Destaque »

Catarina enfrenta ventos fortes, mar agitado e baixa temperatura da água na travessia do Canal da Mancha

13 de setembro de 2019 – 18:25 |

Por Maurício de Castro Rosa
O ser humano é o único animal que arrisca sua vida sem ser para comer ou se salvar de um predador. Ele arrisca a vida por adrenalina, por emoções, por desafios, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Goleiro da Seleção Brasileira, nascido em Araxá vai defender a Juventus da Itália

O brasileiro Neto, que compôs o grupo da Seleção Brasileira na Copa América de última hora após o corte de Diego Alves, foi apresentado na última semana como novo goleiro da Juventus. Após quatro anos na Fiorentina, o atleta chegou a Turim de graça e assinou por quatro anos. Elogiando a recepção na Velha Senhora, o arqueiro revelado pelo Furacão quer evoluir profissionalmente na tetracampeã italiana. Antes de se destacar pelo Atlético-PR no futebol brasileiro, porém, Neto começou a carreira no Cruzeiro, em 2003. No mesmo ano, mudou-se para Curitiba, onde ficou até 2011 defendendo as cores do Furacão. Com certa experiência na Europa, após quatro anos em Florença, Neto está focado em trabalhar e evoluir profissionalmente na Juventus. “A Juventus pode contar comigo. Estou aqui para abaixar a cabeça, trabalhar duro e crescer como jogador. Não há dúvida que a Juventus é a escolha certa para mim. Desde que eu cheguei na Itália, minha ambição era jogar no mais alto nível. Então, quando a Juventus veio, eu já tinha feito a minha escolha”, disse o goleiro que recebeu a camisa 25 na Velha Senhora. Segundo brasileiro no atual elenco da Juventus, ao lado do também goleiro Rubinho, que renovou contrato nesta temporada, Neto comentou a recepção de Gianluigi Buffon, titular da posição e campeão do mundo com a Itália em 2006. Aos 25 anos, lembra-se dos ensinamentos do pai, que também era goleiro, antes do maior desafio da carreira. “Fui recebido de forma calorosa por Buffon. É muito positivo começar minha vida na Juventus. Depois de uma estadia fantástica em Florença, preciso dar um passo a mais na minha carreira e por isso escolhi um time dessa qualidade”, comentou o brasileiro, que já deve se unir ao elenco da Velha Senhora para iniciar o calendário de treinos da pré-temporada.

Neto, é filho do ex-goleiro Betão e nasceu em Araxá:

Aqueles torcedores mais veteranos do Araxá Esporte Clube, dos anos 1980 certamente se lembram com nostalgia e alegria daquele esquadrão do Ganso, que subiu para a Primeira Divisão em 1990 e deixou saudade. No elenco alvinegro que tinha João Paulo, Calvéx, Eurico, Bolão, Wilson, Mauro, Willians, Geraldo Touro, Ricardo, Celso, Carlão entre outros, o camisa número um era o bom goleiro Betão, que na foto histórica do título da Segunda Divisão daquele ano ( 90), aparece com uma criança de um ano e meio no colo). Era seu filho ( Norberto Murara Neto ou simplesmente Neto, nascido em Araxá no dia 19 de julho de 1989). O goleiro Neto, iniciou sua carreira nas categorias de base do Cruzeiro, mas em 2003, com apenas 14 anos, se transferiu para o Atlético Paranaense. Em 2009 foi promovido da base para o time principal pelo, então técnico do clube, Antônio Lopes para ser reserva do goleiro Galatto. Em 2010, com a saída de Galatto para o Málaga da Espanha, Neto virou titular da equipe paranaense, onde se destacou em cenário nacional, o que fez com que o então técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, o chamasse para a seleção principal para dois jogos amistosos em sua convocação no dia 23 de setembro de 2010. Foi um excelente goleiro no Atletico Paranaense e um dos principais destaques da campanha do Clube, terminando na 5ª colocação. Em 5 de janeiro de 2011, foi negociado com a Fiorentina por 3,5 milhões de euros,3 em um contrato de duração de cinco temporadas.4 Sendo convocado pelo Dunga em 23 de Outubro de 2014. Em junho de 2015, foi contratado pela Juventus.

Foto goleiro Neto

FOTO GOLEIRO NETO  3 FOTO GOLEIRO NETO 1