Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Educação

UNIARAXÁ oferece Curso de Libras para funcionários

O UNIARAXÁ encerra em maio o Curso de Libras, oferecido para os funcionários da Instituição. A intenção é prepara-los para que possam se comunicar com alunos, funcionários e comunidade externa, que tenham deficiência auditiva. Foram 40 horas de curso e quatro funcionários concluíram os estudos.

A professora do Curso de Libras, Maria Edelvira de Castro, informa que o Curso foi oferecido para os funcionários do Setor de Recursos Humanos e Extensão e que, desde o início, os funcionários mostraram muito interesse pelo tema. “Esse grupo aprendeu com muita rapidez e facilidade.” Ela considera a iniciativa muito importante, porque possibilita que pessoas com deficiência auditiva se comuniquem com os funcionários do UNIARAXÁ. “Nós temos uma funcionária surda e com esse grupo ela se sente apoiada e respeitada, porque consegue se comunicar e ser entendida.”

A estagiária do Setor de Recurso Humanos, Daniane Velasco, acredita que a iniciativa permite que os funcionários estejam preparados para receber esse público. Já Ana Caroline Batista, que é da equipe de Extensão, afirma que o mais difícil foi guardar as palavras e destaca que é preciso treinamento para garantir que o que foi aprendido ficará na memória. Funcionária do Setor de RH, Amanda Silva, destaca que oferecer o curso comprova o interesse da Instituição em se comunicar com seus funcionários e alunos. Para Amanda, a iniciativa é um ato de respeito.

Em libras, a funcionária Ana Cristina Neves, que trabalha no Setor de Serviços Gerais opina sobre a iniciativa. “Eu considero o curso muito importante, vejo pessoas aprendendo e tenho oportunidade de me comunicar com várias delas. Araxá não tem intérprete e é importante o que o UNIARAXÁ está fazendo, porque outras pessoas poderão se comunicar melhor”, afirma.

O reitor do UNIARAXÁ, professor Válter Gomes, afirma que serão oferecidas novas turmas do Curso de Libras. “Na modalidade Extensão e as inscrições estão abertas a toda a comunidade acadêmica: professores, funcionários e alunos e também à comunidade externa. Há também a possibilidade da oferta do curso in company”, adianta.