Logo Jornal Interação

A missão conta com as presenças do secretário municipal de Assuntos Jurídicos, André Luís Sampaio Borges, do assessor especial, Alex Ribeiro, e de outros parceiros.

Em reunião ordinária na última terça-feira, 22, o vereador Mateus Vaz de Resende (DEM), solicitou a realização de um Fórum Comunitário sobre a missão araxaense promovida nos Estados Unidos e na Europa [Espanha, Portugal e França]. Mateus deseja mais informações em relação a essa viagem que contou com a participação do secretário municipal de Assuntos Jurídicos, André Luís Sampaio Borges, do assessor especial, Alex Ribeiro, ambos representando a Prefeitura de Araxá, e de outros parceiros, para firmarem protocolos de intenções e convênios com empresas públicas e privadas. Eles receberam um adiantamento de R$ 50 mil para a viagem, que durou até o último dia 25, conforme publicado no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Araxá.

Na semana passada, Alex Ribeiro endereçou uma carta especial à vereadora Lídia Jordão (PP), que contestara a viagem na reunião ordinária do último dia 15. A vereadora dispôs da carta para ser usada como referência no fórum. Data e horário serão marcados pela Câmara Municipal posteriormente.

A assessoria de comunicação do Executivo também enviou para toda a imprensa um resumo da viagem. Dentre outras informações, a nota citou que a missão araxaense havia visitado diversas autoridades nos Estados Unidos como, por exemplo, o Governo do Colorado, a Universidade Colorado “School of  Mines”, a REITA – Associação das Indústrias de Tecnologias de Terras-Raras, a “HC Stark”, empresa especializada em tecnologias e produtos derivados do Nióbio, a “Bose Corporation, Massachussets Institute Technology – MIT, Massachussets Technology Development Corporation-MTDC, a Universidade Worcester Polytechnic Institute, Metal Processing Institute – MPI, a Moxst Corporation, empresa especializada em separação e oxigênio de metais raros, a Universidade de Iowa e o Research Triangle Park, na Carolina do Norte. Além de tudo, os membros da missão ainda foram recebidos pelo assessor do governador Devall Patrick, de Massachussets.

Dos Estados Unidos, a equipe seguia para reunião com a presidente do programa “Ciência Viva”, de Portugal, e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e Universidade de Coimbra. A missão conta com importantes parceiros como: VALE, CEFET-MG, UNIUBE, UNIARAXÁ, que são parte desse projeto de mudança de paradigma no Estado e no País.

Para o vereador Mateus Vaz, as informações divulgadas via imprensa ainda não são suficientes para esclarecer o objetivo da viagem. “É melhor ouvir da boca deles o que realmente essa viagem representou para o município. Nós queremos é informar para a comunidade as ações, o que foi feito, assinado e protocolado pelo secretário e pelo assessor da Prefeitura. Por isso estamos convocando esse fórum”, comentou.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *