Logo Jornal Interação

“Grupo artístico mineiro que EMCANTA com Arte e Educação apresenta-se com espetáculo musical e oficinas de canções e brincadeiras populares para crianças, pais, educadores e comunidade da ABRACE, em Washington, D.C.”

Atuando há mais de 18 anos em Cultura e Educação com a missão de promover o encantamento e a cultura do brincar, por meio de ações artísticas e educacionais para infância e juventude, o grupo EMCANTAR prepara-se para um novo voo. Desta vez, para ABRAÇAR brasileirinhos e brasileirinhas da ABRACE, organização sem fins lucrativos constituída por uma comunidade brasileira que reside na região de Washington, D.C.

A ABRACE surgiu de um sonho de famílias brasileiras residentes nos Estados Unidos em ter os filhos participando de uma transformação positiva do mundo, o que as levou, em 2005, a começar um esforço integrado de ensinar português e cultura brasileira para crianças. O sonho levou ao empreendimento, e com ele a missão de promover ações de educação e a integração cultural e social da comunidade brasileira, para que seus filhos e filhas valorizem a herança cultural e a identidade brasileira, e continuem aprendendo a Língua Portuguesa fora do Brasil.

O EMCANTAR, que também nasceu de um sonho de valorização e promoção da cultura e do fazer artístico, profissionalizou-se como um grupo artístico que mescla à música e ao teatro, memórias e tradições da cultura popular com inovação e criatividade. Realizou mais de 800 apresentações por dezenas de cidades de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal, atingindo um público de mais de 250 mil emcantados.

Nessa trajetória, produziu e lançou 05 CDs, 04 DVDs e 02 livros. Ao lado de sua expressiva produção cultural, empreendeu e realizou projetos e programas sociais de Arte-Educação em parceria com iniciativas de Educação Integral, onde sistematizou e aplicou tecnologias educacionais voltadas ao desenvolvimento humano de mais de 20.000 crianças e adolescentes de escolas públicas de Araguari e Uberlândia-MG. Sua tecnologia educacional “Kit Parangolé – Canções e Brincadeiras Populares (CDs, DVD e Livro)”foi selecionada para o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, em 2011.

Para o fundador e diretor do EMCANTAR, Marco Aurélio Querubim, afinidades sobre Cultura, Educação, Cidadania e Sentido de Pertencimento é o que não faltam às duas organizações em suas respectivas atuações dentro e fora do Brasil. “Assim, após um ano de aproximação e namoro institucional sonhando juntos, a ABRACE e o EMCANTAR resolveram marcar um encontro. O objetivo é inspirar crianças e pais a abraçar sua identidade brasileira e autilizar esse patrimônio de forma ativa nas suas vidas, mesmo que distantes do Brasil. E nesse encontro, o que não vai faltar é encantamento, alegria, diversão e muita cultura brasileira”, disse sobre as oficinas e o espetáculo musical que o grupo irá apresentar na antiga sede da ABRACE, nos dias 23 e 25 de Maio, em Washington, nos Estados Unidos.

Confira a programação do EMCANTAR em Washington, D.C.:

  • Ø 23/05 (sábado) – 13h às 14h30: 03 OFICINAS simultâneas de canções e brincadeiras da cultura popular brasileira para crianças (03 a 06 anos / 07 a 12 anos), pais e educadores;
  • Ø 25/05 (segunda-feira) – 15h às 16h: ESPETÁCULO MUSICAL com o Grupo EMCANTAR;

LOCAL: Salão de eventos da antiga sede da ABRACE (1367 Chain Bridge Rd, McLean VA 22101)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *