Logo Jornal Interação

Armindo Maia

15//05/2015- 17:42

PorEditor1

maio 15, 2015

Sobre Todas as Coisas…

QUE PAÍS É ESSE?

Hoje começo esta coluna, colocando para a apreciação e análise profunda dos nossos amigos eleitores,  a situação atual da economia do Brasil. É sabido, que o trabalhador, empresário, consumidor em geral  estão sofrendo ano bolso os reflexos negativos da crise que atravessa nosso País. No entanto causa indignação a este articulista,  uma propaganda em rede nacional, veiculada em todos os canais de televisão abertos e fechados e mídia de rádio, jornais, internet; tudo pago pelo Governo Federal ( dinheiro nosso), falando que o trabalhador – a maior vítima de tudo que está acontecendo no Brasil, tem que se adequar a realidade, cortar gastos para melhorar a situação. Isso é brincadeira de mau gosto! Vamos cortar o que já não temos há muito tempo!  E para esse governo estabanado e sem norte, ainda teremos que nos adequar a uma situação delinqüente, vergonhosa, injusta, sem gestão e fraudulenta, provocada exclusivamente por quem é o único responsável e culpado pelo caos e fracasso do Brasil! Esse governo não é serio mesmo e nós somos fantoches, com nariz de palhaço… Cada um tem o País e o Governo que merece!

A OPOSIÇÃO REAGE EM REDE NACIONAL

Em termos políticos, o PSDB, uma das principais agremiações partidárias que faz oposição ao governo do PT, iniciou a veiculação no domingo passado, de uma propaganda política gratuita em rede nacional de televisão, onde rebate e contesta a propaganda paga do governo federal citada acima.  A propaganda dos “tucanos”,   acusa o governo da presidente Dilma Rousseff de transferir a conta do ajuste fiscal para a população. Em uma peça de 30 segundos divulgada nas redes sociais do partido, uma família tenta se proteger da tempestade debaixo de um guarda-chuva (foto). “Economia parando. Preços subindo. Desemprego aumentando”, diz o narrador. De repente, o guarda-chuva é arrancado, deixando a família desabrigada. O narrador então diz: “E, justo agora, o governo aumenta os impostos, a luz, os juros, a gasolina e quer cortar o seguro-desemprego. Quando mais você precisa, o governo quer que você pague a conta dos erros que ele cometeu”.

NA CASA DO POVO 

Bastante preocupado com algumas situações reais, que envolveram ameaças e com princípio de agressão física á vereadores da Câmara Municipal de Araxá, o vereador do PTdoB Sargento Amilton,(foto) que é militar reformado e tem ampla experiência no setor de segurança pública, usou a tribuna da Câmara Municipal, para alertar sobre o assunto e cobrando estratégias e ações concretas junto à direção da Casa e aos seus pares. Só explicando, que por duas vezes vereadores foram ameaçados por  cidadãos, nesta atual legislatura. É sim, um caso de segurança e preocupação!

ROBERTO DO SINDICATO PREOCUPADO 

Falei esta semana com o vereador do Partido Solidariedade de Araxá, Carlos Roberto Rosa ( foto), que me disse estar muito preocupado com a situação dos araxaenses que há mais de meio século tiravam o sustento de suas famílias com os serviços prestados nas áreas externar do Complexo do Barreiro como, alugueis de cavalos, bicicletas, charretes e pedalinho. Segundo Roberto do Sindicato, a Codemig, teria proibido as atividades sem dar explicações. O vereador, informou também que deverá em breve ir à direção da Codemig, em Beagá, juntamente com o deputado estadual Bosco, para mostrar a indignação pela medida e tentar reverter essa decisão descabida.

OBRAS DA ‘SENADOR MONTANDON’

Falei recentemente com o  Secretário Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete da Silva, sobre o andamento da obra e detalhes técnicos da nova avenida Senador Montandon, que começou a ser revitalizada a cerca de 30 dias e segundo o Secretário, “o  prazo que nos temos para  a realização do serviço a pista da Avenida Senador Montandon, é de 180 dias, mas nós temos também um trabalho adicional de recuperação dos meio fios, calçada que é um trabalho lento e artesanal em torno de dois mil e seiscentos metros.”

A VACINA CONTRA A GRIPE EM ARAXÁ 

Começou no último sábado a campanha de vacinação contra a gripe em Araxá. Falei com a  enfermeira coordenadora de Imunologia da SMS, Marcela Salomão Mesquita( foto), que revelou que  “ o objetivo é reduzir a mortalidade, complicações e internações causadas pela doença. A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Araxá,  é vacinar 20,5 mil pessoas que se enquadram nos critérios adotados pelo Ministério da Saúde. Ela disse também que, “os pacientes acamados e internos em casas de repouso serão vacinados por uma equipe volante da Secretaria de Saúde, a partir do dia 18 de maio.”

ENCONTRO DAS CDLs

O empresário araxaense Romeu Zema Neto, foi convidado pela direção da Federação da CDL de Minas Gerais para proferir a palestra de abertura do 8 Encontro dos Presidentes das CDLs do Estado, está sendo realizado não Grande Hotel do Barreiro e termina neste sábado. Mais de 150 presidentes de Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, estão  participando do encontro de trabalho.

FESTA NA “FILOMENA”

No domingo que passou foi realizada na Capela da Mártir Filomena em Araxá, uma grande festa religiosa e popular,  para comemorar o dia das mães na cidade. O evento gratuito, teve apresentações de  folia de reis, grupos de congada e Moçambique, shows artísticos, leilões, barraquinhas comida de graça para mais de 5 mil pessoas. Tudo doado e feito por voluntários, parceiros, empresários, comunidade, diretores da capela e devotos da Mártir Filomena.

MEIO SÉCULO DO ‘MARIA DE MAGALHÃES’ 

No último dia 06 de maio, a Escola Estadual Maria de Magalhães(foto), completou 50 anos de atuação como entidade educadora e de formação do cidadão do futuro. Segundo o diretor da escola, Antônio Ernane de Carvalho, a escola hoje se destaca como uma das melhores da região, com avaliação de 6 pontos no Ideb-  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.  O ‘Maria de Magalhães’, oferta ensino  gratuito e de qualidade a 740 estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e tem em torno de 60 colaboradores. Parabéns pela data!

FEBRE AFTOSA

A  primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa começou em Minas Gerais, no dia primeiro de maio e vai até o final do mês. Eu conversei sobre o assunto com o Chefe do Escritório local do IMA, Calimério Guimarães, que disse, “o rebanho bovino e bubalino ( búfalo), no município de Araxá está em torno de 75 mil cabeças.” Segundo ele, “ apesar do avanço de culturas como a soja e cana de açúcar  na região o pecuarista local está muito bem preparado e mantém a tradição por aqui.”

GANSO VENCE E CONTINUA SONHANDO

Pelo Hexagonal final do Campeonato Mineiro do Módulo Dois, jogando no último sábado (09 de maio), o Araxá Esporte venceu o time do Ipatinga por 3 a 1, jogando no Vale do Aço.  A vitória fora de casa recolocou o Ganso na briga por uma das duas vagas de acesso à Elite do Campeonato Mineiro do ano que vem. Neste próximo sábado ( 15 de maio), o Araxá Esporte, vai receber as 4 da tarde no Fausto Alvim, o time do América de Teófilo Otoni.

‘ACATA’ TRANSFORMANDO VIDAS 

Na semana que passou acompanhei as atividades e algumas ações desenvolvidas, por cerca de 40 artesãos, artistas, prestadores de serviços e gente de Araxá que tem como ofício a arte e o talento de fazer bem e valorizar os produtos de nossa terra. Essa turma simples, humildade, sofrida, mas trabalhadora e persistente, faz parte da ACATA – Associação Feira Shop de Araxá (foto). Se trata daquele espaço, no fundo do prédio que sedia o Procon-Araxá e o Museu da Imagem e do Som, no calçadão da rua Presidente Olegário Maciel, 143. A Associação, que nasceu no ano passado e valoriza os serviços e produtos artesanais dos artistas e talentos de Araxá, além ser um espaço centralizado com opções diversas de produtos artesanais e presentes para turistas, visitantes e o povo de nossa cidade, ainda, tem um poder muito especial de transformar vidas, movimentar a economia informal, sustentar famílias, resgatar alto estima  de jovens, crianças, idosos e de terapia e remédio para muita gente que estava doente, com depressão, no fundo do poço. As histórias emocionantes, fé, trabalho e solidariedade da ACATA, são dignas de lições de positivas de vida para muita gente. A coordenadora da ACATA, é a amiga Luzia Doralice Monteiro, que também foi a idealizadora dessa importante Associação. Parabéns pelo trabalho e que venham os  apoios e as parcerias…

DÍNAMO E GANSINHO

Pelo Campeonato Mineiro Sub-20, promovido pela Federação Mineira de Futebol, o  Gansinho ( Araxá Esporte Juniores), perdeu de 3 a 0 no sábado passado para o Betinense fora de casa. Já o Dínamo enfrentou o time do Villa Nova,  no mesmo dia no estádio Fausto Alvim e apenas empatou em uma um. No próximo sábado (15 de maio), pela sétima rodada o Gansinho vai receber o América Mineiro as 10 da manhã no Fausto Alvim e o Dínamo Avaí enfrentar as 15 horas o time do Victória na cidade de Bocaiúva.

FUTEBOL AMADOR

Um final de semana eletrizante na fase semi final da Taça Araxá de Futebol Amador, promovida pela Liga Araxaense de Desportos. No domingo passado pela manhã, após o empate em zero a zero,  no tempo normal entre Grei e Vila Nova, o time da empresa Vale( Grei), passou à final da competição ao vencer a agremiação do Bairro Santo Antônio(Viala), nos pênaltis por 4 a 2.  Na outra semi final, Santa Terezinha empataram em dois a dois no tempo normal e nos pênaltis deu Santa 5 a 4.  A decisão do certame será no próximo domingo no estádio Vicente Lobo às 9 horas da manhã entre Grei e Santa Terezinha.

NO GALO

O time do Atlético Mineiro estreou no Campeonato Brasileiro, no sábado passado jogando em São Paulo contra o time do Palmeiras e empatou em 2 a 2. No meio de semana o Galo, enfrentou o Internacional em Porto Alegre pela Libertadores. Neste próximo fim de semana pelo Brasileirão, o Atlético, vai receber no domingo no estádio Independência, a  equipe do  Fluminense, as quatro da tarde.

NO CRUZEIRO

Já no domingo, o time do Cruzeiro, estreou no Campeonato Brasileiro, jogando em Cuiabá, contra o time do Corinthians e foi derrotado por 1 a 0. No meio de semana a equipe da Raposa enfrentou  São Paulo, no Mineirão em Beagá, pela Libertadores. Neste próximo domingo, o Cruzeiro, enfrenta o Santos às quatro da tarde na Vila Belmiro, pela segunda rodada do primeiro turno do Brasileirão 2015.

FESTEJANDO 

As encantadoras e belas irmãs Maria Alice de 02 anos e Maria Júlia de 9 anos, filhas do amigo e advogado Dr. Jean Carlo (foto), receberam a família e os amiguinhos para comemorarem os aniversários, no último dia 01 de maio, no salão de festas do Clube Araxá.  O motivo da festa foi a ratinha “Minnie”, das historinhas de Walt Disney, e foi muito divertida. Parabéns as princesas Maria Alice e Maria Júlia, por mais esta data especial!

HARLEY DAVIDSON NO BARREIRO

Um Encontro Nacional de Confraternização de Moto Harley –Davidson, acontece neste fim de semana em Araxá. A festa dos amantes das máquinas maravilhosas e famosas, tem como palco o Grande Hotel de Araxá. O evento é chancelado por ‘harleyros’ que integram o Motogrupo Proprietários de Harley-Davidson (PHD-MG). A expectativa dos organizadores, do Encontro, é de que  em torno de 500 motociclistas e apaixonados por motocicletas de vários Estados participem do evento.

AMIGOS DE LUTA 

Na semana que passou tive a alegria e honra de rever dois velhos estimados amigos de luta. Os valorosos e competentes jornalistas e radialistas José Antônio e Orédes  Santos(foto), os quais tive a honra de trabalhar na Rádio Imbiara, no idos anos 1980 e aprendi muito.  Hoje, se todo profissional de comunicação tivesse a garra, a experiência e cancha, que Zé e Orédes acumulam em tantos janeiros de labuta; a classe em questão seria muito mais forte e valorizada. Um abraço fraterno aos grandes mestres e amigos!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *