Logo Jornal Interação

O objetivo da visita era conhecer um pouco da estrutura oferecida pela entidade para a implantação da Universidade Aberta Integrada e de Tecnologia (UAI – TEC).

O Centro de Formação Profissional Julio Dário recebeu, nesta semana, a visita de dois técnicos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que vieram para definir as necessidades do lay-out das salas de aula para a implantação da UAI-TEC (Universidade Aberta Integrada e de Tecnologia).

Este contato já é o resultado da visita realizada à entidade em março pelo Deputado Federal e atual secretário da SECTES, Nárcio Rodrigues, quando, acompanhado pelo deputado Bosco e pelo presidente do Conselho, Sérgio Luiz Goulart, lançou o projeto da universidade à distância que será implantada pelo governo do Estado. Serão apenas 30 cidades contempladas com o polo presencial da UAI-TEC, e Araxá está neste grupo.

Segundo esses técnicos, a proposta da UAI-TEC consiste na criação de uma universidade à distância em Minas Gerais, com a ampliação e modernização dos atuais Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e terá cursos técnicos, de graduação, de especialização, mestrado e doutorado e funcionará na modalidade presencial conectado.

De acordo com Leandro Haddad, presidente da entidade, as salas de aula serão em formato de auditório, com 60 metros quadrados cada uma, carpetadas, com  lousa digital, som ambiente, data-show, antena de recepção, internet wireless e mesas de trabalho com capacidade para 25 pessoas, com acessibilidade total para cadeirantes.

A UAI-TEC terá uma central em Belo Horizonte, de onde o professor ministrará as aulas, que serão transmitidas em tempo real para as unidades no interior. Cada sala de aula terá também um tutor local que acompanhará o processo, aplicando as provas e orientando os trabalhos.

A principal atividade da UAI-TEC será a formação e capacitação de professores, além de permitir maior abrangência social ao acesso à universidade. A UAI-TEC terá como parceiros a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidades de Portugal.

Ainda segundo Leandro, as ações da entidade se voltam agora à reforma do prédio, para que, no final deste ano, o Julio Dário consiga ter um centro de ensino superior em Araxá.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *