Logo Jornal Interação

No final da semana que passou funcionários e pacientes da Santa Casa e do Pronto Atendimento Municipal de Araxá, se surpreenderam com algumas ações e atividades que alegraram e homenagearam enfermeiros e mães daquela importante Casa de Saúde. Durante dois dias os profissionais do setor de enfermagem do PAM e da Santa Casa de Misericórdia, ganharam de presente alguns momentos  agradáveis com ao som da bela música do coral da terceira idade do Grupo Reviver do Sesc de Araxá, sob a batuta da coordenadora Gisele Silva. Um evento simbólico e de agradecimento aos colaboradores do setor de saúde, no ano que a Santa Casa de Araxá completa 130 anos de atuação contínua na área da saúde pública da cidade e região. Em meio a uma canção e a um atendimento, os “anjos de branco”, também foram brindados com textos reverenciando o nobre ofício e também lembranças doadas  pela gentil e dedicada assistente social Angélica Borrelli, amiga de luta e sensível na arte de reconhecer e agradecer às mães e enfermeiros que dedicam amor e carinho plenos na digna profissão.

Leitura de textos e homenagensEnfermeiros e a arte de cuidar com amor

No último 12 de  maio foi comemorada uma data muito especial, o dia de uma das mais nobres profissões de pessoas que cuidam incondicionalmente de alguém que nunca viram na vida e mesmo assim, ajudam e fazem o melhor por ele. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro. Isso se faz por amor e com amor! São anjos doces que trabalham com dedicação. Se trata  de forma incontestável de uma categoria de alto nível, em cujo trabalho se usa muito o amor. Este se espalha a quem dele se serve para mitigar sua carência, aliviar sua dor. Poucos ofícios são unanimidade e tratados com  ternura, com meiguice, como é esse “ anjo vestido de branco. Esta cor transmite paz, o calor do seu coração aquece a alma, a sua dedicação levanta o ânimo, o seu sorriso alegra o coração, o seu carinho faz muita diferença, o seu toque transmite energia.Uma dedicação ímpar, de quem abraçou a nobre profissão, com carinho, com desvelo e com encanto. São as [os] ENFERMEIRAS [OS], que no mundo todo, trabalham, sofrem, sacrificam-se tanto… tanto. Muitas vezes, entregam-se ao trabalho, em todo canto, deixando, às vezes, seus familiares queridos, para dar seu plantão, seu quinhão na luta contra o mal que atinge pessoas, em casa, nos asilos, nas creches e em hospitais. Elas [es], às vezes, com dor também, com familiares sofrendo algum mal, proveem com amor ao paciente e cumprem seu dever, sua missão nobre, com o coração, a alma e a mente, sempre felizes. Sofrem demais a dor da perda de alguém sob sua guarda, sob seus cuidados, sob sua proteção e acolhem, auxiliam quem deles precisa, amparando os familiares. É ela[e], a[o] ENFERMEIRA[O], que ajuda na cura, que ampara espiritualmente, que ao sofredor sempre estende a mão, como se fosse uma mão abençoada, guiada pelo sublime doutor que habita o céu, com amor no coração. A todos acolhe, com presteza e carinho, quando surge alguma dor inesperada, aplicando a medicação com tanto amor.  Não deixando faltar nada ao seu doente, nunca demonstrando seu cansaço, sua preocupação, mas, sim transmitindo alegria, brincando, ajudando quem sofre a ter uma feliz recuperação.

Momentos de emoção e agradecimentos

Tão pequenos, mas muito intensos. Assim foram recebidas as homenagens pelas mães e enfermeiros do PAM e da Santa Casa de Araxá. Para a enfermeira do Pronto Socorro, Ana Eugênia Loiola de Moura, “ esse é um momento muito especial pra gente, pois, nunca tivemos algo parecido aqui, como esta emocionante homenagem de hoje. Até porque o nosso dia a dia,  é sempre muito corrido, onde a gente precisa se dedicar aos cuidados especiais com os pacientes de forma plena, intensa e com muito amor.” Ana Eugênia, também revela que, “ é nesta hora de dor do paciente, que aflora nossa fonte infindável de amor e carinho que somente as mães e os enfermeiros têm. E hoje, está sendo um dia muito especial pra gente, com esses momentos de emoção e homenagens. Isso dá uma força e um ânimo sem igual para que possamos continuar nossa missão.” Já a técnica de enfermagem Cristina Auxiliadora Benfica Ramos, toada pela emoção, disse que “ receber um reconhecimento desse, é muito importante pra gente, porque nós, que trabalhamos com a dor e com o sofrimento das pessoas. Na verdade, as pessoas que nos procuram é porque precisam muito de ajuda e de socorro.” Cristina, afirma que a  profissão de enfermeiro é de pura doação. Segundo ela, “ essa homenagem recebida em pleno dia de trabalho glorifica nosso trabalho e dá uma energia diferente para continuarmos com a mesma força, amor e dedicação à profissão.” Para a Assistente Social Angélica Borelli, que foi uma das principais responsáveis pelas homenagens e os momentos agradáveis de agradecimento aos amigos de missão no PAM e Santa Casa, com muita generosidade, gratidão e emoção, disse que, “ esse é um gesto simples, até simbólico, de amizade e de coração. Porque, quando eu passo nos corredores e vejo nos olhos de cada um, o amor imensurável e tanta dedicação  verdadeira à pessoas que eles nunca viram e nem sabem que são; e tratam e cuidam com carinho e desprendimento total, sem distinção qualquer; isso não tem preço e nem valor. É uma coisa de alma, coração, doação e amor extremo.” Para a Assistente Social, que também atua no hospital seguindo os mesmos gestos e ações humanitários dos homenageados, “ essa é apenas uma maneira da gente reconhecer e valorizar todo esse amor, carinho, atenção, dedicação total de seres humanos que são mães, enfermeiros e verdadeiros “ anjos de branco”, do ‘PAM e da Santa Casa de Araxá, que merecem todo respeito e agradecimentos da comunidade de Araxá.”  Hoje o complexo hospitalar que agrega a Santa Casa de Misericórdia de Araxá e o Pronto Atendimento Municipal, tem como diretoria administrativa, Diane Dutra e como diretora Assistencial, Larissa Borges. No ‘PAM’, trabalham 58 enfermeiros e na Santa Casa, 252. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *