Logo Jornal Interação

Armindo Maia

17//04/2015- 18:59

PorEditor1

abr 17, 2015

Sobre Todas as Coisas

ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM ARAXÁ

Ainda no campo das conjecturas e especulações sobre a política doméstica de nossa cidade, apurei nos bastidores que  além do ex-prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira, que me disse estar “ esperando a espuma abaixar para decidir seu futuro político”; o deputado estadual Bosco do PTdoB, também séria um nome a ser trabalhado para concorrer as eleições municipais da minha cidade natal no ano vindouro. Mas como em política nada que se escreve hoje pode ser lido amanhã; continuamos apenas acompanhando a rede de boataria, pois a hora da onça beber água é decidida nas urnas no dia da contenda eleitoral que vai ser definida somente em outubro de 2016.

NA CASA DO POVO 

Bastante tranquilo e sensato, o  vereador do PR de Araxá, Alexandre irmãos Paula ( foto), líder político do governo municipal (Prefeito), na Câmara Municipal, disse a este colunista, que é preciso que toda a cidade se uma para que a cidade volte a crescer. Alexandre revelou que neste momento de crise econômica e política, “ a gente tem que deixar partido, divergência política e outros detalhes ideológicos de lado, para defender ações e projetos que possam auxiliar e melhorar as condições de vida de toda a nossa comunidade, que é quem mais é afetada com essa situação  delicada que a gente vive hoje”.

PREOCUPADO 

Falei esta semana com o vereador do Partido Solidariedade de Araxá, Carlos Roberto Rosa ( Roberto do Sindicato), ( foto), que disse estar muito preocupado com algumas questões relacionadas a estatal Codemig, que tem como principal  fonte de renda,o dinheiro que sai de Araxá, fruto da extração mineral de fostato e nióbio, e que o retorno para o município quase não existe. Roberto do Sindicato, também disse que o descaso com o Barreiro, o Grande Hotel e as ações estabanadas e arbitrarias que estão sendo executadas contra os trabalhadores que atuam na área do Hotel ( aluguel de charretes, cavalos, pedalinhos e bicicletas), “é um crime contra a cidade e o trabalhador local”.  Muito bem vereador; alguém precisa defender nossa gente e nossa cidade contra os desmandos políticos, empresarias e institucionais que só sugam e enriquecem as custas de nossas riquezas minerais e fontes naturais!

DE VOLTA ÀS RUAS

O dia 12 de abril ( domingo passado), foi marcado por mais uma série de manifestações populares  contra a corrupção, crise econômica, PT e a presidenta Dilma Rousseff. Segundo os números oficiais da Polícia Militar, em torno de 700 mil pessoas em 218 cidades brasileiras participaram dos atos públicos. Desta vez, o movimento recebeu de várias entidades de classe, sindicatos e partidos políticos.

MAÇONARIA APOIA PROTESTO EM ARAXÁ 

Em Araxá, o movimento (foto) aconteceu de novo no largo da igreja matriz de São Domingos, na tarde do último domingo. Segundo o comando da PM local, cerca de 120 pessoas participaram do protesto que teve o reforço dos integrantes da maçonaria local.  Na manifestação, houve discursos, gente com cartazes com palavras de ordem contra a corrupção, o Partido dos Trabalhadores e a gestão da presidente Dilma.  O protesto pacífico foi acompanhado de perto pela Polícia Militar e durou em torno de uma hora e meia.

PESQUISA SOBRE DILMA ROUSSEFF

Enquanto isso, no final da semana que passou, uma pesquisa do Instituto Datafolha, sobre a  popularidade da presidente Dilma Rousseff,  apresentou  o mesmo percentual da pesquisa anterior, de março; avaliação negativa do governo também caiu, de 62%, no levantamento do mês passado, para 60%; números sobre a economia continuam alarmantes: para 78% da população, a inflação deve aumentar, enquanto para 70%, o desemprego vai subir. Pesquisa Datafolha divulgada no sábado passado, revelou uma melhora na avaliação do governo da presidente Dilma.  Segundo os números da enquete oficial, a  aprovação à gestão da petista parou de cair, estabilizando-se em 13%, mesmo percentual do levantamento anterior, divulgado em março. Já a avaliação negativa – ou seja, quem considera o governo ruim ou péssimo – caiu dois pontos: de 62%, no mês passado, para 60% hoje. Os números sobre a economia continuam alarmantes: para 78% da população, a inflação deve aumentar, enquanto para 70%, o desemprego vai subir. A maioria (58%) também acha que a situação econômica do País deve piorar.  O instituto ouviu 2.834 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

O QUE É O PROJETO DE TERCEIRIZAÇÃO?

De acordo com a matéria aprovada na Câmara dos Deputados, as empresas privadas e administração pública passam a ter autorização para contratar funcionários terceirizados para exercerem qualquer função. Atualmente, as contratações são permitidas apenas para cargos incluídos na chamada “atividade-meio”, e não “atividade-fim”. Na prática, um hospital ou universidade, por exemplo, poderá contratar servidores para atuarem como médico e professor, respectivamente, de forma terceirizada, e não somente para serviços de limpeza e vigilância.  A matéria ainda precisa ser aprovada no Senado Federal para ter validade. Na Câmara dos Deputados, os parlamentares aceitaram a proposta com o placar de 324 votos a favor, 137 votos contrários e duas abstenções. Este projeto é de autoria do deputado federal Arthur Maia do Partido Solidariedade da Bahia.

ECONOMISTAS CRITICAM O PROJETO DA TERCEIRIZAÇÃO

Além da escassez de concursos importantes e da iminência de congelamento de contratações, a aprovação do texto-base do projeto de lei 4.330/04, na Câmara dos Deputados, trouxe mais preocupações aos concursandos. A proposta que prevê a regulamentação da terceirização no país pode abrir de vez as portas à mão de obra terceirizada em empresas públicas e sociedades de economia mista da União, estados, municípios, e no Distrito Federal, como Petrobras, Correios, Caixa e Banco do Brasil. Entretanto, especialistas recomendam que os interessados por uma vaga no funcionalismo não abandonem os livros, já que a terceirização não atinge a administração direta. E não faltam oportunidades. Estão abertos em todo o país 189 certames para provimento de 23.383 vagas para cargos de todos os níveis de formação, com salários de até R$ 23,9 mil. Para a maioria dos economistas, a lei de terceirização é  a maior derrota popular desde o golpe de 64.

ACOMPANHANDO DE PERTO 

Falei esta semana com o prefeito de Araxá, Aracely de Paula(foto), durante visita solitária dele as obras de revitalização da Avenida Senador Montandon. Segundo o prefeito, o serviço deverá ficar concluído em 3 meses e dará fluidez e segurança à pedestres e motoristas que utilizam daquela importante via de acesso ao centro e é uma das mais importantes entradas da cidade.

NO “PAM” 

No final da semana que passou estive no início da noite  no Pronto Atendimento Municipal de Araxá(foto), após receber uma série de reclamações sobre o atendimento no local. Na verdade pude constatar que a situação na noite da última sexta-feira (10 de abril), era precária. Muitos pacientes aguardando atendimento a mais de hora, casos de urgência e pouca gente para resolver o problema.

TROFÉU MORAIS

O radialista Jorge Eustáquio Sérvulo, preparando os últimos detalhes para a realização de mais uma edição do Troféu Morais, que será realizado no próximo dia 24 de abril  (sexta-feira).  O tradicional evento esportivo de Araxá, que premia e fez homenagens aos atletas, técnicos e dirigentes, destaques do futebol amador, profissional e esporte especializado  vai acontecer no salão de festas do Girassol Clube de Campo.

GANSO PERDE EM TEÓFILO OTONI

Jogando no domingo passado pelo Hexagonal do Campeonato Mineiro do Módulo Dois, na cidade de Teófilo Otoni, o time do Araxá, Esporte, perdeu por 2 a 1, para o time do América local. Apesar da derrota o Ganso continua na briga pelo acesso à elite do futebol das Alterosas  em 2016.  Neste sábado (18), a equipe volta à campo no estádio Fausto Alvim, para receber o time do Ipatinga as quaro da tarde.

ELEIÇÕES NO GANSO PODEM SURPREENDER DE NOVO

No mês de setembro, será realizada eleição para a escolha do novo presidente do Araxá Esporte Clube. Até o  momento cinco pré candidatos estão no páreo para disputar a contenda. São eles; a aposentada Luzia Doralice Monteiro, o assessor parlamentar Adolfo Dornelas, os empresários Jeferson leite e Gilson Rodrigues e o cantor sertanejo Sílvio Alves.  Mas fiquei sabendo que o atual presidente Daílson, poderá concorrer de novo!

GALO E RAPOSA EMPATAM  NO INDEPENDÊNCIA

Pela semi final do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, Atlético Mineiro e Cruzeiro, empataram em 1 a 1, jogando no estádio Arena Independência. Marcaram para o Galo, o atacante Carlos e para a Raposa, o meia  Arrascaeta. Os dois times volta a se encontrar neste próximo fim de semana no Mineirão e o Cruzeiro joga diante da torcida azul e por um empate parta passar a final da competição estadual.

VOLEI DO CRUZEIRO É CAMPEÃO BRASILEIRO

Se Minas Gerais, ainda é considerado o Estado do melhor futebol brasileiro dos últimos anos com as performances do times do Cruzeiro e Atlético na elite do futebol nacional, nosso Estado também se garante no topo do melhor voleibol profissional do País. No último final de semana a equipe de voleibol do Cruzeiro, conquistou mais um título nacional, ao vencer em Beagá, a equipe de vôlei do Sesi, de São Paulo por 3 sets a 1.

“KEN HUMANO” SE RECUPERA EM ARAXÁ

O jovem modelo araxaense, Celso Santebañes, de 22 anos, mais  conhecido como ‘Ken humano’, quer lançar uma campanha para incentivar a doação de medula óssea. Despis de  passar quase 3 meses internado em um hospital de Uberlândia se tratando de um câncer, ele agora está em Araxá, na casa da família no bairro Santo Antônio.  Ainda bem debilitado, ele diz que  pretende conseguir um doador para ele  e em também criar um  projeto pelas redes sociais e imprensa para  mobilizar as pessoas para doação de medulas.

O ÁPICE DA EXPO-ARAXÁ

A edição 2015 da Exposição Agropecuária de Araxá, aberta oficialmente na semana que passou, ganhou o auge esta semana com a realização dos shows artísticos e do rodeio profissional. A feira promovida pela Arap, termina no próximo dia 21 de abril ( feriado) e até lá vão se apresentar cantores famosos como; Munhoz e Mariano,  Eduardo Costa,  Luan Santana e César e Paulinho.

MARIANA RIOS EXIBE NOVO NAMORADO

A atriz e cantora araxaense, Mariana Rios, já exibe o novo namorado(foto). Patrick Afonso Bulus, advogado formado pela FGV, tem 24 anos e é filho do presidente de umas maiores seguradoras do país. Ela  conheceu Patrick no Carnaval do Rio de Janeiro em 2014. Avesso aos holofotes, ele é o primeiro relacionamento sério da atriz desde o fim do noivado com Di Ferrero, atualmente namorado da top Isabelli Fontana.

PARA ENCERRAR COM TRISTEZA E INDIGNAÇÃO 

Uma menina de 9 anos que foi mantida como escrava sexual pelo Estado Islâmico (EI) está grávida(foto) depois de ser estuprada por dez militantes, informaram trabalhadores de ajuda humanitária. A menina estava entre os 227 membros da comunidade religiosa Yazidi soltos pelo EI na semana passada no Iraque.  Ela havia sido mantida em cativeiro com outras mulheres e meninas do grupo religioso minoritário, capturadas em junho passado. Na quarta-feira, os reféns soltos chegaram ao Curdistão. De acordo com o jornal Mirror, milhares de meninas e mulheres foram estupradas, torturadas, forçadas ao casamento e escravizadas pelos militantes. No caso da menina de 9 anos, o voluntário Yousif Daoud afirmou em entrevista ao “Toronto Star” que a criança corre risco de morte se der à luz. — Essa menina é tão jovem, tão pequena, que ela morrerá se tiver o filho. Mesmo com cesariana, é muito perigoso. O abuso que ela sofreu a deixou mentalmente e fisicamente  traumatizada — disse Yousif. Assim como ela, diversas moças retornaram grávidas. A maioria apresenta problemas de saúde e sinais de abuso e negligência. A libertação em massa dos yazidis, sequestrados  no ano passado, é a segunda do tipo, depois que cerca de 200 pessoas, principalmente idosos, foram libertados em janeiro (fonte- agências internacionais).

O QUE É O ESTADO ISLÂMICO?

É uma organização terrorista que declarou, em 30 de junho deste ano, o controle de um território estratégico entre a Síria e o Iraque. Seus membros estabeleceram, ali, um califado islâmico e têm disputado com os governos regionais.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *