatividade para realizar inúmeros projetos em prol da comunidade, pensando sempre alto, com estilo perfeccionista, liderança ponderada, e visando sempre o bem-estar da clientela e comunidade, atendidas pela Entidade, além de participar de vários congressos, treinamentos e cursos de pequena duração.Em Março de 2010, o SESC escreveu 50 anos de história em Araxá, e eu fiz parte de muitos capítulos contados nestas linhas de luta, obstáculos, empenho, persistência, muito trabalho e inúmeros serviços prestados à comunidade”.

Pousada do SESC:

Durante a gestão de Sônia, foi construída a Pousada do SESC em Araxá; reivindicou a Diretoria Regional da Entidade aquisição de vários imóveis, inclusive um da extinta CASEMG, visando ampliação da Unidade como:Centro Cultural, Ginásio e apartamentos. Inúmeros eventos de renome foram criados e diversos projetos nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo foram desenvolvidos semanalmente e/ou mensalmente em Escolas, Associações de Bairros, Entidades de Assistência e outros. Na verdade, sua reivindicação foi para implantação de uma Colônia de Férias, o que não foi possível àquela época. Mas, seu legado foi grande e merece os aplausos de todos.

ÁREA QUE ATUALMENTE ATUA:

Prefeitura Municipal de Araxá, Sônia está atuando como Assessora Executiva na Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos.

UNIARAXÁ:

“UNIARAXÁ é uma instituição em constante evolução e crescimento; comprometida com a qualidade e ampliação dos cursos oferecidos, com a qualidade da estrutura física, com a responsabilidade social, o que sem sombra dúvidas é um grande diferencial para a comunidade de Araxá e região”.

Nota da Articulista: Realizar com comprometimento é esquecer-se de si e ir ao encontro do outro. É plantar com amor, a irrestrita doação, sem esperar o mérito da florada, da colheita. É a plenitude do anonimato… Isto, e muito mais, pudemos constatar na simplicidade desta grande mulher,de grandes feitos em nossa cidade.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *