Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Recuperação Ambiental

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promoveu, na última quinta-feira (11), a execução de projeto de terraceamento agrícola e plantio de mudas no entorno de uma voçoroca localizada em uma propriedade rural na região do Ribeirão Pirapitinga.

A voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. A voçoroca torna o solo pobre, seco, quimicamente morto e infértil.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Maria Lemos Júnior (Juninho), que o entorno da voçoroca foi cercada e logo acima foi feita uma curva de nível por uma máquina patrol para impedir a forte enxurrada, desviando o curso da água e diminui o seu impacto no solo. O plantio de mudas foi realizado com universitários do Uniaraxá.

“É uma importante ação para evitar essa grande degradação ambiental naquela propriedade rural, permitindo que futuramente a vegetação esteja recuperada, evitando grandes perdas ao meio ambiente como o desmatamento e o desmoronamento que está acontecendo nessa voçoroca”, diz Juninho.

O projeto faz parte das Ações Integradas de Meio Ambiente que estão sendo executadas em Araxá por meio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e diversos parceiros.