Logo Jornal Interação

“Aos 40 anos de carreira, ator presenteia a si e ao público com espetáculo ‘AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA’, que estará em cartaz no Teatro Municipal de Uberlândia entre os dias 02 e 05 de Julho.”

“Inconscientemente, sempre tive a sensação de que contar essa história era minha obrigação. Acho que toda pessoa merece ter sua biografia escrita”.

Essa é a resposta de Paulo Betti para aqueles que o indagam sobre os motivos que o levam ao palco em “AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA”.

Aos 40 anos de carreira, Betti expõe, de forma emocionante e divertida, as memórias do garoto pobre de Sorocaba, considerado uma promessa para sua família por ser o único, entre quinze irmãos, que aprendeu a ler. “Quando eu lia gibi, minha mãedizia: ‘não atrapalhem o garoto, ele está estudando’”, relembra Betti.

Assim, o menino, que teve a oportunidade de estudar em uma escola pública de qualidade, tornou-se o guardião das histórias de sua família, as quais ele ouvia e ia anotando em um caderno, que agora é a fonte inspiradora para oespetáculo classificado em 1º lugar no ranking da Veja Rio.

Vida e arte misturam-se no palco:

A crítica especializada em teatro diz que Betti consegue uma façanha, pois os melhores monólogos duram, em média, 60 minutos. “Já ‘AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA’ tem duração deuma hora e meia e a capacidade de deixar o público com gostinho de quero mais”, assim resume o crítico de teatro, Rodrigo Monteiro, do Rio de Janeiro.

No palco, objetos que o protagonista guarda há décadas, como o pião de madeira escurecido ou a faca com que a avó sangrava porcos, compõem o cenário assinado por Mana Bernardes que funciona como tela para projeções de imagens da pequena casa familiar.

As lembranças impelidas pela pobreza da imigração, a religiosidade afro, a ingenuidade do universo caipira e a epifania que desencadeia um fluxo de sentimentos são descritas sem complacência queixosa, saudosismo melodramático ou exibicionismo, mastão somente como uma biografia amorosa em um verdadeiro “monólogo auto bio show”, como o próprio Betti prefere chamar este trabalho.

Assim, a história de um caipira que chega ao mundo com dificuldades e torna-se um dos maiores atores do Brasil é contada com emoção, humor e interação com o público. “Para mim, a peça tem um efeito quase catártico, e é muito bom ver como as pessoas saem do teatro, querendo também valorizar a sua própria história, o que é uma coisa básica”, diz o artista que estará em Uberlândia (MG) entre os dias 02 e 05 de Julho para apresentação de seu “monólogo auto bio show”.

FICHA TÉCNICA 

Texto e Interpretação: Paulo Betti

Direção: Paulo Betti e Rafael Ponzi

Elenco: Paulo Betti

Cenário: Mana Bernardes

Figurino: Leticia Ponzi

Iluminação: Dani Sanchez e Luiz Paulo Neném

Direção de Movimento: Miriam Weitzman

Programação Visual: Mana Bernardes

Trilha Sonora: Pedro Bernardes

Fotografia: Mauro Kury

Assistente de Direção: Juliana Betti

Administração Financeira:  Andréia Fernandes / Lya Baptista

Direção de Produção: José Luiz Coutinho eWagner Pacheco

Realização: Casa da Gávea

Serviço:

O quê: Espetáculo AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA com PAULO BETTI

Duração: 90 minutos

Gênero: drama cômico

Classificação: 12 anos

Quando: 02, 03, 04 e 05/07/15 (5ª, 6ª e sábado às 21h – domingo às 18h)

Onde: Teatro Municipal – Av. Rondon Pacheco, 7070 – Uberlândia / (34) 3235-1568

Informações sobre preços e ponto de vendas dos ingressos em breve!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *