Destaque »

Ganso empata com Valeriodoce e continua no G4

24 de setembro de 2018 – 19:49 |

Em partida válida pela décima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, versão 2018, chancelado pela Federação Mineira de Futebol, na manhã do último  domingo, dia 23 de setembro, o time do …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Responsabilidade social

EGRESSOS DO UNIARAXÁ/Catia Maria Lemos Melo Zema

SONIA RIBEIRO EGRESSA

SÔNIA MARIA RIBEIRO
Estudos Sociais – 1988

Perfil:

Somente quem já trabalhou e convive com esta grande mulher,sabem de seu potencial, competência e comprometimento com o que faz. Sempre se destaca pelo seu espírito altruísta e seu ideal que vai sempre além dos horizontes dos que se satisfaz com os limites. Sua responsabilidade e pontualidade são os lacres eternos com seu cotidiano.

Família:

Filha de Francisco Ribeiro Neves e Maria da Glória Ribeiro Neves, Sônia eterniza o tempo que passou com seus pais, maximizando e vivenciando os valores por eles preconizados.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Nossa egressa graduou-se em Estudos Sociais na então FAFI -Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá, hoje UNIARAXÁ, no ano de 1988.

OPÇÃO PELO CURSO:

Embora tenha escolhido Estudos Sociais, não atuou na área, mas sempre buscou seus sonhos com garra e determinação, aliado a uma bagagem de conhecimento adquirido no curso que lhe fez vislumbrar novos e amplos horizontes. “Êxito e muito orgulho com meu curso superior, que me proporcionou outras dimensões de sucesso na vida. Ampliou-me estradas e me fez conquistar novos horizontes. O Estudos Sociais virou conquistas sociais em benefícios da comunidade em diversas áreas”. “O homem passa, mas as suas obras ficam!”

RELATOS DA EXPERIÊNCIA ENQUANTO ACADÊMICO:

“Ingressei no curso de Estudos Sociais na FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá, hoje UNIARAXÁ, no ano de 1988. Na instituição convivi e aprendi com excelentes mestres, que compostura ética e humana, foram um diferencial em minha vida. Cito alguns deles: Maria Celeste Moura, Lázara do Rosário Carneiro, Azilmar Borges da Silva Martins. Desde cedo tive força de vontade e desejo em aprender. Meu primeiro trabalho foi na loja de eletrodomésticos do Sr. Cyro Almeida, na função de Escriturária. Em seguida, trabalhei como Mecanógrafa na Auto Aguiar S/A, Concessionária da Chevrolet. E, por fim, na VEDOBEL – Veículos Dona Beja Ltda., Concessionária da FIAT e posteriormente, Auto Zema, da mesma Concessionária”.

SESC:

A história do SESC/Araxá se confunde com a história de Sônia, tamanha sua dedicação e grandes realizações na Entidade. Em 1975, prestou concurso no SESC (Serviço Social do Comércio) para preencher o cargo de Auxiliar de Escritório, sendo admitida em 1976. Lá, trabalhou na Biblioteca e na Secretaria por vários anos, antes de ser promovida, ao cargo de Técnico de Educação, quando assumiu a Direção da Unidade do SESC Araxá. “Nesses 35 anos dedicados ao SESC, empreendi minha coragem, intuição, entusiasmo e criatividade para realizar inúmeros projetos em prol da comunidade, pensando sempre alto, com estilo perfeccionista, liderança ponderada, e visando sempre o bem-estar da clientela e comunidade, atendidas pela Entidade, além de participar de vários congressos, treinamentos e cursos de pequena duração.Em Março de 2010, o SESC escreveu 50 anos de história em Araxá, e eu fiz parte de muitos capítulos contados nestas linhas de luta, obstáculos, empenho, persistência, muito trabalho e inúmeros serviços prestados à comunidade”.

Pousada do SESC:

Durante a gestão de Sônia, foi construída a Pousada do SESC em Araxá; reivindicou a Diretoria Regional da Entidade aquisição de vários imóveis, inclusive um da extinta CASEMG, visando ampliação da Unidade como:Centro Cultural, Ginásio e apartamentos. Inúmeros eventos de renome foram criados e diversos projetos nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo foram desenvolvidos semanalmente e/ou mensalmente em Escolas, Associações de Bairros, Entidades de Assistência e outros. Na verdade, sua reivindicação foi para implantação de uma Colônia de Férias, o que não foi possível àquela época. Mas, seu legado foi grande e merece os aplausos de todos.

ÁREA QUE ATUALMENTE ATUA:

Prefeitura Municipal de Araxá, Sônia está atuando como Assessora Executiva na Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos.

UNIARAXÁ:

“UNIARAXÁ é uma instituição em constante evolução e crescimento; comprometida com a qualidade e ampliação dos cursos oferecidos, com a qualidade da estrutura física, com a responsabilidade social, o que sem sombra dúvidas é um grande diferencial para a comunidade de Araxá e região”.

Nota da Articulista: Realizar com comprometimento é esquecer-se de si e ir ao encontro do outro. É plantar com amor, a irrestrita doação, sem esperar o mérito da florada, da colheita. É a plenitude do anonimato… Isto, e muito mais, pudemos constatar na simplicidade desta grande mulher,de grandes feitos em nossa cidade.