Logo Jornal Interação

“Evento começa no próximo domingo na UFV.”

Começa no próximo domingo (12) e vai até sábado (18), a 86ª Semana do Fazendeiro, no Campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai oferecer 37 cursos durante o evento, em diversas áreas, como cafeicultura, bovinocultura, horticultura, produção agrícola sustentável, conservação do solo e água, produção de cachaça, processamento artesanal de alimentos, e até artesanato. O presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, participará da abertura, às 18 horas, no Espaço Fernando Sabino.

O tema deste ano é “Campo e cidade: Diálogo para um futuro sustentável”. “Nosso objetivo maior é o fortalecimento da agricultura familiar, comprometida com a preservação do meio ambiente e com estratégias e formatos tecnológicos que levem ao desenvolvimento sustentável”, afirma a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares. Segundo ela, o evento é uma oportunidade para repensar os padrões de consumo e a utilização de recursos naturais.

Semana da Juventude Rural:

Em parceria com a UFV, a Emater-MG realizará, também no campus de Viçosa, a 7ª Semana da Juventude Rural. Está prevista a participação de 150 jovens residentes no meio rural dos municípios da Zona da Mata. O encontro é realizado graças à mobilização dos extensionistas da Emater-MG em suas unidades regionais de Viçosa, Ponte Nova, Muriaé, Cataguases, Manhuaçu e Juiz de Fora. A participação dos filhos de agricultores familiares na Semana do Fazendeiro é uma forma de ampliar o contato deste público com o ensino e a tecnologia e assim estimular o empreendedorismo rural.

3ª Semana da Mulher Rural:

Também compõe a programação do evento principal a 3ª Semana da Mulher Rural, com cerca de 1,2 mil participantes dos municípios da Zona da Mata Mineira. Em palestras, encontros e atividades culturais, as produtoras poderão trocar experiências sobre sua participação nas atividades sociais e econômicas do meio rural.

Como participar:

As inscrições a 86ª Semana do Fazendeiro ainda poderão ser feitas no próprio domingo (12), na secretaria do evento (Divisão de Extensão, sala 109 – Campus Universitário de Viçosa), mas estão condicionadas à existência de vagas. O valor é de R$ 96,00. Cada interessado poderá participar de até 10 atividades, que incluem cursos, dias de campo e workshops. A programação completa está no site http://www.semanadofazendeiro.ufv.br .

Além das atividades técnicas, os participantes poderão conferir os leilões, exposições, feira comercial e atividades culturais, com acesso livre para todos os visitantes da Semana do Fazendeiro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3899-1701 e 3899-2845.

Em 2014, a Semana do Fazendeiro atraiu para seus cursos e outras atrações cerca de 100 mil pessoas, entre produtores rurais de várias localidades, jovens e mulheres rurais, estudantes e professores. Apenas nas atividades de capacitação, foram registradas 3.155 inscrições.

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *