Logo Jornal Interação

“Municípios e entidades têm até o dia 3 de julho para aderirem; seminários, atividades culturais, feiras e visitas guiadas têm o objetivo de preservar a história.”

Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que neste ano tem como tema “Cidades, Regiões e Patrimônio”. Os municípios deverão inscrever suas atividades de preservação e promoção do patrimônio cultural no site jornada.mg.gov.br até o dia 3 de julho. A proposta desta edição traz o diálogo das cidades com suas regiões e a preservação do patrimônio como expressão cultural.  Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), a Jornada é realizada bienalmente.

O evento acontece desde 2009, sempre com o objetivo de incentivar os municípios mineiros para o desenvolvimento, em parceria com a comunidade, de atividades e ações relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural. Entre os dias 17 de agosto e 30 de setembro – e dentro do tema proposto – cada município ou entidade que confirmar sua adesão ao projeto terá a oportunidade de integrar a Jornada Mineira em seu calendário cultural, por meio das atividades promovidas.

Várias atividades como seminários, oficinas, exposições, feiras, festivais, apresentações musicais e de teatro, visitas guiadas a bens culturais, encontros e atividades de educação patrimonial podem fazer parte da programação, assim como encontros com mestres e grupos da cultura popular mineira.

Inspiração francesa:

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio galês. O sucesso na França foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.

Nas últimas quatro edições realizadas em Minas, 1.500 proponentes promoveram cerca de 3.500 ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 500 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade/2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural.

O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.

Inscrições:

O proponente deverá preencher o formulário de adesão (disponível em jornada.mg.gov.br) e indicar as atividades a serem realizadas com informações como data, endereço, horário, descrição detalhada da ação etc. No regulamento da Jornada é possível encontrar um modelo de formulário preenchido.

É importante o proponente indicar o nome do coordenador das ações, que será o responsável pelos contatos com a equipe organizadora. O site ficará disponível para as inscrições até às 23h59 do dia 3/7/2015. Após preencher o formulário, o proponente deverá imprimi-lo e encaminhar pelos Correios até o dia 4/7/2015. Em julho, a equipe de coordenação disponibilizará no site da Jornada as atividades inscritas, que deverão ser conferidas pelos proponentes.

“Cidades, Regiões e Patrimônio”:

Por meio do tema, “Cidades, Regiões e Patrimônio”,  a 5º edição da Jornada Mineira do Patrimônio pretende conhecer e reconhecer a diversidade de experiências sociais vivenciadas pelos grupos que compõem as muitas regiões culturais de Minas Gerais.

A Jornada pretende também refletir sobre o papel que a cultura, a memória e a identidade possuem na definição de fronteiras materiais e imateriais, na percepção de novas especialidades e no redimensionamento dos territórios constitutivos das cidades, regiões e do próprio estado de Minas Gerais.

Toda essa temática aponta para os desafios que são colocados às políticas de proteção ao patrimônio na atualidade: a incorporação da diversidade de sujeitos, espaços e vivências culturais presentes nos diferentes territórios das cidades e nas várias regiões de Minas Gerais; e a necessidade de equacionar tradição e inovação, o local e o global, o específico e o transversal no planejamento e gestão dos espaços e territórios.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *