Logo Jornal Interação

O 8º Concurso Estadual do Queijo Minas, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais durante a 12ª Megaleite, em Uberaba-MG, elegeu em primeiro lugar o queijo artesanal do produtor Nereu Ramos Martins, do município de Tapiraí, região da Canastra.  “Com o título esperamos agregar mais valor ao nosso queijo, para conseguir melhor preço de venda e melhorar a vida da nossa família”, disse o vencedor, que fabrica queijo há 20 anos e produz 30 unidades por dia.

Dos 150 participantes nas etapas municipais e regionais 30 se classificaram para a final. Eles são das regiões de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. O concurso destacou cinco vencedores classificados. Em segundo lugar ficou o produtor Lazaro Francisco dos Reis, de Patrocínio, seguido por Vanderlino dos Reis, de Serra do Salitre, José Maria de Oliveira, do Rio Paranaíba e Maurício Alves, também do Rio Paranaíba.

Os queijos foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por estudiosos da produção queijeira e por profissionais dos serviços de inspeção, por técnicos, pesquisadores e profissionais da gastronomia. Os jurados fizeram a degustação em pequenos cortes e avaliaram o sabor e o odor, a consistência e a textura. Avaliaram, ainda, a apresentação de cada queijo, como o formato e a uniformidade.

O queijo minas artesanal é patrimônio imaterial do estado e patrimônio cultural do Brasil. É o produto de maior importância na agroindústria familiar de Minas Gerais, já que é fonte de renda para aproximadamente 30 mil produtores. “O queijo e o mineiro são praticamente um sinônimo. Temos muito orgulho do nosso queijo artesanal. Especialmente este ano, ele foi premiado na França”, disse o secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho, durante sua visita à feira.

Segundo o secretário, nesse trabalho que envolve o queijo artesanal as vinculadas da secretaria possuem um papel fundamental. “A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) oferece assistência técnica aos produtores participantes, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (EPAMIG) realiza pesquisas sobre os queijos artesanais mineiros e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) contribui com a certificação das queijarias”, informou.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *