Destaque »

Abre e Fecha da Prefeitura para o feriado de Semana Santa em Araxá

8 de abril de 2020 – 23:52 |

Unidades de Ensino – Cemei e Emei e Biblioteca Viriato Côrrea
Sob coordenação pela Secretaria Municipal de Educação, os Centros e as Escolas Municipais de Educação Infantil (Cemei / Emei) estão com as aulas suspensas por …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Araxá recebe Encontro de Aviões Bonanza

O evento reuniu cerca de 25 proprietários do Bonanza, modelo considerado um ícone da aviação.

Cerca de 25 proprietários de aeronaves Bonanza estiveram em Araxá no sábado, dia 26, realizando um encontro internacional promovido pelo Aeroclube de Araxá. O evento contou com representantes da fábrica dos aviões Bonanza, enviados dos Estados Unidos especialmente para informar aos proprietários dos aviões e a pilotos sobre todas as novidades em serviços, peças, equipamentos e tecnologia do Bonanza.

Bonanza Clube do Brasil é formado por um grupo de entusiastas, proprietários e pilotos de Bonanza, Baron e aeronaves Beech, que tem como objetivo principal compartilhar informações e experiências envolvendo a pilotagem, manutenção e operação das aeronaves produzidas pela Beech Aircraft.

O presidente do Clube Bonanza do Brasil, Luiz Gustavo Figueiredo, ressaltou que Araxá foi escolhida para ser a cidade de Minas a sediar o evento por diversas razões, uma delas, a estrutura oferecida pelo aeroporto. “É um aeroporto com uma pista muito boa, livre de obstáculos, que consegue proporcionar operações, inclusive instrumento, caso necessário, pela rede hoteleira, um atrativo a mais, pois vários associados vão pernoitar aqui e estão pela primeira vez na cidade. Neste ano, Araxá é a única cidade a estar recebendo esse encontro”, destacou.

A primeira aeronave a aterrissar na pista do Aeroclube foi a PT-AJO, do piloto Nelson Resende Sobrinho. Há mais de 50 anos a bordo de um modelo Bonanza, ele comentou que o encontro de Araxá é o primeiro do qual estava participando com expectativa de trocar informações com os adeptos a esse tipo de aeronave. “Não tem segredo para voar. Você tem que entrar em um aeroclube, fazer os treinamentos. A primeira coisa, você tem que ter o certificado de capacidade física e, já habilitado, começa a instrução no aeroporto e voa para adquirir experiência. Tem teoria e técnica. O Bonanza é uma aeronave diferenciada”, colocou o piloto.

O encontro também foi realizado com a finalidade de negócios entre os proprietários. Um modelo Bonanza com o prefixo Baron G58 chegou à pista do aeroclube pilotado por americanos para ser comercializado a preço de mercado de U$ 1,409. “Esta aeronave Baron que estamos produzindo agora pela Beechcraft tem bimotor e ar-condicionado. A aeronave também possui um alternador de reserva ‘stand-by’ [quase no fim da carga] e bateria secundária capaz de fornecer eletricidade necessária para o motor quando a bateria principal falhar. É um modelo valioso e sempre é bom estar presente nesse tipo de evento”, salientou um dos pilotos da aeronave, Sebastian Arrazola.

Todos foram muito bem recebidos e elogiaram a estrutura do aeroporto e do Aeroclube de Araxá, comandados por Fabiano Cota. Enquanto o presidente do Clube Bonanza, Luiz Gustavo Figueiredo realizava a parte técnica do evento, falando sobre as inovações, cerca de 2.000 visitantes de Araxá e da região puderam conhecer as aeronaves que ficaram estacionadas no pátio do Aeroclube, durante todo o sábado.

Quem ficou impressionado com a estrutura de uma aeronave foi o pequeno João Paulo de Ávila, de 10 anos. “Eu quero ser um piloto de aeronave. Acho bonito quando vejo aviões. Gostei do encontro”, confidenciou. Além dele, a secretária executiva, Luciene Araújo nunca tinha visto um avião de perto e, para ela, a intensidade da aeronave no voo chama mais a atenção do público. “Foi uma sensação ótima, porque tive a oportunidade de trazer meu filho aqui e eles tinham a curiosidade de ver um avião de perto”, afirmou.

Segundo o presidente do Aeroclube Araxá, Fabiano Cota, esse encontro é de suma importância para o Aeroclube. “Esse encontro traz movimento e facilidade que as pessoas têm de adquirir acesso à aviação, despertando nelas o interesse de entrar na carreira de aviação civil. Isso é um objetivo do aeroclube ao promover um evento de aviação. Este é o primeiro evento que estamos promovendo à frente da diretoria e de muitos que Araxá receberá”, ressaltou.

Muitos aproveitaram a inovação do Aeroclube que são os voos panorâmicos para conhecer toda a cidade e o Barreiro, no avião pilotado pelo Comandante Alvim. Esses voos, segundo Fabiano Cota, estarão sendo realizados todos os finais de semana. Interessados podem obter informações no Aeroclube.

Nesse dia de evento, o aeroporto de Araxá registrou 90 pousos e decolagens, o que demonstra a movimentação que o vento causou. Luiz Gustavo e Fabiano Cota agradeceram a presença de todos e o apoio logístico da Prefeitura de Araxá e da CBMM, que trocou todo o sistema de iluminação do local onde o evento foi realizado.