Logo Jornal Interação

Armindo Maia

8//05/2015- 13:04

PorEditor1

maio 8, 2015

Sobre Todas as Coisas…

FESTA E NOTÍCIA BOA PARA O SERVIDOR 

A grande festa promovida pela prefeitura de Araxá, para os colaboradores municipais e parentes, no parque de exposição Agenor Lemos, na última sexta-feira, para comemorar o dia do trabalho, também teve boa notícia por parte do prefeito Aracely de Paula ( foto). Ele informou que dentro das possibilidades vai reajustar o salários  daqueles servidores que ainda não tinham sido contemplados anteriormente e o aumento já será incorporado no salário de maio.

NA CASA DO POVO 

Apuramos esta semana que as eleições municipais do ano que vem em nossa cidade, também ganham espaço e especulações entre os vereadores locais. Na rede de especulações e conjecturas, nomes dos parlamentares municipais Sargento Amilton do PTdoB ( foto), Carlos Roberto Rosa do Solidariedade, estariam bem cotados para disputar o cargo de prefeito de Araxá.

DIA DO TRABALHO

Mais de nove mil pessoas, colaboradores da Prefeitura Municipal de Araxá e seus familiares, lotaram o Parque de Exposição Agenor Lemos, na última sexta-feira, dia primeiro de maio, para as comemorações do dia do trabalho. Com a presença do prefeito Aracely de Paula, da vice Lídia Jordão, assessores e secretários municipais, o evento teve almoço, brincadeiras para as crianças, torneios esportivos e shows artísticos, tudo de graça para a alegria do operário e trabalhador municipal.

FEBRE AFTOSA

Teve início também no dia primeiro de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa  em todo o Estado de Minas Gerais.  A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é de que todo o rebanho do estado, estimado em 23,5 milhões de bovinos e bubalinos, seja imunizado em todo o estado, até 31 de maio. A imunização deve ser feita duas vezes ao ano, em maio e em novembro. Nesta primeira etapa, os animais de todas as idades e sexos devem ser vacinados, de acordo com o Chefe do Escritório do Ima de Araxá, Calimério Guimarães.

IPREMA

Falei na semana que passou com o novo Superintendente do Iprema de Araxá – Instituto de Previdência Municipal, André Luis da Silva, que me disse, “ que hoje o Instituto tem uma vida saudável e um patrimônio de aproximadamente 40 milhões de reais e que hoje cerca de  645 beneficiários inativos, entre pensionistas e aposentados. Ainda de acordo com  André Luis, “ em 2015 nossa receita será de 9 milhões de reais e os gastos em torno de 8 milhões e duzentos mi reais.”

CAMPANHA CONTRA A GRIPE

Começou na última  segunda-feira (4) nos postos de saúde em todo o País a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também estão sendo imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

O COMÉRCIO DO DIA DAS MÃES

As lojas de Araxá devem atender em horário especial neste fim de semana em função das comemorações da  segunda data mais importante para o comércio; o dia das mães. Apesar do período de crise financeira e a falta de dinheiro do trabalhador, a expectativa de lojistas e comerciantes é  boas vendas de presentes para as mamães.

FUTEBOL AMADOR

A rodada do último fim de semana da Taça Cidade de Araxá, promovida pela Liga Araxaense de Desportos, definiu os classificados para a fase semi final da competição. Vão correr atrás de duas vagas para a decisão as equipes do  Santa  Terezinha,  Vila Nova, Estância e Grei.  Os jogos da semifinal serão realizados no próximo final de semana e marca o embate entre Grei X Vila Nova, no Estádio Vicente Lobo e Santa Terezinha X Estância, no campo do  Santa   Terezinha. Os jogos vão ser realizados no domingo ( 10 de maio) a partir das nove horas da matina.

COMEMORANDO 

E o fim de semana que passou foi de festa e muita comemoração para o amigo e publicitário araxaense Heider Samarone Ferreira ( foto), que também é o presidente do Clube Araxá, e completou mais um aniversário ao lado da esposa Érica do filho Vinícius e de muitos amigos. Ao especial Sam nossos cumprimentos!

GALO É CAMPEÃO MINEIRO 

Com gols de Tiago Ribeiro e Jô, o time do Atlético Mineiro(foto), bateu a Caldense por 2 a 1, no domingo passado, na cidade de Varginha e se sagrou campeão mineiro pela 43º na a história do futebol das Minas Gerais. A Caldense, vice campeã  da temporada perdeu apenas um jogo no estadual e foi justamente o mais importante. Parabéns ao Galo e toda  torcida carijó!

DÍNAMO E GANSINHO

Realizada no último final de semana mais uma rodada do Campeonato Mineiro Sub 20 ( Juniores), promovido pela Federação Mineira de Futebol. No Fausto Alvim, o Dínamo goleou o Atlético de Lavras por 5 a 2. Já o Gansinho perdeu de 1 a 0 para o time do União na cidade de Itabirito.  A sexta rodada que será disputada no próximo fim de semana marca Dínamo e Villa Nova no Fausto Alvim e Betinense e Araxá em Betim.

A SITUAÇÃO  DO ARAXÁ  ESPORTE

A derrota de um a zero no sábado passado no estádio Fausto Alvim para o time do Uberlândia, deixou o Araxá Esporte praticamente sem chances de conquistar uma das duas vagas do Módulo Dois para a elite do futebol das Alterosas do ano que vem. Neste  próximo fim de semana o Ganso, volta a campo para enfrentar o Ipatinga no Vale do Aço.

VAI COMEÇAR O CAMPEONATO BRASILEIRO

Terminadas no último fim de semana as principais competições regionais, neste sábado (09 de maio ), será aberto o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão de 2015. O Atlético Mineiro, vai pegar o time do  Palmeiras em São Paulo sábado às seis e meia da noite. Já o  Cruzeiro estréia na competição enfrentando o Corinthians em Campo Grande no Mato Grosso.

BICHINHO E  JULINHO 

Na edição 2015 do tradicional Troféu Moraes, realizada recentemente no Girassol Clube de Campo, o Fami – Futebol de Amigos de Meia Idade do Clube Araxá, foi mais uma vez reverenciado com a justa homenagem. Desta vez que subiu ao palco para receber o troféu, foi o empresário e atleta famista Donato Manzan, mais conhecido por “ Bichinho”, que levantou a honraria ao lado de outro famista, o amigo Julinho da Ótica(foto). Parabéns!

NO CLUBE ARAXÁ

Acontece nesta sexta-feira (08 de maio), mais uma edição do tradicional “Chopp do Clube Araxá”. De acordo com o presidente do clube Heider Samarone, o evento que também é aberto aos convidados dos sócios, terá  como atração principal, o grupo “ Os Arachás”, considerado um dos conjuntos de samba e pagode mais tradicionais e prestigiados de Araxá e região. O evento começa às nove da noite e os convites limitados podem ser adquiridos na secretaria do Clube Araxá.

OFICINAS DA CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Araxá em parceria com o Sebrae Minas Gerais, informando que  estão abertas as inscrições para as oficinas nas seguintes áreas: – CADASTRO, CREDITO E COBRANÇA; – FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS  e – ESTRATÉGIA DE VENDAS. As Oficinas são voltadas  para empreendedores, empresários formais e informais e funcionários de empresas de todos os setores. Os cursos serão realizados entre os dias 11 e 13 de maio e as  inscrições podem ser feitas na CDL Araxá, na Rua Primeiro de Maio nº 80 ou pelo telefone 3662-6060.

PARA AS MAMÃES

Encerrando esta coluna gostaria de homenagear todas as mães pelo seu dia (10 de maio) domingo vindouro, compartilhando com nossos leitores e amigos a bela e emocionante mensagem que recebemos do vereador “Alexandre Irmãos Paula” (foto) do PR, de  Araxá, que conseguiu expressar em poucas palavras o verdadeiro sentido da palavra  mãe. “Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca. À ela devemos nossa vida, pois é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. Mãe é sinônimo de amor e bondade. Feliz Dia das Mães!”

PARA REFLETIR

Em tempos de crise no “Reino de Avilã” ( Brasil), com dólar nas alturas, inflação camuflada, gasolina a preço de nióbio e muita violência, saúde na UTI, desemprego, desigualdade social, políticos bandidos, censura à imprensa, cartéis e monopólios em quase todos os setores do mercado empresarial, um fato especial, vindo do Nepal, um País pobre, devastado por um terrível terremoto que matou milhares de pessoas e arrasou a vida de inocentes, é um exemplo de que a vida é o bem mais valioso do ser humano e que é preciso exercitar sempre  valores como solidariedade, respeito, educação,  caridade, simplicidade, desprendimento e amor incondicional ao semelhante sem contrapartida e retorno material.

O MILAGRE DA VIDA

Explicando melhor o tema anterior dando exemplo dessa reflexão, recorremos  ao infausto terremoto que assolou na semana passada, o Nepal,  um País asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pela China e a leste, sul e oeste pela Índia. O milagre da vida é refletido com a história de um  bebê (foto) de apenas 4 meses de vida, que  sobreviveu após ficar mais de 22 horas soterrado em um prédio que desabou em Bhaktapur, uma cidade no Vale de Katmandu. O curioso é que no domingo, a equipe de resgate do Nepal passou pela área do edifício destruído e não notou a presença da criança. No entanto, na saída do local, ouviram uma criança chorando e retornaram. Segundo a imprensa local, o  nome do pequeno é Sonit Awal. Os primeiros exames médicos indicaram que a condição do bebê está estável e ele não tem ferimentos internos.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *