Logo Jornal Interação

Todos os anos, o dia dos namorados é uma das datas que mais movimentam o comércio do país e em Araxá isso não é diferente. O dia 12 de junho é uma data especial para presentear a pessoa amada. Neste período, o comércio sempre inova nas propagandas e nas cores, além das promoções e no aumento do horário de funcionamento.

Este ano o comércio de Araxá ficará aberto em horário especial, na sexta, 8, das 8h às 20h, no sábado dia 9, das 8h às 15h e na segunda e terça-feira, 10 e 11 das 8h às 20h, com o objetivo de atender os namorados que deixarem para comprar os presentes de última hora.

Segundo a empresária que trabalha no setor de decorações, Maria Lúcia essa mudança no horário do comercio é fundamental. “Essa mudança em parceria com a Acia, é essencial para que todo comerciante dê valor a essa iniciativa e se envolva, o lucro é garantido, alem de deixar as pessoas felizes e com mais opções de escolha”, destacou a empresária.

O mercado de flores sempre foi um dos mais movimentados nessa data, mas o chocolate também ganha espaço a cada ano. A autônoma Tereza de Oliveira Abadia faz chocolates personalizados e conta que as encomendas aumentam cerca de 50% nessa época. “A produção dobrou, tenho muitos pedidos para serem entregues ainda, geralmente são de namorados que querem inovar, eu faço bombons com os nomes do casal, em forma de coração, desenhos, à pedido do cliente. Vou ter que trabalhar durante todo o feriado, estou muito feliz”, afirmou a comerciante.

A estudante Maria Clara Teixeira destacou que ainda não sabe o que comprar para o namorado. “É muito bom o comércio funcionar em horário especial, pois ainda não sei o que comprar e vou ter um tempo maior para decidir, já que trabalho fica mais fácil com o horário especial”, ressaltou.

Segundo uma pesquisa da Serasa Experian divulgada na última quarta-feira pela Agência Estado, 49% dos empresários do varejo estimam um aumento no faturamento com o próximo Dia dos Namorados, proporção menor do que a registrada às vésperas do dia 12 de junho de 2011, quando 57% do varejo se mostrava mais otimista. A expectativa ficou abaixo também da registrada para Dia das Mães deste ano, quando 56% dos varejistas apostavam em alta das vendas. No Dia dos Namorados de 2009, ano afetado fortemente pela crise financeira internacional, o porcentual de otimistas com a data chegou a 30%.

Segundo a Serasa Experian, 36% dos varejistas avaliam que seu faturamento repetirá o de 2011 no Dia dos Namorados deste ano, enquanto 15% preveem queda. As estimativas apontam que o tíquete médio deve ficar em R$ 128, com 22% dos consumidores estimando um gasto de até R$ 50 com presentes; 40% pensam em gastar de R$ 51 a R$ 100; 26%, de R$ 101 a 200; 8%, de R$ R$ 201 a R$ 300; 3%, de R$ 301 a R$ 500; e 1%, mais de R$ 500.

Boa parte dos consumidores deve procurar roupas, sapatos e acessórios (27%), celulares e smartphones (20%) e perfumaria e cosméticos (20%). “Este Dia dos Namorados acontece no ambiente de juros mais baixos, o que alavanca a compra de produtos de maior valor agregado”, diz a Serasa Experian, em nota.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *