Logo Jornal Interação

Ministério da Cultura, Petrobras e CBMM apresentam

  Grupo Galpão

  Grupo Galpão chega a Araxá, este ano, com uma programação intensa, traz espetáculos gratuitos e cursos de consultoria artística e gestão para grupos de teatro locais. As atividades começam, com apresentações de três trabalhos de repertório da companhia: o sarau musical “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, a tragicomédia “Till, a saga de um herói torto” e a fábula, “Os Gigantes da Montanha”, escrita pelo autor italiano Pirandello.

Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o espetáculo “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, apresentará de 25 a 29 de maio, em cinco escolas da rede pública de Araxá. No dia 25 de maio (segunda-feira) haverá duas sessões, 10h30 e 19h30, na Escola estadual Dom José Gaspar. No dia 26 de maio (terça-feira), às 19h30, começa a apresentação na Escola Estadual Vasco Santos. No dia 27 de maio (quarta-feira), às 19h30, o espetáculo será apresentado na Uniaraxá. No dia 28 de maio (quinta-feira), às 19h30, o sarau acontece na Escola estadual Rotary e, no dia 29 de maio (sexta-feira), às 19h30, é a vez da Escola do SENAC.

No pátio da Fundação Calmon Barreto, tem apresentação de “Till, a saga de um herói torto”, no sábado, dia 30 de maio, com sessão às 19h30, e no domingo, dia 31 de maio, às 18h começa a sessão do espetáculo “Os Gigantes da Montanha”. Acesso gratuito. Mais informações: www.grupogalpao.com.br.

 “DE TEMPO SOMOS – UM SARAU DO GRUPO GALPÃO”

 Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones

Crítica: “Sarau Literário celebra o eterno namoro entre o grupo e o público. (…) Chegou a vez de a música ser protagonista, e ela tem missão especial: de fazer viajar no tempo. (…) (O espetáculo) faz o Galpão, com leveza, rir de si mesmo. E se confraternizar com a própria história.” (Jornal Estado de Minas – Carolina Braga – 2014)

 OS GIGANTES DA MONTANHA”

Direção: Gabriel Villela

Crítica:Com o espetáculo Os Gigantes da Montanha fica mais uma vez provado que a química teatral de Galpão + Gabriel Villela alcança resultados mágicos de imaginação e beleza.” (trecho da crítica publicada por Barbara Heliodora, no Jornal O Globo)

 Sobre o espetáculo

A fábula “Os Gigantes da Montanha” narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Escrita pelo italiano Luigi Pirandello, a peça é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. Quando morreu vítima de forte pneumonia, em 1936, Pirandello ainda não havia concluído “Os Gigantes da Montanha”, que possui apenas dois atos. Em leito de morte, o autor relatou ao filho Stefano um possível final, que aparece indicado como sugestão para o terceiro ato. Para o Galpão, o fascínio de montar essa fábula está em sua incompletude, que lhe atribui característica de obra aberta, possibilitando múltiplas leituras e interpretações. Além disso, “Os Gigantes da Montanha” celebra o retorno da parceria com Gabriel Villela, que assina também a direção de espetáculos marcantes do grupo, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).

 “TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO”

 Direção: Júlio Maciel

Premiações: Prêmio Usiminas SINPARC: melhor atriz / melhor espetáculo / melhor figurino; Prêmio SESC/SATED: melhor atriz / melhor espetáculo

Crítica: “Galpão descobre o lúdico e a ‘mineirice’ da lenda alemã. (…) A encenação tem o mesmo sabor Galpão de ‘Romeu e Julieta’, ‘A Rua da Amargura’ ou ‘O Inspetor Geral’, que nasce da generosidade com que todos (os atores) se dão ao lúdico e ao onírico”. (Jornal O Globo – Bárbara Heliodora – 2009)

 A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão

Programação

(Apresentações gratuitas dos espetáculos)

“DE TEMPO SOMOSUM SARAU DO GALPÃO”

Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones

25 de maio, segunda (duas sessões) – 10h e 19h30

Escola Estadual D. José Gaspar

Rua Abdanur Elias, 100- Bairro São Pedro – Info.: (34) 3661 4550

26 de maio, terça – 19h30

Escola Estadual Vasco santos

Rua Dr. Edmar Cunha, 10 – Centro – Info.: (34) 3661 1494

27 de maio, quarta – 19h30

Uniaraxá

Avenida Ministro Olavo Drumond, 5 – São Geraldo – Info.:  (34) 3669.2000

28 de maio, quinta – 19h30

Escola Estadual Rotary

Avenida Astolfo Lemos, 200 – Urciano Lemos – Info.: (34) 3662 5189

 29 de maio, sexta – 19h30

Local: Senac

Rua Antônio Castro Alves, 85 – Bairro Fertiza – Info.: (34) 3201 4201

 “OS GIGANTES DA MONTANHA”

Direção: Gabriel Villela

30 de maio, sábado – 19h30

Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto

Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro – Info.: (34) 3691 7091

“TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO”

Direção: Júlio Maciel

31 de maio, domingo – 18h

Acesso gratuito

Pátio da Fundação Calmon Barreto

Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro – Info.: (34) 3691 7091

Toda a programação: Classificação livre – Acesso Gratuito

www.grupogalpao.com.br

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *