Logo Jornal Interação

Foto vacinação polio 2

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado, dia 15 ( amanhã) e vai até 31 de agosto em todo o país. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). As crianças que forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos. Postos de vacinação fixos e móveis em todo o país estarão disponíveis para aplicar as doses. Em Araxá a imunização também terá atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde. Amanhã ( sábado), ‘O Dia D da Campanha de Poliomielite e Multivacinação Infantil, será realizado em nove postos do município, com a seguinte programação:

* UNIDADES QUE IRÃO OFERECER TODAS AS VACINAS (POLIO E CARTÃO EM DIA)

– UNILESTE

– UNINORTE

– UNISA

– UNISUL

– CENTRO DE VACINAÇÃO

– PSF ANA ANTÔNIA
* UNIDADES QUE IRÃO OFERECER SOMENTE POLIO (15 DE AGOSTO)

– PSF ABOLIÇÃO

– PSF PÃO DE AÇÚCAR

– UNIOESTE

Horário de funcionamento das unidades no dia 15 de agosto: das 8h às 17h.

A campanha se segue até o dia 1º de setembro de 2015.

Os PSF’s serão atendidos nos dias que se seguem conforme escala abaixo, e oferecerá vacina contra poliomielite e as demais vacinas do calendário vacinal infantil:

17/08: PACS SUL

18/08: PSF ANA PINTO

19/08: PSF VILA ESTANCIA

20/08: PSF ALVORADA

21/08: PSF BOA VISTA

24/08: PSF LUZIA

25/08: PSF OROZINO

26/08: PSF SÃO PEDRO

27/08: PSF ABOLIÇÃO

28/08: PSF PÃO DE AÇÚCAR

31/08: PSF TIRADENTES

01/09: PSF URCIANO LEMOS

População a ser vacinada: crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 5,2 mil crianças (95% da população total de 6 meses a menores de 5 anos).

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *