Destaque »

Ganso empata com Patrocinense e garante vaga na semifinal da Segundona

14 de outubro de 2018 – 0:07 |

Terminou agora a pouco, ( sábado,dia 13 de outubro de 2018), a partida entre Patrocinense e Araxá Esporte, no estádio Júlio Aguiar, na cidade de Patrocínio, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Educação

UNIARAXÁ oferece Curso de Libras para funcionários

O UNIARAXÁ encerra em maio o Curso de Libras, oferecido para os funcionários da Instituição. A intenção é prepara-los para que possam se comunicar com alunos, funcionários e comunidade externa, que tenham deficiência auditiva. Foram 40 horas de curso e quatro funcionários concluíram os estudos.

A professora do Curso de Libras, Maria Edelvira de Castro, informa que o Curso foi oferecido para os funcionários do Setor de Recursos Humanos e Extensão e que, desde o início, os funcionários mostraram muito interesse pelo tema. “Esse grupo aprendeu com muita rapidez e facilidade.” Ela considera a iniciativa muito importante, porque possibilita que pessoas com deficiência auditiva se comuniquem com os funcionários do UNIARAXÁ. “Nós temos uma funcionária surda e com esse grupo ela se sente apoiada e respeitada, porque consegue se comunicar e ser entendida.”

A estagiária do Setor de Recurso Humanos, Daniane Velasco, acredita que a iniciativa permite que os funcionários estejam preparados para receber esse público. Já Ana Caroline Batista, que é da equipe de Extensão, afirma que o mais difícil foi guardar as palavras e destaca que é preciso treinamento para garantir que o que foi aprendido ficará na memória. Funcionária do Setor de RH, Amanda Silva, destaca que oferecer o curso comprova o interesse da Instituição em se comunicar com seus funcionários e alunos. Para Amanda, a iniciativa é um ato de respeito.

Em libras, a funcionária Ana Cristina Neves, que trabalha no Setor de Serviços Gerais opina sobre a iniciativa. “Eu considero o curso muito importante, vejo pessoas aprendendo e tenho oportunidade de me comunicar com várias delas. Araxá não tem intérprete e é importante o que o UNIARAXÁ está fazendo, porque outras pessoas poderão se comunicar melhor”, afirma.

O reitor do UNIARAXÁ, professor Válter Gomes, afirma que serão oferecidas novas turmas do Curso de Libras. “Na modalidade Extensão e as inscrições estão abertas a toda a comunidade acadêmica: professores, funcionários e alunos e também à comunidade externa. Há também a possibilidade da oferta do curso in company”, adianta.