Logo Jornal Interação

Francisco Ferreira de Aguiar, araxaense, popularmente conhecido como Chico Chorão, quando estudava e jogava bola no Colégio Dom Bosco. No Santos Futebol Clube, era conhecido como Formiga ou Seu Chico.

De acordo com informações do site oficial do Santos Futebol Clube, há exatos 62 anos (22/5/1950), Chico Formiga chegava ao Peixe, contratado junto ao Cruzeiro. Mineiro de Araxá, nasceu no dia 11 de novembro de 1930.

Zagueiro que sempre apresentou soberania e muita classe, quando estava com a bola nos pés, não era do tipo de dar chutão para frente. Ainda na década de 50, Formiga foi considerado o melhor jogador da posição. Convocado para ser o zagueiro titular da seleção brasileira na Copa de 1958, foi cortado por uma contusão na virilha, sofrida no período de preparação das equipes. Jogando no Santos, Formiga disputou 15 partidas pela seleção.

Em 1957, Formiga se transferiu para o Palmeiras, em troca de Jair da Rosa Pinto e do goleiro Laércio Milani, mais uma boa quantia em dinheiro. Retornou ao Peixe em 1959, permanecendo por mais quatro temporadas no clube, saindo em definitivo no ano de 1963.

Com a camisa do Santos, atuou em 412 jogos e marcou 3 gols. Conquistou os títulos do Mundial Interclubes (1962), da Taça Libertadores da América (1962), dos Brasileiros de 1961 e 1962, dos Paulistas de 1955, 1956, 1960, 1961 e 1962.

Um dos maiores amigos de Formiga, Walter Natal, que jogou bola com ele, quando meninos no Colégio Dom Bosco, conta-nos a seguinte passagem: Campeonato interno do Colégio Dom Bosco, jogavam Fluminense x Flamengo.

Buchevil atuava em uma equipe e Formiga em outra, quando Formiga o driblou por diversas vezes. Buchevil era um menino muito pesado, caiu em cima da bola, estourando-a. Zé Precó, um dos goleiros dessa partida, pegou a bola e saiu mostrando para todos que ela a havia estourado.

Cássio Santos Júnior, primo de Formiga, contou-nos a seguinte passagem: Certa vez, sua avó, Dona Dozinda, gritou: “Formiga, sai da rua e vai estudar, futebol não dá camisa a ninguém”. Dona Dinah estava enganada. Formiga foi o maior craque araxaense de todos os tempos, defendendo o juvenil do Cruzeiro, Santos Bicampeão Mundial e o Palmeiras, além de defender, por diversas vezes, a Seleção Brasileira de Futebol.

Nélio Neves, outro araxaense “cracão” de bola, que chegou ao Santos Futebol Clube antes de Formiga. Na década de 40, chegava ao time da Vila Belmiro um menino araxaense da categoria juvenil, vindo do Cruzeiro Esporte Clube. Assim que chegou ao Santos, Nélio Neves já estava sendo convocado para servir as Forças Armadas, mas, no dia da chegada de Formiga à Vila, Nélio o convidou para treinar entre os profissionais, o que Formiga recusou, dizendo que ainda estava em conversa com a diretoria santista. Em seguida, quando Formiga acertou em definitivo com o Santos, Nélio Neves deixava a Vila Belmiro para servir as Forças Armadas. Mesmo com a amizade sendo estabelecida pela vida inteira, Formiga sempre reclamou que Nélio não lhe deu uma recepção devida. Nélio, Formiga e Coquinho são considerados os maiores craques do futebol araxaense.

 

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *