Logo Jornal Interação

Com o tema “Imagina o Livro. Imagina a Cidade” Festival comemora os 150 anos de Araxá, com debates, oficinas, lançamento de livros, exposição fotográfica e concurso literário. A quarta edição Festival literário de Araxá – Fliaraxá ocorre no ano em que o município celebra seus 150 anos. Com o tema “Imagina os Livros. Imagina a Cidade” o evento vai reunir, durante cinco dias, renomados profissionais do cenário literário nacional e internacional. De 26 a 30 de agosto – quarta a domingo – estão programados debates e oficinas com escritores renomados como português Gonçalo Tavares, Frei Betto, Luiz Ruffato, Marçal Aquino, Xico Sá, Humberto Werneck, Marina Colassanti, José Paulo Cavalcanti, Lya Luft, dentre outros. Na pauta, as novidades e os desafios no processo de construção da literatura e as possibilidades de diálogos com outras formas de cultura como o teatro, a música, a fotografia e o cinema. Toda a programação é gratuita. O Fliaraxá – 2015 tem o apoio do Ministério da Cultura e do Circuito CBMM de Cultura e, como já é tradição, irá concentrar suas atividades na Fundação Calmon Barreto. Nesta quarta edição, irá homenagear a escritora gaúcha, Lya Luft. A autora publicou seu primeiro romance aos 41 anos, em 1980. Desde então, são mais de 30 livros, incluindo “Perdas e Ganhos”, que, em 2015, completa 12 anos da sua primeira edição. A curadoria é de Afonso Borges, idealizador do Fliaraxá e do Sempre Um Papo, projeto de incentivo à  leitura criado há 29 anos. A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 26 de agosto, quarta-feira, às 19h, com um “Cortejo Literário” unindo os tambores do multi-instrumentista Maurício Tizumba e músicos de Araxá. No escopo da programação estão oficinas e debates com escritores, jornalistas, artistas e pensadores como Alberto Villas, Ana Elisa Ribeiro, Carlos Herculano Lopes, Carlos Britto Melo, Dirceu Ferreira, Fábio Cesnik, Francisco Azevedo, Frei Betto, Gonçalo Tavares, Humberto Werneck, José Otávio Lemos, José Paulo Cavalcanti Filho, José Santos, Leila Ferreira, Luiz Ruffato, Lya Luft, Marina Colasanti, Mary Del Priore, Santiago Nazarian, Vicente de Britto Pereira, Xico Sá, além de autores da Academia Araxaense de Letras. Toda a programação é gratuita e no evento, uma grande livraria é montada, com espaço para leitura e venda de títulos que vão desde lançamentos aos clássicos, e preços a partir de 1 real.

Exposição internacional:

A parceria com o maior Festival das Américas, o Hay Festival, garante mais uma vez a presença da obra do consagrado fotógrafo argentino Daniel Mordzinski como uma das grandes atrações do Fliaraxá, em 2015. Com o título “Cidades Escritas” a exposição é um registro do cotidiano de grandes escritores do mundo. A mostra, que ficará exposta na Fundação Calmon Barreto, apresenta 30 fotos de escritores e suas cidades, tiradas por Mordzinski ao longo de sua trajetória profissional. As fotos são acompanhadas de textos do curador Afonso Borges. O público poderá conferir fotos de escritores como Gabriel Garcia Marquez, Luis Sepulveda, Mario Vargas Llosa, José Saramago, Jorge Luis Borges e Adriana Lisboa.

Programação infantil – Mascote Tamanduel:

Sucesso entre a criançada, em 2014, o mascote Tamanduel tem presença garantida no Fliaraxá. O personagem é uma alusão ao Tamanduá Bandeira, animal em risco de extinção. Com uma língua grande e fome de letras, ele tem música própria e uma bela fantasia e muitas novidades para os leitores infantis. Nesta edição ele terá a companhia de escritores como José Santos, Selma Maria, Paulo Netho, Marco Haurélio e Jô Oliveira que através de brincadeiras, oficinas e contação de histórias irão trabalhar a importância da literatura desde a pequena infância.

Concurso de Redação:

O festival mantém firme a missão de formar escritores entre os estudantes araxaenses. O IV Fliaraxá vai promover entre as escolas de ensino médio e fundamental o Terceiro Concurso de Redação. Assim como nas edições anteriores, o objetivo é revelar novos talentos, promover a literatura nacional e incentivar o hábito da leitura. O tema abordado nesta edição é o mesmo do Festival “Imagina o Livro. Imagina a Cidade”, no qual o participante pode narrar suas experiências reais ou imaginárias, com a leitura e com a cidade. Vale lembrar que em 2015 são comemorados os 150 anos de Araxá. A entrega dos prêmios aos cinco primeiros colocados ocorrerá no sábado, dia 29 de agosto, pela escritora homenageada, Lya Luft.

Fliaraxá nas redes sociais:

Todo o Festival será gravado em vídeo e transmitido de forma simultânea, online, pela internet. Quatro debates serão selecionados e transformados em programa de televisão, a ser transmitido para todo o país, pela TV Câmara. O Festival também está nas redes sociais, no Facebook e no Twitter.

Histórico do festival:

As três edições anteriores do Fliaraxá, que homenagearam Ziraldo, Adélia Prado e Luiz Vilela, respectivamente, reuniram, cada uma, cerca de 15 mil pessoas. Mais de 60 mil livros foram vendidos, boa parte deles a baixo custo.

A programação completa do Festival está no site: www.fliaraxa.com.br e notícias são compartilhadas diariamente nas redes sociais facebook, twitter e instagram.

Serviço:

IV Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
Data: 26 a 30 de agosto, quarta-feira a domingo
Local: Fundação Cultural Calmon Barreto – Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro – Araxá
TODA A PROGRAMAÇAO GRATUITA

Informações: http://www.fliaraxá.com.br/ – info@fliaraxa.com.br

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *