Logo Jornal Interação

Armindo Maia

6//06/2015- 18:16

PorEditor1

jun 6, 2015

Sobre Todas as Coisas…

A SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

O direito à saúde foi inserido na Constituição Federal de 1988 no título destinado à ordem social, que tem como objetivo o bem-estar e a justiça social. Nessa perspectiva, a Constituição Federal de 1988, no seu Art. 6º, estabelece como direitos sociais fundamentais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância. Em seguida, no Art. 196, a Constituição Federal de 1988 reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.  Dentre os direitos sociais, o direito à saúde foi eleito pelo constituinte como de peculiar importância. A forma como foi tratada, em capítulo próprio, demonstra o cuidado que se teve com esse bem jurídico. Com efeito, o direito à saúde, por estar intimamente atrelado ao direito à vida, manifesta a proteção constitucional à dignidade da pessoa humana. A saúde, consagrada na Constituição Federal de 1988,  como direito social fundamental, recebe, deste modo, proteção jurídica diferenciada na ordem jurídico-constitucional brasileira. Ao reconhecer a saúde como direito social fundamental, o Estado obrigou-se a prestações positivas, e, por conseguinte, à formulação de políticas públicas sociais e econômicas destinadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde.

A CRISE NO MAIOR NOSOCÔMIO  DE ARAXÁ

O esclarecimento acima, sobre a saúde pública e suas garantias expressas na Constituição Federal, serve para ilustrar a situação de crise que passa a Santa Casa de Araxá(foto). Com um dívida de 3 milhões de reais, e serviços comprometidos, o maior nosocômio” popular da região do Alto Paranaíba, está a mercê daqueles que deveria por lei cuidar, manter e dar serviços e atendimentos de qualidade. E cadê eles?

A SAÚDE DO POVO, DEPOIS AS OBRAS!

Falei esta semana com várias pessoas de minha cidade natal (Araxá), sobre a situação da Santa Casa e a maioria, gente simples, sem poder ou cargo eletivo, me disse que, “ saúde é prioridade sempre, depois vem as obras faraônicas”.

NOS BASTIDORES DA POLÍTICA LOCAL

Enquanto isso, nos bastidores da  política local, já tem muita gente de olho nas eleições municipais do ano que vem. O assunto sobre o pleito para prefeito ainda corre a boca miúda, mas para as vagas da Câmara Municipal, a conversa muda muito de figura. Nas duas últimas semanas, descobri que  pelos menos uns 30 cidadãos de Araxá, já estariam trabalhando miudinho, na calada da noite, fazendo reuniões, buscando apoios e algo mais para alinhavar de vez a estrutura para concorrer à uma das 15 cobiçadas cadeiras da Casa do Povo. E pelo tamanho do zum- zum-zum, o Legislativo Araxaense em 2016, poderá ter mais duas vagas.

NO EXECUTIVO ARAXAENSE

Enquanto isso o prefeito de Araxá Aracely de Paula, esteve reunido no final da semana que passou na capital federal, com o Ministro dos Transporte, Antônio Carlos Rodrigues, com o objetivo de apresentar reivindicações junto aquela pasta para obras e serviços do setor, para o município de Araxá.

GRANDE EXPEDIENTE

Na Câmara Municipal, o vereador do PTdoB Sargento Amilton ( foto), disse a este colunista, que “ o povo de Araxá, precisa de uma resposta sobre a situação da Santa Casa. Nós cansamos de aprovar a liberação de verbas para aquele hospital e sempre falta dinheiro. Não estamos prejulgando ninguém, mas como legítimos representantes da comunidade é nosso dever e obrigação, acompanhar a aplicação desses recursos, que são dinheiro do povo e também busca de forma legal e justa alternativas e projetos para tornar a Santa Casa viável, sadia e com um atendimento de qualidade.”

PRIMEIRA DAMA SOB INVESTIGAÇÃO

Enquanto isso, o apartamento em Brasília da primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira Pimentel, mulher do governador Fernando Pimentel, (foto) foi um dos alvos no último final de semana, da ‘ Operação Acrônimo’, da Polícia Federal. A ação foi deflagrada para combater lavagem de dinheiro por meio de um esquema de sobrepreço e de recebimento por contratos não executados com o governo federal desde 2005. Carolina tem um apartamento em Brasília desde o tempo em que trabalhava na assessoria de imprensa no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior na mesma época em que Pimentel era titular da pasta. Já a jornalista Carolina Pimentel, mulher do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT-MG), apresentou no domingo, 31, documentos na internet sobre sua empresa Oli Comunicação em defesa própria contra a suspeita da Polícia Federal e do Ministério Público Federal de que o negócio é de fachada. “A Oli Comunicação exerceu suas funções de maneira regular entre 2012 e o final de 2014. Neste período, nunca recebeu recurso público ou de partidos políticos.

CARTÓRIO ELEITORAL DE ARAXÁ

No final da semana que passou, o competente Chefe do Cartório Eleitoral de Araxá, Fabrício  Eustáquio Marra Borges,  de posse da dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, informou a este colunista, que “ dos 782 eleitores com domicílio eleitoral no nosso município, apenas 43 pessoas compareceram ao Cartório Eleitoral de Araxá, para regularizar o documento perante à Justiça Eleitoral, dentro do prazo estipulado, que venceu no último dia  04 de maio.  Esses eleitores inadimplentes tiveram o título cancelado por que não votaram e nem justificaram a falta nas 3 últimas eleições. O cancelamento do titulo de eleitor pode  trazer muitos transtornos e penalidades para o cidadão.

CDL EM AÇÃO

Falei esta semana com o presidente da CDL de nossa cidade, o empresário Itamar Machado ( foto), que está bastante preocupado com a situação econômica que vem assolando os principais setores da economia do Brasil. Ele revelou que nestes tempos de crise é preciso ter idéias, criar alternativas, se unir apara superar as dificuldades. Entre as ações projetadas pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araxá, está uma caravana organizada pela CDL local, para levar de graça, lojistas e  varejistas da cidade para a ‘Francal 2015’. Que será realizada entre os dias 6 e 9 de junho  no Anhembi em São Paulo. A 47ª Feita Internacional da Moda em Calçados e Acessórios tem uma extensa programação e atrai milhares de visitantes. Os araxaenses interessados em fazer parte da  viagem devem entrar em contato com a CDL pelo telefone (34) 3662.6060. Hospedagem, transporte e alimentação são gratuitos, mas as inscrições são limitadas. A caravana sai de Araxá no dia 6 de julho, os visitantes ficam na feira entre os dias 7 e 8 e depois retornam para a cidade.

SUB-20 MINEIRO

No sábado passado ( dia 30 de maio), em partida válida pela primeira fase do Campeonato Mineiro, categoria Sub-20, chancelada pela Federação Mineira de Futebol, na nona rodada, no estádio Fausto Alvim, as 3 horas da tarde, o time do Dínamo, foi derrotado pelo time do Galo de Beagá, por 3 a 2. O Ganso folgou na rodada. Amanhã ( dia 06 de junho), pela décima rodada da competição, o Gansinho  vai receber o time do União da cidade de Itabirito as 15 horas no Fausto Alvim. Já no mesmo horário, na cidade de Lavras, o Dínamo vai enfrentar o Atlético local.

UBERLÂNDIA  E TRICORDIANO ESTÃO NA ELITE

Terminou no último sábado ( dia 30 de maio), o Campeonato Mineiro do Módulo Dois, temporada 2015. Na última rodada do Hexagonal Final, o Ganso perdeu de 1 a 0 para o Tricordiano em Três Corações, o Uberlândia, venceu o América de Teófilo Otoni por 2 a 1 no Parque do Sabiá e o Social venceu o Ipatinga por 1 a 0, na cidade de Coronel Fabriciano. As contendas derradeiras, apontaram as agremiações do Uberlândia Esporte ( campeão)  e o Tricordiano (vice), como os legítimos integrantes da elite do futebol das Alterosas em 2016.

O SONHO ACABOU PARA O GANSO

A derrota por 1 a 0, para o Tricordiano, por 1 a 0 , no sábado passado, impediu que o Ganso voltasse ao primeiro escalão do futebol mineiro. A partida realizada no estádio Elias Arbex, na terra onde nasceu Pelé ( Três Corações), foi equilibrada e o time do Araxá Esporte, teve chances de definir a contenda. No entanto, faltou um pouco mais de talento e poder de decisão. O jogo, no Sul de Minas, teve a presença de quase 200 torcedores do alvinegro, mas o sonho acabou aos 2 minutos da etapa complementar quando o time do Tricordiano, furou a meta defendida pelo arqueiro Moranga, do Ganso. O tento que deu o acesso ao time da cidade de Três Corações, foi assinalado pelo meia Rudimar.

ATLETICANOS COMEMORAM O DIA DE ‘SÃO VICTOR’

A paixão e devoção do torcedor do Clube Atlético Mineiro é tanta que no último sábado ( dia 30 de maio), eles eternizaram a data e criaram ‘o dia do São Victor’, para reverenciar a defesa, no pênalti de Riascos, nas quartas de final da Libertadores de 2013, o goleiro do Atlético-MG foi canonizado pelos torcedores. Entre as atividades para comemorar a data, mil torcedores se reuniram na porta do estádio Independência, fizeram  passeata, levaram bolo, faixas, cartazes, bandeiras com fotos do goleiro e cantaram o hino do clube e músicas alusivas ao ‘herói’ homenageado. Entres os mentores e integrantes da reverência, estava o torcedor do Galo, o araxaense Eduardo de Ávila ( foto), que hoje mora na capital dos mineiros e trabalha como assessor parlamentar do radialista, deputado e secretário de estado de turismo do governo Pimentel.

NO GALO

No último fim de semana ( domingo), jogando pelo Campeonato  Brasileiro, o time do Atlético Mineiro, venceu a  equipe do Vasco da Gama, no estádio do Independência, por 3 a 0. No meio e semana o Galo, voltou à campo para enfrentar o Avaí em Santa Catarina. No próximo sábado( 06 de junho), o Galo recebe o Cruzeiro as 18:30 também no Horto.

NA RAPOSA

Depois da eliminação na Libertadores, em casa para o River Plate, da Argentina, o time do Cruzeiro perdeu de novo no Brasileirão no domingo passado por 2 a 1 em Santa Catarina para o time do Figueirense. No meio de semana a Raposa recebeu o Flamengo no Mineirão e neste sábado enfrenta o Galo em Beagá.

OPERAÇÃO NAS RODOVIAS

Começou na tarde da última quarta-feira ( dia 03 de maio), mais uma operação Corpus Christi das Policia Rodoviárias Federal e Estadual em todo o território nacional. Nas estradas federais a PRF, informou que de quinta a domingo, ficará proibido o  tráfego de veículos pesados, como caminhões sete e nove eixos. Ainda segundo a Polícia Rodoviária, as fiscalizações serão intensificadas  nas principais rodovias do Brasil, com reforço de patrulheiros, uso de radares  e bafômetros. A operação, vai até o meio dia da próxima segunda-feira, dia 8 de junho.

FERIADO DE CORPUS CHIRISTI

O feriado de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira, dia 04 de junho, é  uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

COMÉRCIO NO DIA DOS NAMORADOS

Mesmo com o período delicado que atravessa a economia nacional, comerciantes, lojistas e empresários do setor varejista de Araxá, estão otimistas, quanto às vendas para o dia dos namorados. Mesmo com uma expectativa na redução dos negócios. Muitos lojistas e comerciantes da cidade estão apostando na criatividade, promoções, sorteio de brindes, premios, facilidade na forma de pagamento e mídia. Tudo para minimizar a crise  e retomar o curso normal dos negócios.

O DIA DO SIM 

Quero agradecer o convite de casamento os amigos Flávio e Larissa ( foto), que vai acontecer neste próximo sábado ( dia 06 de junho), na cidade de Uberaba. Larissa é filho dos especiais amigos Edmar e Simone Resende e Flávio, de Francisco e Marcelina Antunes. Aos noivos parabéns e feliciades!

OS MELHORES FILMES DO MUNDO

Hoje, neste espaço vamos estrear a sessão, ‘Os Melhores Filmes do Mundo’, uma gentil colaboração do amigo dileto e especial, jornalista,  escritor e crítico de cinema, Francisco José Géa ( foto), que além de participado de coberturas jornalísticas de prêmios do Oscar, na América, ainda tem hoje o maior acervo nacional de panfletos, cartazes, livros, fiscos, vídeos e recortes sobre as histórias da sétima arte mundial de todos os tempos. Na próxima edição, Chico Géa, vai indicar com detalhes um clássico do cinema mundial. Vai vale a pena conferir mesmo!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *