Logo Jornal Interação

RICARDO ZEMA GUIMARÃES

Direito – 2013

Identidade:

Para quem duvida, simpatia em nome sim. Aqui, chama-se Ricardo Zema Guimarães que transcende a nostalgia das energias negativas, para atestar a alegria da convivência positiva com as pessoas. Filho do estimado casal Helena Zema Guimarães é casado com a cirurgiã dentista Renata de Lima Guimarães. Valentina é a linda filha do casal, que está com quase três anos, de puro amor e absoluta alegria para todos da família.

 

Formação Acadêmica:

Ricardo é graduado em Administração de Empresas pela PUC de São Paulo, no ano de 1994 e em Direito pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, em 2013.

 

Opção pelos cursos:

Ricardo registra que optou primeiro pelo curso de Administração de Empresas, porque desde pequeno, acompanhava seu Tio Ricardo, no dia a dia dos negócios da família. “Digo que não foi uma opção; e sim uma continuação do que aprendi com ele; apenas um aprimoramento do que presenciei acontecer na empresa familiar. O aprendizado de Direito, completa a formação de Administração de Empresas para um empreendedor, pois dá mais segurança nos negócios”.

 

Direito & Administração:

O Direito é uma das peças fundamentais para as empresas e comunidade, pois é através desta fonte que se tem a base das informações e conceitos, normas e regras, que norteiam a administração das empresas em geral, tanto privadas, quanto públicas. Pois, não se pode dizer que não cumpriu porque não é conhecedor de tal lei, pelo contrário, é fundamental que as empresas estejam atentas a todas as normas e regras e suas atualizações para fazer um trabalho ético e a contento para os seus clientes. A importância do direito para a administração e desta para aquele, de longa data já se verifica. Textos da antiguidade já remontam à regulamentação da atividade privada, como por exemplo, o Código de Hamurabi, onde se verifica o direito de indenização por construções mal edificadas, o que poderíamos chamar hoje de, “empresas de engenharia”. Assim, o direito serve como subsídio para auxiliar a gerência e a administração das organizações, e estas por sua vez, são fontes criadoras do próprio Direito.

 

Relato da experiência enquanto acadêmico:

“A convivência com a comunidade acadêmica, nos revigora, desperta novamente a busca pelo melhoramento de nossa evolução, como pessoa e profissional”.

 

Atividades profissionais:

“Gosto de empreender, criar novos negócios e trazer novidades para nossa cidade. Estagiei na Credicard em São Paulo, na mesa de operações financeiras, onde administrávamos um caixa de US$ 300 milhões e possuía um dos cinco maiores lucros entre as empresas privadas do país. Ao formar, retornei para minha cidade, onde comecei a empreender, com Posto de Combustível, distribuição de Gás, Seguros, Telefonia Celular, Outdoors e Representação Comercial. Atualmente nosso egresso atua nos segmentos de Seguros, Mídia (outdoor), Combustível e Representação Comercial.

 

UNIARAXÁ :

“É uma Instituição de ponta, com Professores e Gestores capacitados e preparados para o ensino superior. Instalações adequadas e atualizadas para o ensino superior. É a integração de uma região, através do ensino, com alunos de várias cidades da região.

Nota da Articulista: Note-se que o Poder Judiciário entrou numa nova fase para gestão dos seus objetivos. É a do compartilhamento profissional, é a de oportunizar a participação de técnicos de outras áreas de formação universitária, não como simples subordinados obedientes, mas sim como parceiros em mesa redonda com direito à voz e decisão, posto que a administração judiciária não depende exclusivamente do aprendizado em faculdade de Direito.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *